top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 1 dia
  • 4 min de leitura

TURISMO

Estudantes apresentaram trabalhos de alto nível e participaram de visitas técnicas a parques e atrações de São Paulo. Hotel Laghetto Stilo, em São Paulo. Crédito: Divulgação
Estudantes apresentaram trabalhos de alto nível e participaram de visitas técnicas a parques e atrações de São Paulo. Hotel Laghetto Stilo, em São Paulo. Crédito: Divulgação

Formatura da primeira turma de pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos marca novo capítulo para o setor de entretenimento no Brasil


Estudantes apresentaram trabalhos de alto nível e participaram de visitas técnicas a parques e atrações de São Paulo


A apresentação dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) da primeira turma da pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos, realizada no dia 18 de maio, no Hotel Laghetto Stilo, em São Paulo, simboliza um marco histórico para o setor de entretenimento no Brasil. Fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Parques e Atrações (ADIBRA), o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o curso reafirma o compromisso das entidades com a qualificação técnica e o fortalecimento da carreira dos profissionais que atuam neste mercado.



Para a diretora de Educação da ADIBRA, Cyntia Carneiro, a conclusão da primeira turma representa a concretização de um projeto cuidadosamente estruturado, que coloca a educação no centro da estratégia de desenvolvimento do setor. “Ver a turma se formar com tanto engajamento e qualidade nos enche de orgulho e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou. O evento marcou também o início da semana presencial da pós-graduação, com uma programação intensa de visitas técnicas a atrativos da região, como Wet’n Wild, Hopi Hari, Parque da Mônica, Hello Park, restaurante temático Vassoura Quebrada e a Roda-Rico. Segundo Cyntia, a escolha dos locais foi estratégica: “Cada um representa um modelo distinto de operação, com soluções práticas e criativas para desafios como experiência do visitante, gestão, inovação, tematização e conexão com o público.”

A presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri, ressaltou que a formatura da primeira turma reforça a importância da união entre as instituições em prol da qualificação profissional. “O conhecimento adquirido será multiplicado nos parques e atrações de todo o Brasil. O SINDEPAT mantém o compromisso de fortalecer essa agenda, em parceria com a ADIBRA e instituições de ensino”, declarou.



As apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) surpreenderam pelo alto nível técnico e pela diversidade de temas abordados. Os projetos dialogaram com questões centrais para o setor – sustentabilidade, inovação, inclusão, gestão de pessoas e liderança, gestão de riscos e novos modelos de negócios – e apresentaram propostas aplicáveis, com potencial real de transformar operações e inspirar boas práticas.


O professor e coordenador da pós-graduação da UCS, Maguil Marsilio e a diretora de Educação da ADIBRA, Cyntia Carneiro. Crédito: Divulgação
O professor e coordenador da pós-graduação da UCS, Maguil Marsilio e a diretora de Educação da ADIBRA, Cyntia Carneiro. Crédito: Divulgação

O professor e coordenador da pós-graduação da UCS, Maguil Marsilio, destacou o impacto positivo da formação. “A integração entre teoria e prática, aliada à troca de experiências, resultou em projetos inovadores. A UCS reafirma seu compromisso com a excelência na formação do setor”, pontuou.

Marsilio também enfatizou o momento presencial como ponto alto da formação, não apenas pelo reforço ao aprendizado, mas pelas conexões humanas que ele proporciona. “As conversas, os debates espontâneos e as trocas de experiências fortalecem uma rede colaborativa que vai além da pós-graduação. A presença ativa da ADIBRA, do SINDEPAT e da UCS mostra o comprometimento conjunto com a criação de um ecossistema mais profissional e unido.”



Cyntia Carneiro acrescentou que esta é apenas a primeira etapa de uma estratégia contínua. “A segunda turma já está em andamento. O conteúdo será aprimorado com novos temas, parcerias ampliadas e maior articulação entre academia e mercado”, disse. Ela também mencionou novas iniciativas voltadas à educação no setor: “Parcerias com o Senac e outras instituições serão implementadas para fortalecer o desenvolvimento profissional.” A Adibra reafirma seu comprometimento com o desenvolvimento do setor, reconhecendo na educação a principal força propulsora do entretenimento no Brasil.



Por fim, Carolina Negri celebrou a trajetória da turma pioneira: “A conquista exige coragem, disciplina e paixão, qualidades evidentes ao longo da jornada. Os profissionais formados estão preparados para liderar mudanças e criar impacto positivo no setor. A ADIBRA e o SINDEPAT seguem ao lado dessa nova geração, celebrando essa importante realização.”



Sobre a ADIBRA

Mais de 200 empresas filiadas que representam cerca de 700 operações e fornecedores de serviços do setor de parques e atrações. Desempenha importante papel para o setor, incluindo parques e atrações: temáticos, itinerantes, aquáticos, centros familiares em shoppings (FEC’s), infláveis, trampolim, dentre outros estabelecimentos. Promove a união e o desenvolvimento sustentável do setor, consolidando a cultura da segurança e da excelência por meio da educação e capacitação, inovação, ética e responsabilidade social. www.adibra.com.br.

Sobre o SINDEPAT

Associação sem fins lucrativos que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil. Fundado em 2003, representa e defende os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado. Tem como objetivo estabelecer bases sólidas para um contínuo e saudável crescimento dos negócios no País, reforçando a importância dos parques e atrações como indutores do desenvolvimento turístico nacional. www.sindepat.com.br.

Sobre a pós-graduação UCS

A Universidade de Caxias do Sul (UCS), criada em 1967, é uma Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES) reconhecida como uma das melhores universidades do mundo pelo sexto ano consecutivo, segundo o ranking Times Higher Education. Referência na formação de profissionais para o Turismo e a Hospitalidade, foi pioneira no Brasil ao lançar, em 1978, o primeiro curso superior de Hotelaria do país. Desde 2022, mantém uma parceria estratégica com o SINDEPAT e a ADIBRA, por meio da Pós-Graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos, curso inovador que integra teoria, prática e conexão direta com o setor. A UCS conta com dezenas de cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, mais de 800 laboratórios voltados ao ensino, pesquisa e inovação, e uma estrutura multicampi presente em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Seu compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento regional e nacional a consolida como uma das principais instituições de ensino superior do país.

Comments


Notícias Recentes

bottom of page