top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Gramado Mágica: Roberto Carlos e a emoção de quem assistiu e trabalhou no especial de Natal

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 2 horas
  • 9 min de leitura

ROBERTO CARLOS EM GRAMADO - "Muitas emoções" - Roberto Carlos sofre acidente ( passa bem ). "Ele deu entrada com SAMU ás 02:21 h, no Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, após acidente de carro x carro. Queixa: Cervicalgia - Realizou Exames de imagem - TC de crânio / Coluna / tórax e abdômen. Pós avaliação dos exames e do paciente foi liberado próximo das 05 h." Fonte: Dr. Ubiratã Oliveira


Crédito: Viviane Tomazelli
Crédito: Viviane Tomazelli
A produção na madrugada de domingo, em Gramado, Roberto e seu Cadillac pelas ruas de Gramado. O grito das fãs, felizardas que estavam na rua. Crédito: Viviane Tomazelli



Vídeo: Corte redes sociais. Roberto andando de Cadillac, pelas rua de Gramado. É muita emoção!



Não obtivemos muitos detalhes sobre a programação e o show de Roberto Carlos em Gramado, por isso trabalhamos em cima da experiência das pessoas. Conversamos com duas empresárias, a regente do coral, o fotógrafo e a menina que fez parte do canto. Com "exclusividade", vídeo da apresentação e interação com Roberto Carlos



ree


Gramado e o Rei

Gramado viveu uma noite histórica nesta sexta-feira, 12 de dezembro. A cidade, já envolta na magia do 40º Natal Luz, sediou a gravação do tradicional Especial Roberto Carlos – "Noite Feliz" para a TV Globo. O palco montado no Serra Park reuniu milhares de fãs e turistas, ansiosos para testemunhar a performance do Rei em um dos eventos  natalinos mais famosos do mundo. O evento conferiu um brilho especial à edição de aniversário do Natal Luz, tornando a data inesquecível para o público gaúcho.


O espetáculo, com cerca de duas horas de duração e acompanhado pela orquestra do maestro Eduardo Lages, seguiu o formato que consagra o Especial de fim de ano, mas com um toque especial da atmosfera natalina da Serra Gaúcha. Roberto Carlos, em ótima forma, mesclou em seu repertório clássicos atemporais de sua carreira com canções que celebram as festividades. A direção de Angélica Campos garantiu uma produção visual grandiosa, digna de um show que será visto por milhões de brasileiros na véspera do Natal.


Um dos pontos altos da noite foi a reunião de talentos no palco. Roberto Carlos promoveu encontros que celebram a diversidade da música brasileira. Entre os convidados, o Rei recebeu João Gomes, que representa a nova geração do forró, o ícone do pop rock Jorge Ben Jor, e o carismático roqueiro Supla. Esses duetos prometem ser alguns dos momentos mais marcantes e surpreendentes da transmissão.

A atriz Sophie Charlotte, que estrela a novela Três Graças, também participou da gravação, repetindo a parceria vocal estabelecida na trilha sonora da trama com a canção “Proposta”. Completando o time de convidados, a cantora.


O Especial Roberto Carlos – "Noite Feliz" está previsto para ser exibido pela TV Globo no dia 23 de dezembro, uma terça-feira. A gravação no Serra Park deixa um legado de "muitas emoções" para Gramado e aumenta a expectativa nacional pela celebração da véspera de Natal com a trilha sonora do Rei. 


 


Crédito: Cleiton Thiele
Crédito: Cleiton Thiele

Imagens: Cleiton Thiele




Cleiton Thiele: O privilégio e o protocolo na cobertura de Roberto Carlos


ree

Para o fotógrafo oficial do 40º Natal Luz, Cleiton Thiele, cobrir o show de Roberto Carlos representa uma experiência que mescla o rigor profissional com uma emoção pessoal profundamente marcante. Ciente do protocolo (ele já fotografou o cantor na primeira vez que veio à Gramado), Thiele já sabia que o acesso da imprensa era estritamente regulamentado pela produção. “O trabalho exige foco e agilidade, pois a permissão para fotografar se restringe a um período muito curto: apenas durante as duas primeiras músicas”, diz Cleiton.


É necessário aproveitar cada instante para fazer o maior número de registros, o que exige manter a emoção sob controle, mesmo estando na presença de uma pessoa como Roberto Carlos. Há uma possibilidade de a imprensa ser liberada para retornar no final do espetáculo, no simbólico momento das rosas, mas é tudo muito complicado, devido à logística e à correria inerente ao evento, explica Thiele.


“Roberto Carlos não é apenas um artista, mas um verdadeiro ícone no país, e ver o público presente no show, demonstra essa importância. Impressiona o encontro de gerações. Pessoas de todas as idades, mais velhas, de meia-idade e até jovens que conhecem sua história e obra, estavam ali reunidas, tornando a cobertura um momento duplamente especial e marcante na minha vida profissional”, finaliza Cleiton Thiele.

 

 

Any Brocker: Roberto Carlos traz um legado midiático incalculável e a conexão entre gerações.

O show de Roberto Carlos em Gramado transcendeu a esfera do entretenimento, consolidando-se

ree

como uma bem-sucedida estratégia de marketing territorial, conforme análise da empresária Any Brocker. A realização do evento, especialmente ao coincidir com a gravação de um "especial da Globo", garantiu à cidade uma "visibilidade incrível a nível nacional". Any enfatizou que essa exposição possui um "valor inestimável", atuando como uma mídia espontânea cujo alcance e divulgação são "impossível se medir".


O impacto midiático foi ainda potencializado pela concentração de atenção na mesma semana, com a veiculação de outros programas de grande alcance, como o Globo Repórter e o Caldeirão do Mion. Essa visibilidade nacional eleva o show a um "espetáculo para nossa região", que não apenas promove o turismo, mas também atrai um público "muito qualificado". Segundo Any Brocker, ao visitar Gramado, esse público "consome" e desfruta dos serviços e atrações locais, o que efetivamente reforça a economia regional.


Além do retorno econômico e da visibilidade, o evento destacou a importância de Roberto Carlos como um "ícone" para "todas as gerações" no país. A plateia do show era composta por pessoas "de todas as gerações", o que a empresária pôde observar em sua própria família ao levar seu filho, que ficou entusiasmado pela curiosidade de conhecer o artista. Mesmo reconhecendo apenas a música "Eu cara sou eu", a experiência sublinhou a capacidade do Rei de conectar diferentes faixas etárias.


A projeção nacional alcançada pela cidade através de um artista deste calibre tem um efeito duradouro, não apenas atraindo mais visitantes, mas também reforçando o status de Gramado como um palco de grandes eventos. O evento se preocupou ainda em estender "oportunidades" para a comunidade artística local, como a participação do coral das crianças, que puderam cantar com um "ícone". Essa iniciativa traz "autoestima" e mais oportunidades para os artistas da região, beneficiando a profissão e garantindo que a visibilidade obtida seja um ativo estratégico que perdure muito além da noite do espetáculo.


 

Emoções intensas no show de Roberto Carlos: O depoimento de Gabriela Ruschel Michaelsen


ree

A noite em Gramado, embalada pela voz do "Rei" Roberto Carlos, foi muito mais do que um show para a empresária Gabriela Michaelsen. Foi uma avalanche de sentimentos, resumida na citação da canção do próprio Rei: "Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi". A intensidade do momento era familiar, pois Gabriela estava ao lado dos pais, e ver o pai, "sempre todo romântico" com a mãe, durante a canção "Esse Cara Sou Eu" marcou um dos fortes momentos da noite.


No entanto, o ápice da emoção veio com a participação especial do Coral Vozes Infantojuvenil, do qual sua filha Martina faz parte e cantou com Roberto Carlos. Gabriela fez questão de exaltar o trabalho da fundadora, Jane Pozzo, elogiando sua "extrema capacidade e profissionalismo". Segundo a empresária, o desempenho das crianças foi impecável e "saiu tudo perfeito". A gravação foi tão bem-sucedida que nem foi preciso refilmar a cena.


O clima de alegria e orgulho era palpável. "As crianças estavam felizes, foi a coisa mais linda," conta Gabriela, lembrando que a emoção era tão contagiante que até mesmo uma mulher ao seu lado, "que nem tinha relação com crianças, chorava emocionada."


O evento de prestígio contou ainda com a presença de celebridades. O amigo Supla subiu ao palco com o Rei, e a noite culminou em um jantar especial. No final, Gabriela, demonstrando sua hospitalidade, segurou a cozinha do Hard Rock Cafe, mesmo estando fechado, para receber Supla, Jorge Bem Jor e suas equipes em uma confraternização memorável.

 


Os bastidores com Martina

Oi, Tela! Hoje eu vou contar um pouquinho sobre como foi a minha experiência no Coral Vozes de

ree

Gramado, com o Roberto Carlos.



A gente provou o figurino, era lindo demais. Enquanto eu estava na fila para entrar, vi o Supla e ele disse: "E aí, Martina?". Ao sair, encontrei a atriz Sophie Charlotte. Eu chamei ela de diva.


Quando entramos, eu fiquei muito nervosa, porque era muita gente, mas, ao mesmo tempo, eu estava feliz. É muito estranha essa sensação.


Apesar de não conhecer tão bem o "Rei Roberto Carlos", eu sentia a importância para minha família: "Imagina estar com o Rei Roberto Carlos!". Eu não conhecia muito bem ele, mas meus pais, meus avós, toda a minha família, estava muito emocionada. Minha mãe me contou que ela chorou muito. Daí cantamos e eu gostei muito. Foi muito legal!

 


Jane Pozzo: Como tudo aconteceu com o Coral Vozes Infantojuvenil




Bom dia, Tela! Eu gostaria de explicar como tudo isso aconteceu. Eu recebi um telefonema do Alexandre Castilhos, que é o diretor musical da Globo, no dia 22 de outubro, com um convite para verificar a possibilidade de eu montar um coral de crianças. O objetivo era participar do show do Roberto Carlos, que seria realizado em 12 de dezembro. Ele me assegurou que eu não deveria me preocupar, pois poderíamos gravar em estúdio depois, se fosse necessário. Lembro que, na época, eu até ofereci o coral adulto, mas ele me disse que o Roberto Carlos precisava especificamente de um coral de crianças.


Eu já tinha há um bom tempo a solicitação de alguns pais para que eu montasse esse coral infantil, e foi assim que demos início a todo o projeto. Comecei a convidar algumas pessoas que já haviam conversado comigo, e essas, por sua vez, convidaram outras crianças que já faziam aula de música. Quando percebi, eu já tinha que parar o recrutamento, pois ele havia me pedido em torno de vinte crianças, e eu já estava com vinte e cinco, e mais crianças querendo participar! Acabamos trancando o grupo nessas vinte e cinco crianças.


 

Preparação e exigências da Globo

Enquanto começávamos as aulas de música, entramos em contato com diferentes equipes da Globo. Eles têm uma estrutura de muita exigência para que as pessoas possam participar. Foram vários formulários e exigências de documentos. O Alexandre me passou o contato da Lu Garrido, depois a Cátia e a Carol do figurino, e eu passei as medidas das crianças.


Nesse tempo muito curto, tudo foi muito dinâmico e envolvente. Além de estar com essas crianças maravilhosas nos ensaios, eu tinha o pessoal da Globo me pedindo coisas diariamente: era departamento jurídico, era fórum... eles têm uma exigência muito grande. Eu até passei as informações para eles para tentar diminuir um pouco as exigências, porque como já temos a experiência aqui do Nativitatem, já sabemos como fazer de uma forma mais fácil. Isso facilitou bastante, pois, senão, as crianças não teriam condições de participar no tempo hábil, por conta de toda a documentação.


 

A surpresa do Coral e a experiência no Show

O coral de crianças foi uma grata surpresa. É um coro bem eclético, e todas as pessoas convivem numa harmonia muito grande. Foi muito, muito, muito gratificante.


Quando o dia chegou, eles colocaram umas quatro vans à disposição para nos buscar ali no Centro de Cultura. A estrutura da Globo é grandiosa. As pessoas foram tratadas da melhor maneira possível, apenas com a exigência de que tinha que ficar sempre um pai ao lado de cada criança.


A experiência não tem como descrever, pois, estar ao lado do Rei, uma pessoa que é um ícone, não vou dizer mito, mas é algo muito grandioso. Inclusive, funcionários dele, a maioria, o pessoal da orquestra, já trabalha com ele há mais de sessenta anos; os músicos são colegas, têm irmãos, parentes. Tivemos esse contato no camarim, uma experiência musical incrível. Tivemos contato com o João Gomes, o Xamā , com a Charlotte, o Supla, a Fafá. Foi um momento único.


As crianças ficaram encantadas e muito felizes, e são muito afinadas. O Roberto Carlos se surpreendeu já no primeiro ensaio, e me dizia: "Mas são muito afinados, mas que lindo!". Isso foi muito gratificante! Eles se dedicaram e cantaram. Eu brincava com eles, dizendo que falei para a Globo que éramos o melhor coral da região e que eles cantavam muito alto, e se não cantassem, o pessoal da Globo brigaria comigo. Eles diziam: "Não, prof! Eles não vão brigar, nós vamos cantar bem alto e bem bonito". Foi muito, muito lindo!


 

Reconhecimento e futuro do Coro

A experiência é sempre maravilhosa com a Globo, e eu já tive outras, tenho bons amigos, e isso continua. Tive um carinho muito especial do diretor, do Felipe Ayala, que é uma pessoa muito querida e me dispensou todo o tratamento. Toda hora tinha alguém perguntando se a gente precisava de alguma coisa. Colocaram meu marido na primeira fila para sentar ao meu lado, embora, devido a mudanças no show, eu só pude ir na última música. Foi uma experiência muito, muito, muito boa.


Participar do Show do Rei não é para qualquer um. São convidados especiais, e ter o nome do Vozes de Gramado e agora com o coral infantil, que já fizemos uma apresentação na rua coberta em dezembro, foi uma experiência sem igual. Ano passado, o coro adulto participou do programa da Patrícia Poeta. Hoje, o coro está presente em vários programas, como Fantástico e Jornal Nacional, no Nativitatem.


Nesta segunda-feira (15), inclusive, estamos indo (como todos os anos); o governador manda uma van nos buscar para cantar no encerramento do governo. Estaremos lá na TVE e no encerramento no final da tarde. O coro Vozes de Gramado existe, está aí, e eu, estando à frente, sempre vou colaborar com tudo que fizer bem para esta nossa cidade maravilhosa. Se eu já fazia mais de duzentas apresentações anuais com o coro adulto, agora, com as crianças, espero aumentar isso também.


O contato foi feito pela Globo direto, por indicação de um amigo. Foi emocionante, emocionante!



ree

Notícias Recentes

bottom of page