top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Abril Azul: Tribuna do Povo é ocupada pelo Presidente da AMA

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 3 de abr.
  • 2 min de leitura

INCLUSÃO

Abril Azul, camoanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), essa campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo a inclusão e combatendo o preconceito.



Em apoio à causa, a Câmara de Vereadores de Gramado realizará, nesta terça-feira (2), um evento especial para debater o tema e trazer informações relevantes sobre o TEA. O bate-papo acontece às 14h, no Plenário.



Reforçando o compromisso do Legislativo com a conscientização, durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (31), a Tribuna do Povo foi ocupada por Elizandro Viana, presidente da AMA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas. Ele destacou a importância do mês de conscientização do TEA e a necessidade de avanços na assistência às pessoas autistas em Gramado.


Elizandro Viana. Crédito: Divulgação

Em sua fala, Elizandro defendeu a criação de um centro de atendimento especializado para crianças autistas, como um complemento à atuação da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. “Nem sempre as APAEs conseguem atender todas as pessoas com necessidades especiais. Por isso, é fundamental que cada município tenha um centro de atendimento especializado para crianças autistas, com profissionais como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas e neuropediatras”, justificou.



O presidente da AMA enfatizou que um centro de atendimento contribuiria significativamente para o desenvolvimento das crianças autistas, proporcionando apoio educacional, psicológico e social. Além disso, ele sugeriu que Gramado busque parcerias com universidades da região, como Feevale, ULBRA, Unisinos, UCS, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para ampliar o suporte profissional.



“Este centro será fundamental para garantir que os autistas recebam o suporte necessário desde a infância, auxiliando em seu desenvolvimento e promovendo sua inclusão no mercado de trabalho e na sociedade. Além disso, é importante que os nobres legisladores dialoguem com deputados gaúchos para propor uma lei federal que obrigue municípios com mais de 5 mil habitantes a oferecer esse atendimento especializado”, afirmou Elizandro.



Por fim, ele também sugeriu a criação de um cadastro municipal para mapear a população autista em Gramado, garantindo que as políticas públicas atendam às reais necessidades dessas pessoas. “Nem todo ser humano é autista, mas todo autista é um ser humano”, concluiu.

Comments


Notícias Recentes

bottom of page