Nova Petrópolis celebra diversidade cultural no primeiro fim de semana do Festival de Folclore
- Tela Tomazeli | Editora
- 21 de jul.
- 2 min de leitura
NOVA PETRÓPOLIS, RS – O 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis teve um primeiro fim de semana vibrante, transformando a cidade em um ponto de encontro de culturas, cores, sons e ritmos. Desde quinta-feira (17), artistas de diversas partes do mundo e do Brasil têm encantado o público com suas apresentações, especialmente de dança, no evento que segue diariamente até 3 de agosto com acesso gratuito.
A estimativa é que cerca de 48 mil pessoas prestigiaram a programação nos primeiros dias do Festival, que acontece em vários pontos do município. A organização espera receber um público total de 200 mil visitantes até o encerramento.
Para isso, estão previstas cerca de 200 apresentações nesta edição, mobilizando aproximadamente 2 mil artistas. São delegações de seis países, oito estados brasileiros, além de mais de 20 grupos gaúchos, todos unidos pelo amor à arte e à cultura.
Roksolana, o amor ucraniano na Serra Gaúcha
Um dos destaques do primeiro fim de semana foi o Ballet Ucraniano Roksolana, que, há 15 anos, viaja da Argentina para participar do Festival. O grupo, que se apresenta no FIF desde 2010 e protagonizou um dos espetáculos mais aguardados do sábado (19), expressa uma profunda conexão com o evento.
Legado cultural e novas gerações
O compromisso com a valorização e preservação da cultura é um pilar do Festival, incentivando as novas gerações a perpetuarem as tradições. O Baile Infantil, realizado na tarde de sábado (19) na Associação Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, foi um exemplo disso. Cerca de 200 crianças entre dois e 15 anos, representando grupos locais germânicos e CTGs, divertiram-se e protagonizaram um importante momento de renovação cultural.
Acolhida aprovada pelos visitantes
O repertório diversificado de atrações do FIF atrai visitantes de diversas localidades, como a família de Bruna Araújo Dias, de Pelotas, que elogia a cidade: "Já estivemos aqui várias vezes, a cidade é muito convidativa, pelo conjunto de atrativos, desde a riqueza da programação, a gastronomia, é um passeio que nos agrada muito."
Crédito: Sabrina Schuster e Vini Martins
Programação continua até agosto
A programação do 52º Festival Internacional de Folclore segue com atrações diárias pelas próximas duas semanas. Outros destaques incluem o Desfile de Integração (3 de agosto), a Roda de Capoeira (22 e 29 de julho, às 15h, na Praça das Flores), o Sarau da Diversidade (26 de julho, às 10h, na Biblioteca Pública Municipal) e as Noites Culturais. Também ocorrem oficinas de artesanato (Mãos da Diversidade), de dança (Passos da Diversidade) e de gastronomia (Panelas da Diversidade), além da Feira da Diversidade, com produtos típicos de diversas regiões.
SERVIÇO
O quê: 52º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis
Quando: até 3 de agosto
Onde: Rua Coberta de Nova Petrópolis
Quanto: entrada franca
Programação e informações: Link

O 52º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs, e com apoio da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV).
Comments