Legislativo de Gramado retoma atividades com foco em demandas da população
- Tela Tomazeli | Editora
- 4 de ago.
- 3 min de leitura
GRAMADO, RS – Comunidade. Após o recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores de Gramado retomou suas sessões com reflexo do trabalho contínuo dos parlamentares junto à comunidade. Mesmo durante o período de pausa, os vereadores mantiveram uma agenda ativa, participando de eventos, visitando bairros e ouvindo diretamente as necessidades dos moradores. O resultado desse engajamento se materializou em 13 novas proposições protocoladas, incluindo uma moção de aplausos, sete pedidos de providência e cinco indicações ao Executivo Municipal.
Homenagem e Reconhecimento
Um dos destaques da sessão foi a Moção de Aplausos 18/2025, proposta pelo vereador Rafael Ronsoni (PP), em celebração aos 50 anos do Hotel Bavária. A homenagem reconhece não apenas a longevidade do empreendimento, mas também sua significativa contribuição para o turismo e a economia de Gramado, simbolizando o espírito empreendedor que impulsiona a cidade.
Pedidos de Providência para `melhorar o dia a dia da população
As sete solicitações abrangem melhorias na infraestrutura e segurança, como:
Substituição de lâmpadas queimadas nas ruas João Scur e Roraima, em propostas da vereadora Vivi Cardoso.
Recapeamento asfáltico de vias, solicitado por Ike Koetz.
Instalação de iluminação pública na escadaria do Perinão e manutenção de asfalto na Rua Venerável, nº 790, pedidos de Pedro Lazaretti e Profª Denise, respectivamente.
Implantação de faixa de pedestres na Rua Tristão de Oliveira (Dra. Maria de Fátima).
Instalação de redutor de velocidade na Rua Goiabeiras (Vivi Cardoso).
Indicações ao Executivo
Implementação da Telemedicina no SUS municipal, sugerida por Ike Koetz, com o objetivo de facilitar o acesso à saúde.
Criação da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal, uma iniciativa da vereadora Fernanda Pereira Dias.
Sistema de agendamento de consultas via WhatsApp, proposta de Pedro Lazaretti para otimizar o atendimento na área da saúde.
Melhorias na sinalização das rodovias RS-115, RS-373 e RS-235, solicitadas por Roberto Cavallin.
As proposições agora seguem para análise do Executivo Municipal. A comunidade pode acompanhar o andamento de todas as propostas através do site oficial da Câmara (gramado.leg.br) e pelo sistema Legiflow. A Câmara de Vereadores de Gramado reafirma, assim, seu compromisso com a população, reforçando a transparência e o diálogo na construção de uma cidade melhor.
Analise de novos projetos de lei
Durante o expediente desta segunda-feira (4), foram lidos cinco Projetos de Lei Ordinária (PLO) e um Projeto de Lei Complementar (PLC), todos de autoria do Poder Executivo. As propostas agora seguem para análise das comissões permanentes da Casa: Legalidade, Orçamento e Mérito.
Confira um resumo das matérias:
PLO 63/2025 – Institui o novo Plano de Carreira dos servidores municipais, com atualização de cargos, vencimentos e funções. A proposta busca valorizar os profissionais da administração pública e tornar os serviços mais eficientes para a população.
PLO 64/2025 – Atualiza o planejamento das despesas com pessoal da Prefeitura e da Gramadotur. O objetivo é garantir uma gestão fiscal mais eficiente e transparente, promovendo o bom uso dos recursos públicos.
PLO 65/2025 – Alinha os quadros de pessoal às necessidades atuais da Gramadotur. A proposta extingue cargos, readequa vencimentos e cria novas funções de assessoria, especialmente voltadas à estruturação do setor de turismo.
PLO 66/2025 – Prorroga a vigência do Plano Municipal de Educação (PME) até 31 de dezembro de 2026. A medida garante continuidade às metas locais em sintonia com o Plano Nacional de Educação.
PLO 67/2025 – Altera o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, com ampliação de vagas para professores da educação infantil e fundamental. Também propõe ajustes nos critérios de formação
e reforça o compromisso com a qualidade e a inclusão na rede de ensino.
PLC 03/2025 – Autoriza a contratação temporária de servidores para substituir profissionais afastados por mandato sindical. A proposta assegura a continuidade dos serviços públicos, como na Secretaria da Fazenda, evitando prejuízos à gestão financeira do município.
Todos os projetos podem ser consultados na íntegra em: gramado.legiflow.com.br

Comentários