“Para o enterramento da fiação da Borges vou reunir os empresários, a prefeitura não tem esse dinheiro”
- Tela Tomazeli | Editora
- há 20 minutos
- 3 min de leitura
A PALAVRA DO PREFEITO DE GRAMADO - "... eu tenho e eu vou reunir os empresários dali..." Nestor Tissot
Em um balanço detalhado sobre o desenvolvimento de Gramado, o prefeito Nestor Tissot destacou que o município entra em 2026 com um cronograma intenso de infraestrutura, revitalização turística e modernização de serviços públicos, após um período de recuperação fiscal e superação de eventos climáticos.
*Ouça o vídeo, para ter as falas na íntegra. Abaixo fizemos uma síntese de tudo que foi falado.
Destaque: Parceria com empresários para fiação na Borges de Medeiros
Um dos pontos centrais da gestão para o início do próximo ano é a conclusão do enterramento de fiação na principal via da cidade. Sobre a necessidade de integração entre o poder público e o setor privado, o Prefeito Nestor Tissot afirmou:
"Essa ligação [da fiação aterrada] tem que ser feito via calçada, passeio público. Nós vamos ter que abrir e eu tenho e eu vou reunir os empresários dali. A prefeitura não tem esse dinheiro para fazer, em torno de três milhões mais ou menos que deve custar. Eu vou ter que chamar os empresários para cada um fazer a sua ligação, porque é como se fosse uma ligação de água para o seu estabelecimento, pra sua casa. Isso é por conta do morador, então eu preciso que os empresários façam essas ligações, cada um por conta sua".
O prefeito reforçou que a prefeitura assumirá a recuperação de todo o passeio público e do asfalto, além da remoção dos postes, visando valorizar os negócios locais e o embelezamento da região.
Infraestrutura e recuperação urbana
O plano de recuperação para os bairros mais afetados por eventos climáticos está orçado em R$ 150 milhões.
Bairros Piratini, Três Pinheiros e Dutra: As licitações estão previstas para janeiro. No bairro Três Pinheiros, haverá uma recontratação para garantir o reinício e a conclusão definitiva das obras.
Logística: O prefeito garantiu que as frentes de trabalho podem ocorrer de forma simultânea em bairros distintos.
Interior: As estradas rurais que perderam o leito (como Tapera e Linha Ávila) já foram recuperadas em 2024.
Asfaltamento e recapeamento
A meta para 2026 é manter o patamar de 40 km anuais de novos asfaltos e recapeamentos, tanto no interior quanto na zona urbana. A execução está condicionada à continuidade do equilíbrio fiscal e à ausência de novas catástrofes.
Expansão na Avenida das Hortênsias
O enterramento de fiação na Avenida das Hortênsias visa viabilizar a instalação de arquibancadas para o Desfile de Natal. O objetivo é dobrar a capacidade de público (para até 4.000 assentos), garantindo a sustentabilidade financeira do evento. A obra conta com recursos do Ministério do Turismo.
Revitalização do Lago Joaquina Rita Bier
A licitação para a reforma completa do lago e seu entorno deve ter o resultado anunciado em 6 de janeiro.
Financiamento: A obra será custeada integralmente por recursos de uma multa de regularização do Hotel Master.
Prazo: A estimativa de conclusão é de 1,5 a 2 anos.
Transporte Público e Gestão Urbana
Nova Concessão: A empresa Gramado Turismo assume a operação em janeiro, com exigência de ar-condicionado e frota atualizada. *Segundo a Procuradoria do Município, ainda faltam detalhes para definir a negociação.
Plano Diretor: O governo iniciará estudos para a revisão do Plano Diretor e manterá a suspensão de novos hotéis até junho para evitar o crescimento desordenado.
Descentralização: A estratégia foca em levar investimentos hoteleiros e gastronômicos para o interior, equilibrando o turismo urbano e rural.
Perspectivas e próximos passos
Ao celebrar os 71 anos de Gramado, o prefeito destacou que a cidade recebe 8 milhões de visitantes por ano e mantém uma economia forte. Entre as ações imediatas estão:
Realização de reuniões comunitárias nos bairros após as licitações para explicar cronogramas.
Lançamento de editais de obras no período de recesso administrativo.
Desenvolvimento do plano de uso para áreas recém-adquiridas (Leobett, Anel Viário e Várzea Grande) para futuros centros administrativos e culturais.
Anuncie aqui!





































































