top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Gramado resgata sua essência com movimento cultural e educativo inspirado na Hortênsia

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 1 de out.
  • 3 min de leitura

GRAMADO - O municipio de Gramado está prestes a viver um novo capítulo de valorização de sua história e identidade cultural com o Projeto Hortênsias – uma iniciativa que vai muito além de ampliar o embelezamento da cidade. O projeto propõe um movimento de resgate da essência gramadense, tendo como inspiração a flor que transformou a cidade em um dos destinos turísticos mais encantadores da América do Sul: a Hortênsia.


O lançamento oficial do Projeto Hortênsias está programado para ocorrer durante o 37º Festuris - Feira Internacional de Turismo, em novembro, dentro do tradicional Espaço Luxury.



ree



Uma Ação de Legado e Pertencimento


Beatriz Gehlen. Crédito: Gustavo Mirolli
Beatriz Gehlen. Crédito: Gustavo Mirolli

Idealizado pela empresária Beatriz Gehlen, de 87 anos, com curadoria de Luciana Thomé e realização da Rossi & Zorzanello, o projeto visa fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade. A iniciativa conecta o passado, o presente e o futuro de Gramado por meio de ações educativas, culturais e sociais, aliando tudo à economia do turismo que tornou o destino em referência mundial.


“Conheci Gramado com quinze anos. Minha impressão de encanto foi imensa, as hortênsias estavam em flor. Para mim, a cidade dos sonhos. Meu desejo é que Gramado e comunidades vizinhas que fazem parte da região, se unam num mesmo objetivo: tornar a região cada vez mais linda e mais repleta de hortênsia. A união faz a força, vamos ensinar os pequenos e os mais adultos a importância do bem receber e da nossa flor símbolo”, diz Dona Beatriz.



Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello e do Festuris, destaca o papel histórico da flor: “A hortênsia foi o arranque para o desenvolvimento econômico de Gramado”. Ela enfatiza que o projeto é mais do que uma celebração estética: “É uma ação de resgate profundo, emocional e social, que pretende reacender o orgulho de ser gramadense e deixar um legado duradouro para as próximas gerações”.

 



Nossa Primeira Rainha


Iraci Casagrtande Koppe, 93 anos, a primeira rainha da Festa das Hortênsias, eleita em 1958. Crédito: Gustavo Mirolli
Iraci Casagrtande Koppe, 93 anos, a primeira rainha da Festa das Hortênsias, eleita em 1958. Crédito: Gustavo Mirolli


Educação e Turismo de Mãos Dadas

Um dos pilares do Projeto Hortênsias é a integração com a rede de ensino da cidade. Alunos das escolas gramadenses participarão de atividades que incluem a distribuição de materiais didáticos, oficinas e conteúdos sobre a importância da hortênsia como símbolo local e do bem receber os visitantes. A iniciativa visa construir um legado cultural desde a infância.


A secretária de Educação, Simone Tomazelli, que também é madrinha do projeto, reforça a importância da integração com as escolas: "Me sinto muito honrada em ter sido convidada a apadrinhar este projeto, nada melhor, se o objetivo é resgatar a Festa das Hortênsias, a história da hortênsia, iniciar nas nossas escolas".  Simone ressaltou a oportunidade de envolver as escolas: "A nova geração não conhece a história. Nós temos muitos alunos que não são de Gramado, que vieram de outras cidades e que talvez nunca tenham tido ouvido falar na Festa das Hortênsias, esta vai ser uma bela oportunidade", diz.


Além das oficinas, estão previstas ações de plantio de hortênsia, criação de um livro infantil e um jogo pedagógico, reforçando o compromisso com a educação e a valorização do conhecimento local.



Anuncie sua marca aqui!
Anuncie sua marca aqui!


Os 14 Padrinhos e Madrinhas

Nesta segunda-feira, dia 29, o Hotel Bavária em Gramado recebeu a imprensa e autoridades locais para a apresentação dos 14 padrinhos e madrinhas do projeto, personalidades que irão apadrinhar e contribuir para o trabalho de uma educação voltada ao turismo e à hospitalidade.



Matheus Tomazelli, Simone Tomazelli, Maria Helena Wilrich, Rita Gil, Iraci Casagrande Kope, Gabriela Ruschel Michaelsen, Marta Rossi, Beatriz Gehlen, Jussara Höppner, Gabriela Krause, Eliezer Lima. Crédito: Gustavo Mirolli
Matheus Tomazelli, Simone Tomazelli, Maria Helena Wilrich, Rita Gil, Iraci Casagrande Kope, Gabriela Ruschel Michaelsen, Marta Rossi, Beatriz Gehlen, Jussara Höppner, Gabriela Krause, Eliezer Lima. Crédito: Gustavo Mirolli


Entre os nomes, destacam-se:

  • Iraci Casagrande Koppe, de 93 anos, a primeira rainha da Festa das Hortênsias, eleita em 1958

  • Jussara Hoppner, proprietária do Mini Mundo

  • Pedro Bertolucci, ex-prefeito de Gramado

  • Major Cláudia Maldaner. Brigada Militar

  • Eliezer Lima, Secretário de Agricultura

  • Simone Tomazelli, Secretária de Educação

  • Rosa Helena Volk, Presidente da Gramadotur

  • Gabriela Michaelsen, proprietária do Hard Rock Café e Presidente da Sociedade Recreio Gramadense

  • Maria Helena Acorsi Willrich

  • Os professores Daniel Kohler e Romeu Riegel

  • A artista Rita Gil

  • Os jovens Matheus Tomazelli e Gabriela Thoen Krause.


O projeto Hortênsias se propõe a ser um movimento cultural e educativo com ações programadas ao longo de todo o ano, buscando um legado duradouro para Gramado.



ree

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page