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Mercado promissor

Foto do escritor: Tela Tomazeli | EditoraTela Tomazeli | Editora

SANTA CATARINA

Para atender o "novo consumidor", Santa Catarina acompanha onda global e traz inovações em shoppings


Maior shopping do país de alto padrão ligado à náutica e outro modelo focado 100% em conveniência e serviços são novidades ao estado que devem contribuir com o turismo e ao desenvolvimento socioeconômico. Apesar de ocupar pouco mais de 1% do território nacional, o estado de Santa Catarina está na 7ª posição em número de shoppings com área bruta locável de quase 660 milhões de m2, e a previsão é de expansão.



Divulgação






Os shoppings no Brasil seguem em alta com movimentação de 468 milhões de pessoas ao longo do ano, segundo dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce). A expectativa divulgada em congresso do setor este ano é seguir um aumento em torno de 5% a 10% ao ano até 2030. Dentro desse cenário promissor, novos empreendimentos surgem no país e outros se adaptam às novas tendências que vão além das compras, especialmente com o avanço do e-commerce.



Santa Catarina, apesar de ser o menor estado do Sul e ocupar apenas 1,12% do território nacional, desponta nesse setor e está na sexta posição nacional em número de shoppings com quase 660 milhões de m2 de área bruta locável (ABL) conforme dados apresentados pela Abrasce por meio do Censo 2023/2024. Além disso, o estado já confirma novidades no setor, como é o caso do maior shopping dentro de marina e voltado para as águas do país. Com o início recente das obras, o Boulevard Marina Itajaí terá 33 mil m2 e 120 operações. Porém, o diferencial além de lojas de alto padrão focadas na experiência do consumidor e em trazer produtos diferenciados ao que já está disponível no mercado, será o próprio espaço arquitetônico, em conceito aberto com vista privilegiada para a baía e embarcações, que apostará em áreas verdes, de convivência, atrativos de lazer, além de ser pet friendly, mercado este em alta em todo o mundo.



“O objetivo é fornecer não apenas benefícios comerciais, mas também criar espaços onde a cultura náutica, muito forte no local, e a do consumidor contemporâneo possam coexistir harmoniosamente, impulsionando passeios em família e também negócios já que pretendemos oferecer um mix de produtos e serviços que inclua espaços de alta qualidade para trabalhos remotos”, explica o responsável pelo Boulevard Marina Itajaí, Anderson Becker, e CEO da ABecker.



“O modelo de shopping tradicional vai diminuir e o futuro está em criar centros comunitários vibrantes que atendam às necessidades específicas das regiões que atuam. São empreendimentos cada vez mais focados em qualidade, em localizações estratégicas como é o caso do Boulevard, que fica dentro de uma grande marina que é um dos principais cartões postais de Itajaí, no cobiçado litoral catarinense, em área nobre, além de instalações estrategicamente planejadas para o uso e adaptação de espaços”, conta o executivo.



Agregar conveniências e serviços como rede de renome de academia, centro de saúde, áreas de trabalho, atrativos de lazer para os visitantes (incluindo os pets), lojas de marcas e franquias de renomadas grifes, além de facilidades como amplo estacionamento e segurança monitorada serão alguns dos focos da