top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Festuris: Arte e Meio Ambiente

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 3 minutos
  • 2 min de leitura

A Araucária: Símbolo de Resiliência no Festuris e Homenagem à Costa Rica

O Festuris - Festival Internacional de Turismo de Gramado realizou o plantio simbólico da 14ª Araucária como parte de suas ações de sustentabilidade, evento conhecido como Árvore da Integração. A araucária, espécie nativa do Sul do Brasil, foi escolhida por sua importância ecológica, servindo de abrigo para a fauna da Mata Atlântica e produzindo o pinhão, semente apreciada pelos gaúchos. A árvore simboliza resiliência e força, podendo viver por mais de 200 anos e atingir 50 metros de altura.


Neste ano, a homenagem foi dedicada à Costa Rica, um país reconhecido internacionalmente por suas políticas ambientais e práticas de sustentabilidade, como a conservação da biodiversidade e o incentivo à energia limpa, sendo um modelo em ESG. A representante do Instituto Costarriquenho de Turismo (ICT) para a América Latina, Heylin James, esteve presente, recebendo uma muda da árvore e uma cuia de chimarrão. Segundo o prefeito Nestor Tissot, a araucária, também chamada de "pinheiro" pelos antigos, é um símbolo importante de Gramado. Os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, destacaram a longevidade do projeto e a importância de pequenas ações para o cuidado com o planeta.


Durante a cerimônia, também houve uma homenagem ao jornalista Wilson Sierra (falecido neste ano aos 96 anos), um dos idealizadores do projeto em 2015 e membro do Fórum Ibero-americano de Periodistas, que promovia a integração de destinos e projetos sustentáveis. A família de Sierra foi convidada para o descerramento de uma placa especial nos pavilhões do Serra Park, onde o evento ocorre.



 Eduardo Zorzanello, Nestor Tissot, Marta Rossi com a filha de Wilson Sierra, Marisa Borges, a neta Karen Wartha e o bisneto Martin Wartha. Crédito: Divulgação
 Eduardo Zorzanello, Nestor Tissot, Marta Rossi com a filha de Wilson Sierra, Marisa Borges, a neta Karen Wartha e o bisneto Martin Wartha. Crédito: Divulgação


Arte e Cultura nos Corredores do Festuris

O 37º Festuris dedicou espaços à arte e à cultura, levando momentos de descontração aos mais de 17 mil visitantes que percorreram os corredores do Serra Park. Artistas da Associação Cultural Artes Visuais Gramado (ACAGV) realizaram exposições e apresentaram técnicas de desenho e pintura ao público.


Além da exposição de seus quadros, a participação no evento proporcionou aos artistas a oportunidade de networking com pessoas de diversas regiões e países. A artista Neusa Santarossa, que explora a natureza, flores e paisagens de Gramado, revelou sua inspiração no Impressionismo e na rica paleta de cores da cidade. Ela contou que a pintura no evento, em sua segunda participação, a ajudou a superar um período de tristeza após ficar viúva. Neusa comparou o ato de pintar com a música, descrevendo-o como uma composição que exige ritmo e tempo. Suas obras, que podem levar até seis meses para ficarem prontas devido às camadas de tinta e sobreposições, buscam transmitir "peso" e profundidade.


Os artistas receberam um feedback positivo dos visitantes, que se mostraram empolgados com os trabalhos.


Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Notícias Recentes

bottom of page