top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Atestado médico em corridas de rua em Porto Alegre

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura

SOCERGS

ree

A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul repercute proposta de exigir atestado médico em corridas de rua em Porto Alegre


Para especialista, medida pode ajudar na prevenção, mas precisa ser equilibrada para não desestimular a prática esportiva


A Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS) se manifestou sobre o projeto de lei protocolado pelo vereador Moisés Barboza, que propõe a obrigatoriedade de apresentação de atestado médico para participação em corridas de rua em Porto Alegre. A iniciativa surgiu após a morte de João Gabriel Hofstatter De Lamare, vítima de parada cardiorrespiratória durante a meia maratona da 40ª Maratona Internacional de Porto Alegre.


O cardiologista Leandro Zimerman, membro da SOCERGS e presidente do Congresso SOCERGS 2025, considera que a exigência pode contribuir para a prevenção de eventos graves, desde que aplicada com critérios adequados.


“Quanto mais houver exigência de atestado médico, maior será a chance de detectar casos de risco. Esse é o lado positivo. Ao solicitar o atestado, incentivamos que as pessoas procurem atendimento, realizem exames, conversem com médicos e, muitas vezes, façam um eletrocardiograma. Com isso, aumentamos as possibilidades de identificar condições pré-existentes”, explica o Dr. Leandro Zimerman.


Contudo, o especialista pondera que a medida, se aplicada de forma ampla e indiscriminada, pode acabar afastando pessoas da prática de atividade física, essencial para a saúde cardiovascular.

“Vejo com bons olhos a exigência para provas mais exigentes, como a meia maratona e a maratona. Já para corridas curtas, de cerca de 3 km, pode ser um exagero. O ideal é encontrar um equilíbrio entre segurança e incentivo à prática esportiva”, completa o cardiologista.


O presidente da SOCERGS, Luis Beck da Silva Neto, destaca, ainda, que, embora o atestado médico possa reduzir riscos e contribuir para a detecção precoce de problemas, ele não elimina totalmente a possibilidade de eventos cardíacos. Segundo o médico, nenhum exame garante 100% de prevenção, mas avaliações médicas são fundamentais e devem ser encorajadas, principalmente em atividades de maior esforço,


A proposta legislativa ainda precisa ser aprovada em plenário e sancionada pelo prefeito Sebastião Melo para entrar em vigor.



Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS)

A SOCERGS é uma entidade dedicada à promoção da prevenção de doenças cardíacas, visando aprimorar a qualidade de vida dos gaúchos. Seu compromisso é conscientizar o público sobre a importância do cuidado com a saúde do coração. Destaca-se por sua transparência e clareza em todas as suas atividades com participação ativa de seus sócios e líderes, que contribuem para seu contínuo aprimoramento e evolução ao longo das gestões.


ree

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page