Reestruturação do Bloco H é oficialmente entregue à comunidade acadêmica Localizado no Campu-Sede, prédio passa a ser uma referência devido à tecnologia disponibilizada aos alunos e professores
Está oficialmente entregue à comunidade acadêmica a reestruturação física e tecnológica do Bloco H do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul. Em evento realizado na tarde de 8 de agosto, alunos, professores, funcionários, autoridades acadêmicas e representantes públicos puderam conhecer as melhorias realizadas no prédio, que passa a ser uma referência na Cidade Universitária devido à proposta de oferecer inovação no processo de ensino e pesquisa através de tecnologias avançadas.
O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, destacou que o conjunto de mudanças e melhorias feitas no Bloco H atualizam o ambiente de aprendizagem e o transformam em um símbolo dos novos tempos. “Aqui dentro nós queremos desenvolver a boa ciência, a ciência que cuida da vida, a ciência que reflete sobre a vida e a ciência que constrói as maravilhas da vida. A tecnologia implantada aqui condensa os saberes da Área da Vida e das Humanidades”, refletiu Rech.
A prefeita em exercício de Caxias do Sul, Paula Ioris, ressaltou em seu discurso a importância da integração entre cursos de diferentes áreas do conhecimento diante da nova estrutura oferecida. “Os cursos não podem ficar fechados em si, e esse novo espaço atende a essa proposta. A construção do conhecimento se dá coletivamente”, disse.
Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira, vice-presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), enfatizou que a UCS, com sua autonomia administrativa e pedagógica, está vivenciando bons momentos. “Estamos todos de parabéns”, disse Pessôa, após salientar a importante contribuição do ex-reitor Evaldo Antonio Kuiava no início do processo de reestruturação do Bloco H.
A diretora da Área do Conhecimento de Ciências da Vida da UCS, Carin Weirich Gallon, agradeceu aos professores da Instituição, em especial o vice-reitor Asdrubal Falavigna, grande incentivador da nova estrutura do Bloco, pela dedicação às novidades agregadas à área da Saúde. O Centro de Simulação da Vida, por exemplo, localizado no terceiro andar do prédio, oferece uma das estruturas mais modernas do Brasil para o estudo da Medicina. “O novo Bloco H é de todos os cursos, de todos que desejam trilhar o caminho da excelência acadêmica, da inovação e da humanização”, ressaltou Carin.
A nova estrutura
A reestruturação do Bloco H integra a proposição de um Complexo de Ensino, Pesquisa e Inovação da Área da Vida, em desenvolvimento pela UCS. Uma das novidades é o Laboratório de Simulação da Vida, antes situado no Bloco S. O novo Centro conta com três salas de simulação avançada, três salas de debriefing, duas de ensino de habilidades e seis consultórios de simulação clínica. O investimento foi de R$ 8.100.000,00, valor esse financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os laboratórios de realidade virtual são constituídos também por uma plataforma educacional da marca Lipix, capaz de oferecer novos cenários de ensino para os cursos através da utilização de novas tecnologias como a Realidade Virtual (VR). Possibilitam criar cenários de estudo e simulação interativos, onde o professor consegue modificar parâmetros para moldar cenários em tempo real, possibilitando uma simulação mais realística e adaptada às ações do aluno durante treinamentos.Os laboratórios também possuem impressoras 3D Flashforge Creator 3, que permitem a impressão de modelos anatômicos e qualquer outro modelo 3D relacionado aos temas de ensino criados pelos alunos e professores.
Nos pavimentos
1º andar: salas de aula totalmente readequadas, que impulsionam o uso das metodologias ativas, e auditório para 175 lugares, com melhorias na climatização, transmissão e acessibilidade, e espaços de convivência e descompressão
2º andar: Laboratório de Tecnologias Emergentes - Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e Impressão 3D
3º andar: Centro de Simulação da Vida Mural artístico e interativo A reestruturação do Bloco H ganhou ainda uma atração externa com conceito que remete à tecnologia e à inovação aplicadas à ciência, mas com olhar humanizado. Trata-se de um desenho de 300 metros quadrados, feito na técnica do grafite, em uma das paredes laterais do Bloco. Assinado pelo artista e publicitário graduado pela UCS Gustavo Gomes, também responsável pelo mural feito em grafite que ocupa a fachada principal do Instituto Hospitalar Veterinário da UCS (IHVET), a nova obra explora as possibilidades de criação na perspectiva do uso da realidade aumentada - tecnologia que integra um conteúdo virtual dentro de um cenário real a partir de câmeras. Fotos Bruno Zulian
Comments