No dia 03 de julho foi realizada uma operação conjunta entre a Secretaria do Meio Ambiente de Gramado e o Batalhão Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) para coibir o cativeiro ilegal de aves silvestres.
Foram realizadas vistorias para atendimento de denúncias, sendo apreendidas uma caturrita, uma maitaca-verde, um papagaio-de-peito-roxo e um papagaio-charão, sendo que estes dois últimos pertencem à lista de espécies ameaçadas de extinção. As aves apreendidas passarão por avaliação de suas condições físicas e comportamentais para que o seu destino seja definido pelo IBAMA.
Quem estiver criando um animal silvestre em residência sem a devida autorização, deve entregar o bichinho voluntariamente aos técnicos do Meio Ambiente, no prédio administrativo da Prefeitura de Gramado, que fica na Avenida das Hortênsias, nº 2029, Centro. Também é possível acionar uma equipe para resgatar o animal na residência, neste caso basta ligar para o Fala Cidadão (54) 3286-2500.
Local onde as aves ficavam alojadas. Foto 1 - Fiscal ambientalista da Prefeitura de Gramado com uma das aves apreendidas. Crédito: Ascom/PMG
Comments