Vereadores Jovens de Gramado indicam projetos, comissões aprovam, e agora vão a plenária
- Tela Tomazeli | Editora

- 17 de jul.
- 2 min de leitura
Substituição de sinais sonoros e Semana Municipal de Prevenção e Promoção da Saúde do Adolescente estão na mesa. Um exercício de cidadania!
Na próxima terça-feira, dia 22, no Plenário Júlio Floriano Petersen, será realizada a terceira sessão ordinária da atual legislatura.
Crédito: Divulgação
Indicações
Na pauta, os parlamentares apresentarão novas indicações e pedidos ao Executivo, além de votarem dois Projetos de Lei do Legislativo (PLL), elaborados por eles mesmos.
Aprovado pela Comissão - PLL 01/2025 – Projeto de Lei de autoria de todos os Vereadores Jovens que dispõe sobre a substituição de sinais sonoros nos estabelecimentos de ensino públicos e privados por sinais musicais ou visuais adequados a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Aprovado pela Comissão -PLL 02/2025 – Projeto de autoria da vereadora jovem Larissa Guimarães de Moura, que institui a
, com o objetivo de estimular o cuidado físico e mental dessa faixa etária.
Ambos os projetos receberam pareceres favoráveis das comissões e agora seguem para votação em plenário na próxima sessão. A presidente do Parlamento Jovem, vereadora Larissa Guimarães de Moura, estudante da Escola Municipal Gentil Bonato, acredita na aprovação unânime das propostas:
“Construímos esses projetos juntos, com base nas nossas vivências e no que acreditamos que pode melhorar a vida da comunidade escolar. Mesmo sem votar por ocupar a presidência, tenho certeza de que meus colegas vão aprovar essas iniciativas com unanimidade”, destacou Larissa.
Comissões
• Comissão de Legislação e Redação Final: analisa a constitucionalidade, legalidade e regimentalidade das matérias em tramitação;
• Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas: acompanha e fiscaliza a legalidade do orçamento municipal;
• Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito): avalia o impacto social e comunitário das proposições.
Vale destacar que, após a aprovação no Parlamento Jovem, os projetos permanecem na Câmara e podem ser protocolados pelos vereadores titulares. A partir daí, seguem para análise das comissões permanentes e, posteriormente, votação oficial em plenário, podendo ser sancionados pelo prefeito.
Durante todo o processo, os estudantes recebem o apoio direto dos vereadores, assessores e da Escola do Legislativo Ivo Bezzi. Sob a coordenação do diretor Fábio Schatz, os jovens são orientados sobre as etapas legislativas e elaboram seus projetos dentro dos ritos regimentais da Casa.
A comunidade está convidada a acompanhar mais esse importante momento de participação política da juventude de Gramado. Terça-feira, dia 22, às 18h na Câmara Gramado. Para acompanhar online acesse o canal da Câmara no YouTube e Facebook.


































































































Comentários