Evento levará espetáculos de rua e palco, apresentações musicais e arte circense ao Doca Music Garden
Um domingo para celebrar a energia do teatro e a chegada da estação mais florida do ano. Essa é a aposta do Grupo TER, de Caxias do Sul, que comemora seus 35 anos de história com a primeira edição da Primavera do Teatro. O evento, que será realizado no dia 18 de setembro, no Doca Music Garden, promete levar ao público uma combinação de espetáculos de rua e palco, apresentações musicais e arte circense.
A programação abre às 18h, com a sofisticação e a versatilidade do Acústico Ibisis, trazendo um repertório de MPB, rock e reggae interpretado em voz, bateria e violão. Às 19h30 é a vez do "Rock Clown", espetáculo da Cia. Circus Magic Show que utiliza músicas autorais e clássicos populares do Brasil para dialogar com números circenses. Na faixa das 20h, o elenco do Grupo TER entra em cena com "Jorval Conta", peça sobre um andarilho que percorre o mundo colhendo e distribuindo histórias; e o "Teatro dos Felinos", uma atração repleta de música e poesia que explora o universo dos bichanos. O encerramento, às 21h20, tem o comando da DJ Mari Alenkstro nas picapes.
Fundado em 19 de setembro de 1987, o Grupo TER (sigla para Teatro Experimental Revolucionário) surgiu de uma necessidade identificada por seus primeiros integrantes: contestar o senso comum da época de que o bom teatro era feito apenas com comédias leves. E foi com essas ideias borbulhando que os artistas fundadores Clair Rosa, Leonilda Baldi, Jorge Valmini e Ricardo Tedesco brindaram o público, já no verão de 1988, com "Moleque de Rua".
Passadas três décadas e meia, o grupo carrega na bagagem 11 espetáculos montados, dezenas de atores que fizeram parte do percurso, centenas de apresentações pelo Rio Grande do Sul e milhares de espectadores tocados pela magia do teatro. Da formação original, Valmini conta hoje com a companhia de Cleber Luz, Priscila Telles e Vanderson Lima.
"O grupo surgiu dessa contestação e também da necessidade de experimentar diferentes técnicas e arquiteturas teatrais. Nesse tempo de estrada, fica o aprendizado de que a rua, enquanto espaço de ação teatral, é a melhor escola. E existem vários caminhos", avalia Valmini, artista com mais de 40 anos dedicados ao ofício.
Natural de Caxias do Sul, o decano do grupo conta que iniciou sua trajetória artística ainda na adolescência, depois de uma apresentação na escola para familiares. "Durante a encenação, vi várias mães que choravam. Senti o poder da arte na comunicação entre os humanos", recorda. Desde então, Valmini passou a entender que teatro não é só o conjunto entre palco, ator e cenário, mas uma expressão real daquilo que o ser humano vivencia no tempo e no espaço. Em última instância, uma representação da vida.
Os ingressos para a Primavera do Teatro custam R$ 10 e podem ser adquiridos no dia do evento, na bilheteria do Doca. Mais informações pelas redes sociais do grupo, no Instagram @grupo.ter e no Facebook @teatroexperimentalrevolucionario.
Serviço
:: O que: Primavera do Teatro, em comemoração aos 35 anos do Grupo TER.
:: Quando: 18 de setembro (domingo), às 18h.
:: Onde: Doca Music Garden (Rua Cel. Flores, nº 765, bairro São Pelegrino).
:: Quanto: ingressos à venda no local por R$ 10.
Programação
:: 18h: abertura com Acústico Ibisis
:: 19h30: Rock Clown (Cia. Circus Magic Show)
:: 20h20: Jorval conta... (Grupo TER)
:: 20h40: Teatro dos Felinos (Grupo TER)
:: 21h20: encerramento com DJ Mari Alenkstro
Resumo das atrações
:: Acústico Ibisis: formado por Lucas Reis (bateria) e Vanderson Lima (vocal e violão). Na ativa desde 2008, traz um repertório de canções nacionais e internacionais, passando por MPB, rock e reggae. Com estilo próprio, o Acústico Ibisis traz sofisticação e versatilidade para o palco.
:: Rock Clown: espetáculo que utiliza músicas autorais e clássicos populares do Brasil, tocados ao vivo, para dialogar com números circenses como trapézio, mágica e palhaçaria. Uma construção da dupla Maicon Endrigo Lionço dos Reis (músico) e Tiago da Luz. A atração participou do Festival Latino-Americano Camanchaca, no Chile, em 2016. Classificação indicativa livre.
:: Jorval Conta: nascido em 8 de junho de 1997, Antonio Jorval, o pseudo/poeta redundante do cotidiano, é um andarilho que percorre o mundo colhendo e distribuindo histórias. Leva consigo uma mala de garupa onde guarda causos, lendas e mitos. Traz em si a herança dos cantadores e menestréis.
:: Teatro dos Felinos: teatro, música e poesia para novas percepções do viver. De todos os animais, o cérebro dos felinos é o que tem mais semelhanças com a perspectiva humana. O felino vê as mesmas cores que nós. Ele se sente humano! Para se gostar de felino, tem que ter uma flexibilidade muito grande e entender que ninguém é de ninguém, e que o amor é a única coisa que segura o bichano perto de você.
Conteúdo: Primavera do Teatro | Assessoria de imprensa Fotos: Miguel Beltrami l Letícia Tonolli
Comments