53º Festival de Cinema de Gramado: Inovação e Sustentabilidade em Foco
- Tela Tomazeli | Editora
- há 2 horas
- 2 min de leitura
GRAMADO, RS - O 53º Festival de Cinema de Gramado vai além da exibição de filmes e da presença de celebridades, transformando a experiência turística com um toque de inovação, sustentabilidade e tecnologia. Graças à iniciativa Desafio Brasil Festivo, uma parceria entre a Embratur e o Sebrae, o evento se tornou um laboratório para a modernização do turismo no Brasil.

O Desafio Brasil Festivo selecionou três startups para testar soluções criativas que visam aprimorar a visita do turista e gerar dados valiosos para o evento. As inovações são:
Sentimonitor: utiliza inteligência artificial para monitorar em tempo real as redes sociais e notícias sobre o festival. Isso permite que a organização do evento entenda a opinião do público instantaneamente, auxiliando no aprimoramento das futuras edições.
Blitzar: transforma a visita à cidade em uma caça ao tesouro digital. Por meio de um jogo acessível pelo celular, os visitantes completam missões, como visitar lojas parceiras ou pontos turísticos, acumulando pontos que podem ser trocados por prêmios. A iniciativa incentiva a exploração da cidade e movimenta a economia local.
Flori Tech: instalou máquinas inteligentes de coleta seletiva. Ao reciclar garrafas PET ou latas, o público acumula pontos que podem ser trocados por brindes, promovendo a sustentabilidade de forma interativa. Os pontos estão no Palácio dos Festivais, Rua Coberta, e na Sociedade Recreio Gramadense, secretaria do Festival.

A ação em Gramado é uma continuação do sucesso do programa na Festa Literária de Paraty (FLIP), reforçando o compromisso do Brasil em se posicionar como um destino turístico inteligente e sustentável. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa busca mostrar ao mundo um Brasil que é também "inteligente e sustentável".
O festival se destaca não apenas pela sua relevância cultural, mas também como um motor econômico. Dados da 52ª edição, em 2024, revelam um impacto de R$ 474 milhões em mídia espontânea, atraindo cerca de 300 mil visitantes e elevando a ocupação hoteleira a 90-100%. O evento de 2025 registrou um recorde de 1.378 filmes inscritos, um aumento de quase 45% em relação ao ano anterior, reforçando sua crescente importância. Marcelo Freixo, Presidente da Embratur | Foto oficial: Edison Vara/Ag.Pressphoto
A participação da Embratur no festival também incluiu a discussão sobre políticas públicas para o audiovisual, como a criação de uma Film Commission Nacional, que visa atrair mais produções internacionais e fortalecer a indústria cinematográfica no país.

