“Quando a Gente Menina Cresce” vence a Mostra Competitiva de Longas Gaúchos no 53º Festival de Cinema de Gramado
- Tela Tomazeli | Editora
- há 4 dias
- 3 min de leitura
GRAMADO, RS - Na última sexta-feira, dia 22, o Palácio dos Festivais foi palco da cerimônia de premiação do 53º Festival de Cinema de Gramado, que consagrou os vencedores da Mostra SEDAC/lecine de Longas-metragens Gaúchos e da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiros.

O grande vencedor entre os longas gaúchos foi "Quando a Gente Menina Cresce", dirigido por Neli Mombelli. O filme, que retrata a transição da infância para a adolescência de um grupo de meninas em uma escola pública de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi eleito o Melhor Longa-metragem Gaúcho e também recebeu o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. Além disso, o elenco feminino do longa conquistou uma Menção Honrosa.
Entre os curtas brasileiros, o destaque foi para "FrutaFizz", de Kauan Okuma Bueno, que levou o prêmio de Melhor Curta-metragem Brasileiro. O curta se qualifica para o Ibershorts Award 2025, um prêmio do Festival de Málaga que busca fortalecer os laços culturais entre países ibero-americanos.
Outros vencedores da Mostra de Longas Gaúchos incluem:
Melhor Direção e Roteiro: Jonatas e Tiago Rubert, por "Uma em Mil".
Melhor Ator e Atriz: Stephane Brodt e Lara Tremouroux, ambos por "Passaporte Memória".
Melhor Montagem: Joana Bernardes e Thais Fernandes, por "Uma em Mil".
Melhor Fotografia e Direção de Arte: Bruno Polidoro e Gabriela Burck, por "Bicho Monstro".
Melhor Desenho de Som e Trilha Musical: Rodrigo Ferrante e André Tadeu (Desenho de Som) e Renato Borghetti (Trilha Musical), ambos por "Rua do Pescador nº 6".
Na Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiros, os premiados foram:
Melhor Direção e Atriz: Adriana de Faria (Direção) e Jhanyffer Santos e Naieme (Atriz), por "Boiuna".
Melhor Ator: Pedro Sol Victorino, por "Jacaré".
Melhor Roteiro: Ítalo Rocha, por "Réquiem para Moïse".
Melhor Fotografia: Thiago Pelaes, por "Boiuna".
Melhor Montagem e Direção de Arte: Lobo Mauro (Montagem) e Ananias de Caldas e Brian Thurler (Direção de Arte), por "Samba Infinito".
Melhor Trilha Musical: As Musas, por "As Musas".
Melhor Desenho de Som: Marcelo Freire, por "Jeguatá Xirê".
Melhor Filme Júri Popular: "Samba Infinito", de Leonardo Martinelli.
Prêmio Especial do Júri: "Aconteceu a Luz da Lua", de Crystom Afronário.
Menção Honrosa: "Quando Eu For Grande", de Mano Cappu.
Prêmio Júri da Crítica: "O Mapa em que Estão Meus Pés", de Luciano Pedro Jr..
Prêmios Especiais
Prêmio Canal Brasil de Curtas foi para "Na Volta Eu Te Encontro", de Urânia Munzanzu, que recebeu um troféu e R$15 mil, além de ser exibido na programação do canal.
Foram também entregues os Prêmios lecine, uma realização do Instituto Estadual de Cinema (lecine):
Prêmio Leonardo Machado: A atriz Araci Esteves, com mais de 60 anos de carreira no teatro, cinema e televisão, foi homenageada por sua contribuição ao audiovisual gaúcho.
Prêmio lecine Inovação: Victor Di Marco e Marcio Picoli foram reconhecidos por seu "olhar original sobre o universo PCD".
Prêmio lecine Destaque: O filme "Um é Pouco, Dois é Bom" foi premiado por resgatar "uma obra de vanguarda, de qualidade artística singular e pioneira para o cinema negro brasileiro".
Prêmio lecine Legado: Gustavo Spolidoro, por seu trabalho "pioneiro na criação cinematográfica".

O 53º Festival de Cinema de Gramado é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras. A cerimônia de premiação da Mostra Competitiva de Longas-metragens Brasileiros e da Mostra Competitiva de Documentários acontece neste sábado, dia 23, com transmissão ao vivo no Canal Brasil, na TVE e no YouTube do Festival.

Comments