IPTU 2026 será 100% digital e emissão estará disponível na primeira quinzena de janeiro, veja os descontos
- Tela Tomazeli | Editora

- há 9 horas
- 3 min de leitura
GRAMADO - A Prefeitura de Gramado anuncia que o IPTU 2026 será totalmente digital, reforçando seu compromisso com a modernização dos serviços públicos, a sustentabilidade e a eficiência na gestão. A guia do imposto poderá ser acessada e emitida online a partir da primeira quinzena de janeiro. Neste ano, não haverá envio de guia física pelos Correios, o que representa uma economia significativa, redução de impacto ambiental e agilidade para o contribuinte.
Para facilitar o acesso, além do site oficial da Prefeitura, os contribuintes que preferirem atendimento presencial poderão emitir a guia tanto na Prefeitura Municipal, quanto na Subprefeitura da Várzea Grande, ampliando o atendimento e descentralizando os serviços.
“A iniciativa traz ganhos em vários aspectos pois evita extravios, reduz o tempo de espera dos contribuintes e diminui os custos com impressão e envio. Estamos utilizando a tecnologia para otimizar o atendimento e oferecer mais praticidade para a população”, destaca a secretária da Fazenda, Sônia Molon.

Veja os prazos e descontos para o IPTU 2026:
1ª COTA ÚNICA (À VISTA): Vencimento em 13/02/2026. Desconto de 15% (caso o contribuinte não tenha nenhum débito vencido, dívida ativa ou parcelamento de dívida ativa).
1ª COTA ÚNICA (À VISTA): Vencimento em 13/02/2026. Desconto de 10% (caso o contribuinte tenha algum débito vencido, dívida ativa ou parcelamento de dívida ativa).
2ª COTA ÚNICA (À VISTA): Vencimento em 16/03/2026. Desconto de 5% (em qualquer situação).
1ª PARCELA (À PRAZO): Vencimento em 16/03/2026. Sem descontos.
2ª PARCELA (À PRAZO): Vencimento em 15/04/2026. Sem descontos.
3ª PARCELA (À PRAZO): Vencimento em 15/05/2026. Sem descontos.
4ª PARCELA (À PRAZO): Vencimento em 15/06/2026. Sem descontos.
5ª PARCELA (À PRAZO): Vencimento em 15/07/2026. Sem descontos.
6ª PARCELA (À PRAZO): Vencimento em 17/08/2026. Sem descontos.
7ª PARCELA (À PRAZO): Vencimento em 15/09/2026. Sem descontos.
8ª PARCELA (À PRAZO): Vencimento em 15/10/2026. Sem descontos.
9ª PARCELA (À PRAZO): Vencimento em 16/11/2026. Sem descontos.
10ª PARCELA (À PRAZO): Vencimento em 15/12/2026. Sem descontos.
Em caso de dúvidas, entre em contato no WhatsApp (54) 98401-7751 ou e-mails arrecada@gramado.rs.gov.br e iptu@gramado.rs.gov.br.
Em Brasília, prefeito Nestor Tissot busca recursos e garante maquinário

Chefe do Poder Executivo de Gramado está retornando da Capital Federal neste dia 31 de dezembro!
O prefeito Nestor Tissot, acompanhado pelo secretário de Governança, Germano Junges, esteve em Brasília nesta semana, realizando um trabalho de articulação junto aos ministérios e lideranças políticas, em busca dos últimos recursos disponíveis pelo Governo Federal em 2025. Os gramadenses estiveram nos Ministérios da Agricultura, da Saúde e do Turismo, participando também de reuniões com parlamentares na Câmara dos Deputados.
No Ministério da Agricultura, o prefeito Nestor Tissot garantiu a conquista de um caminhão e um rolo compactador para o município, deixando aberta a possibilidade do repasse de novos maquinários para o próximo ano. “Ainda estamos trabalhando a captação de uma retroescavadeira ou uma escavadeira hidráulica”, afirma Tissot. Já no Ministério da Saúde, o prefeito Nestor Tissot reivindicou ainda recursos na ordem de R$ 5 milhões para o custeio de serviços de saúde e protocolou documentos solicitando aumento do repasse do Teto MAC – Média e Alta Complexidade, que é o limite de verba que o Governo Federal destina mensalmente aos municípios para custear serviços do SUS. “O objetivo é investir estes valores em cirurgias, exames laboratoriais e despesas relacionadas ao Hospital Arcanjo São Miguel”, projeta Tissot.
No Ministério do Turismo, o prefeito de Gramado foi recepcionado pelo novo ministro Gustavo Feliciano, que comprometeu-se em liberar recursos do orçamento de 2026, para atender ao menos um projeto de asfaltamento do interior do município. “Foi uma viagem extremamente positiva para o encaminhamento das demandas de Gramado. Devemos retornar em janeiro do próximo ano para dar continuidade nas negociações”, adianta Nestor Tissot.







































































Comentários