Gramado in Concert celebra música e conexão cultural entre estados e países
- Tela Tomazeli | Editora

- 6 de fev.
- 8 min de leitura
CONEXÕES
A 11ª edição do festival internacional e gratuito segue até dia 8 de fevereiro
Gramado in Concert emociona com diversidade e talento internacional
Do Chile ao Ceará: XI Gramado in Concert reúne Grupos de Câmara em mais uma edição
Em sua 11ª edição, o evento celebra a pluralidade artística, reunindo músicos de diferentes partes do mundo, como participantes do Chile e do estado do Ceará, promovendo a troca cultural e encantando turistas e moradores da cidade.
Além das orquestras presentes, o XI Gramado in Concert abre espaço mais uma vez para os grupos de câmara. Esses grupos são compostos por pequenas formações instrumentais como trios, quartetos e quintetos. Neste ano, o evento ofereceu bolsas integrais a quatro grupos de câmara, sendo eles: NewChoro (Ceará), Quintisimo (Chile), Cuarteto Bucarén (Uruguai) e Quinteto Hora Zero (Peru).
Quinteto Hora Zero
Em apresentações emocionantes e aplaudidas de pé, os grupos proporcionam um intercâmbio cultural por meio de melodias e notas que ecoam nos corações dos espectadores. O quinteto Hora Zero trouxe muita emoção em sua primeira apresentação na tarde de domingo, dia 02 de fevereiro.
Diretamente do Peru, o quinteto emocionou um público ávido pelo tango vanguardista, principal fonte musical do quinteto. O quinteto Hora Zero busca difundir a trajetória e a música de Astor Piazzolla, compositor e bandoneonista argentino, reconhecido por revolucionar o tango ao incorporar elementos do jazz e da música clássica, criando um estilo conhecido como tango novo.
Formado por egressos do Conservatório Nacional de Música do Peru e da Pontifícia Universidade Católica do Peru, incluindo Javier Cáceres (acordeão), Gabriel Pérez Albela (violino), Kenny Medina (piano), Juan Córdova (guitarra) e Richard León (contrabaixo e transcrições musicais), o quinteto cruzou as fronteiras e participa pela primeira vez do Gramado In Concert. “Ficamos muito felizes e emocionados pela receptividade de Gramado. Somos muito gratos pela oportunidade de nos fazer presentes nesse Gramado In Concert”, ressalta Richard Leon, fundador do grupo.

Quintíssimo do Chile
Já com sons complexos e com uma leveza incomparável, o Quintíssimo do Chile trouxe em sua primeira apresentação, no domingo, 02 de fevereiro, a sutileza dos instrumentos de sopro para os apreciadores da música.
O grupo Quintisimo é formado por alunos da Universidade do Chile sob orientação do professor Jorge Rodríguez. O projeto tem o intuito de promover a música de câmara para instrumentos de sopro e é composto por Vanessa Yael Durán Cordova (flauta), Juan Patricio Nail Araneda (Oboé), Matías Adolfo Carvajal Ramírez (trompa), Jose Emiliano Ramírez Aceiton (fagote) e Nicolás Lorenzo Jaramillo Milgram (clarinete). Nicolas Lorenzo está no Gramado in Concert pelo terceiro ano consecutivo, mas celebra com alegria o primeiro ano do Quentíssimo fazendo parte do festival. “Estamos emocionados em fazer parte de mais um Gramado in Concert. Serão dias intensos aqui na cidade, entre apresentações e muito estudo”, finaliza.

Grupo NewChoro
Após 10 horas de viagem, o Grupo NewChoro desembarca em Gramado em mais um ano na Serra Gaúcha, trazendo uma mistura entre a música popular e a musicalidade erudita. O quinteto é formado por flauta transversal, violão 7 cordas, pandeiro, cavaquinho e acordeon. De Cascavel-CE, os membros são Aldeilson Freitas (Flauta Transversal), André Alencar (Violão 7 cordas), Miguel Gomes (Acordeon), Tainara Monteiro (Pandeiro) e Joaquim Neto (Cavaquinho).
Tainara Monteiro, pandeirista do grupo, conta que é a sua primeira experiência em um Gramado In Concert. “Foi muito bom, pra mim foi uma sensação inesquecível de poder desfrutar dessa nova musicalidade de novos personagens de um novo lugar e isso tá sendo uma experiência única pra mim”, pontua.

Cuarteto Bucaré
Por sua vez, o Cuarteto Bucaré viajou mais de 17 horas, em dois ônibus, para sua primeira participação no Gramado in Concert. De Montevidéu, no Uruguai, o quarteto conta com a participação de Luciano Ramón (Violino 1), Thomas Gómez (Violino 2), Álvaro Montemuiño (Viola) e Magalí Noble (Violoncelo).
Os artistas, que se apresentaram nesta segunda-feira, dia 3, n a Rua Coberta, definem a participação como uma oportunidade única. “O festival é muito importante para nossa preparação de carreira musical. O conhecimento adquirido é fundamental para seguirmos avançando”, explica Thomas Gómez.

Local das atrações
Todas as atrações do evento ocorrem na Rua Coberta de Gramado ou no Expogramado (no Palco Araucária ou no Palco Hortênsia). A Rua Coberta será palco de diversas apresentações de Grupos de Câmara, todos os dias às 17hs, ou às 11h nos finais de semana, conforme programação. Neste espaço, os grupos apresentarão um repertório mais informal, contendo obras populares e eruditas.
Já o Palco Araucária receberá os recitais de alunos e apresentações dos Grupos de Câmara todos os dias às 18h30. Este espaço foi criado para apresentações de repertórios mais formais que serão interpretados de maneira acústica, criando uma atmosfera intimista. Por sua vez, o Palco Hortênsia receberá os grandes concertos e o recital de professores, sempre a partir das 20h, com exceção do concerto de encerramento que iniciará às 19h.
Programação
Dia 06/02 (quinta-feira)
Música na Rua com Cuarteto Bucaré do Uruguai
Horário: 17h
Local: Rua Coberta
Recital de Alunos do Festival
Horário: 18h30
Local: Expogramado – Palco Araucária
Concerto com Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Horário: 20h
Local: Expogramado – Palco Hortênsia
Dia 07/02 (sexta-feira)
Música na Rua com Grupo Quintisimo do Chile
Horário: 17h
Local: Rua Coberta
Música de Câmara com Grupo NewChoro do Ceará
Horário: 18h30
Local: Expogramado – Palco Araucária
Concerto com a Orquestra Sinfônica B e Coral do Festival
Horário: 20h
Local: Expogramado – Palco Hortênsia
Dia 08/02 (sábado)
Música na Rua com Quinteto Hora Zero do Peru
Horário: 11h
Local: Rua Coberta
Música na Rua com Grupo NewChoro do Ceará
Horário: 17h
Local: Rua Coberta
Concerto de encerramento com a Orquestra Sinfônica A e Coral do Festival
Horário: 19h
Local: Expogramado – Palco Hortênsia
O aprendizando
O Gramado in Concert tem se consolidado como um dos mais importantes festivais de música erudita da América Latina, atraindo estudantes de diferentes estados brasileiros e de outros países. A cada edição, jovens talentos percorrem grandes distâncias para vivenciar uma imersão musical única, aprimorando suas habilidades e ampliando horizontes culturais.
Patrick Almeida Silva Martins, de 24 anos, veio de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, para participar do festival pela primeira vez. Há oito anos estudando música, sua relação com o instrumento começou de forma curiosa: "Achei que fosse uma viola caipira e descobri que era erudita", conta. Sobre o Gramado in Concert, ele destaca a experiência transformadora. "Culturalmente e musicalmente, está sendo fantástico. Os professores são incríveis, e o contato com estudantes de diferentes realidades proporciona um choque cultural muito interessante", afirma.

Outro estreante no festival é Vitor da Silva Constantino, de 25 anos, natural de Barueri, São Paulo. Flautista há 14 anos, sua paixão pela música foi incentivada pelos pais e reforçada pelo fascínio por trilhas sonoras de filmes. No Gramado in Concert, ele participa de sua primeira experiência internacional e relata a intensidade da vivência. "É sensacional. São muitas atividades, e a cidade é fantástica. A programação do festival permite não apenas o aprendizado musical, mas também a oportunidade de explorar Gramado. A imersão é total e nos proporciona novas perspectivas", destaca.

Já Nicolás Milgram, clarinetista de 26 anos, veio de Santiago, Chile, e encarou uma viagem de mais de 14 horas para chegar ao festival. Com dez anos de experiência no clarinete, ele já havia participado como aluno no festival e, desta vez, retorna com o grupo de câmara Quintisimo. "A experiência coletiva é excelente. O público realmente desfruta da nossa música, e isso é muito gratificante. Além disso, essa vivência contribui muito para minha carreira", explica.

Jovens talentos
Além dos concertos e apresentações gratuitas, um dos principais diferenciais do evento é a intensa programação de aulas, que proporciona a jovens músicos uma imersão completa na prática e no aperfeiçoamento instrumental.
Entre os participantes no formato de ouvintes desta edição, a violinista Elisa Tjurs, de 18 anos, e o trompetista Felipe Negri Castilhos dos Reis, de 14 anos, destacam-se como exemplos do impacto transformador do festival na formação de novos talentos.
Elisa Tjurs participa do Gramado in Concert pela terceira vez. Com mais de dez anos de dedicação ao violino, iniciou seus estudos com o professor Allan John Lino e integra a Orquestra Jovem de Gramado. Em sua primeira experiência no festival, participou como ouvinte, acompanhando as aulas e absorvendo conhecimento dos renomados professores. No segundo ano, teve a oportunidade de se apresentar. Agora, de volta como ouvinte, destaca a importância das aulas diárias para o seu crescimento técnico e artístico. "É sempre uma experiência incrível. O festival começou muito bem, e tenho certeza de que novas surpresas virão", afirma a jovem, que participará de aulas da violinista Elisa Fukuda.

Outro jovem talento que vem consolidando sua trajetória musical no Gramado in Concert é Felipe Negri Castilhos dos Reis, também da Orquestra Jovem de Gramado. Aos 14 anos, ele já soma cinco anos de estudo no trompete, instrumento que conheceu e aprimorou na banda da Escola Senador Salgado Filho. Em sua segunda participação no festival, Felipe ressalta a importância das aulas para fortalecer o aprendizado e evoluir na execução do instrumento. Neste ano, tem a oportunidade de estudar com o professor Darcio Gianelli, especialista em sopros e metais. "Aprendi bastante no ano passado e agora quero continuar evoluindo, mantendo o que já aprendi e absorvendo novos conhecimentos", comenta.

Os professores
Os professores do festival são Paulo Bosísio (professor de violino), Elisa Fukuda (professora de violino), Peter Pas (professor de viola), Heloisa Meirelles (professora de violoncelo), Alexandre Ritter (professor de contrabaixo), Israel Muniz (professor de sopros/madeiras), Darcio Gianelli (professor de sopros/metais), Márcia Fernandes (professora de percussão)e Márcio Buzatto (professor de regência coral e Maestro do Coral do Festival).
“Sempre ouvi coisas muito boas desse festival. É um festival antigo, conhecido, então é uma grande honra pra mim estar aqui participando e podendo contribuir também”, salienta o professor Peter Pas.
O festival também conta com a presença do pianista Eduardo Knob, dos maestros Cláudio Cruz (Maestro da Orquestra Sinfônica A do Festival) e Leandro L. Serafim (Maestro da Orquestra Sinfônica B do Festival e um dos diretores artísticos do festival).
Também fazem parte da equipe Allan John Lino (também diretor artístico), Alison Seben (Coordenador de Logística), Bernardo Grings (Coordenador Pedagógico e de Apoio Artístico), Ailton Abreu (Coordenador de Música de Câmara e Arquivo) e Enya Ludmilla (Coordenadora de Secretaria).
A infraestrutura do evento
As aulas do festival acontecem todos os dias no Colégio Estadual Santos Dumont e no Expogramado. Participam como professores Elisa Fukuda (professora de violino), Peter Pas (professor de viola), Heloisa Meirelles (professora de violoncelo), Alexandre Ritter (professor de contrabaixo), Israel Muniz (professor de sopros/madeiras), Darcio Gianelli (professor de sopros/metais), Márcia Fernandes (professora de percussão)e Márcio Buzatto (professor de regência coral e Maestro do Coral do Festival).
O festival também conta com a presença do pianista Eduardo Knob, dos maestros Cláudio Cruz (Maestro da Orquestra Sinfônica A do Festival) e Leandro L. Serafim (Maestro da Orquestra Sinfônica B do Festival e um dos diretores artísticos do festival).
Também fazem parte da equipe Allan John Lino (também diretor artístico), Alison Seben (Coordenador de Logística), Bernardo Grings (Coordenador Pedagógico e de Apoio Artístico), Ailton Abreu (Coordenador de Música de Câmara e Arquivo) e Enya Ludmilla (Coordenadora de Secretaria).
Sobre o evento - O Gramado in Concert é um festival internacional de música que combina apresentações de grandes artistas e atividades formativas, reforçando Gramado como referência em música erudita. Em sua décima primeira edição, acontece de 1º a 8 de fevereiro de 2025. Dúvidas sobre o evento podem ser sanadas pelo e-mail gramadoinconcert2025@gmail.com. A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento.
Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Santander apresentam o XI Gramado in Concert. O evento conta com Apresentação Santander, Patrocínio Master Sulgás, Patrocínio Master GAV Resorts, Patrocínio CORSAN - Nossa natureza movimenta o Rio Grande, Copatrocínio Toyota através do Pro-cultura LIC RS, Hospedagem Oficial Laghetto, Apoio RBT Internet, HASAM Group e Hard Rock Café Gramado, Apoio Institucional Orquestra Sinfônica de Gramado, Agente cultural BIS Gestão Cultural, Promoção Prefeitura Municipal de Gramado, Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Realização Gramadotur, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.







































































Comentários