top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

"Fenac abre licitação para reformas e Novo Hamburgo volta à vitrine de grandes feiras de negócios, com capacidade estrutural e logística comprovada"

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 3 dias
  • 5 min de leitura

NEGÓCIOS - A Fenac Experiências Conectam, sediada em Novo Hamburgo/RS, se estabelece como um dos mais importantes centros de eventos da América Latina e a maior promotora de eventos com pavilhões próprios do Brasil. O objetivo de qualquer leitor que avalia a região é ter a certeza de que a infraestrutura local, dos pavilhões à segurança urbana, está apta a garantir o sucesso de grandes feiras e a experiência positiva de milhares de visitantes. A capacidade da Fenac e de Novo Hamburgo é atestada por dados oficiais em todos os pilares logísticos.



ree


Opinião


ree

"Normalmente, eu não trabalharia com tanto detalhe neste conteúdo, mas busquei alguns indicadores para entender o significado da 'volta' da Fenac.


Visto que nosso município perdeu a feira Zero Grau (hoje denominada Zero Mais) e a Merkator possui mais duas feiras em Gramado, o SICC (1 a 3 de junho de 2026) e a Geronto Fair (9 a 11 de setembro de 2026) . A Geronto vai ao encontro da tendência do envelhecimento da população. Em vários conteúdos que tenho acompanhado, como palestras e notícias, a população 60+ é o foco do momento e do futuro. Ou seja, esta feira é muito significativa em nível nacional e internacional inclusive por ser uma das únicas, senão a única, com este propósito maduro.


A pressão do setor coureiro-calçadista é grande para que a empresa leve as suas feiras para a Fenac. Posto isso, deixo aqui a reflexão: como o município de Gramado, as entidades e os empresários estão encarando a perda da Zero Grau e a possível perda das demais? E o impulsionamento que o município vizinho faz, junto com o setor privado, para captação de eventos?


Será que tratamos apenas de reformas estruturais ou o famoso B2B (Business-to-Business) está faltando no setor dos negócios/eventos?"


Prezado, não estou aqui para agradar, estou aqui para trazer reflexão e inquietar. A tua opinião é importante sobre as questões postas. Envie para que possamos dividir com o Leitor. tela@telatomazeli.com.br


Tela Tomazeli

Editora


Fenac. Crédito: Fábio Rinker
Fenac. Crédito: Fábio Rinker


Capacidade de Infraestrutura (Fenac)

A Fenac dispõe de uma infraestrutura física robusta e de alta qualidade, conforme dados de seu site institucional. O complexo conta com uma área construída total de 36.399 m² e mais de 30 mil m² de área de exposição totalmente climatizada. Esta dimensão permite a realização simultânea de grandes eventos. Além disso, a logística de acesso (e aqui batemos cabeça na discussão de concessão das rodovias) é facilitada pela sua localização estratégica às margens da BR-116, complementada por um estacionamento com capacidade superior a 2 mil carros (Fonte: Fenac.com.br). O investimento contínuo na estrutura, evidenciado pelo recente edital para reforma dos pisos, reforça seu padrão de excelência.


Importante citar que quando tratamos de logística não falamos somente dos participantes dos eventos (hoje os próprios congresso realizam grandes feiras), falamos de carretas de montadoras, que precisam de fluxo (e aqui seguimos contestando a concessão das rodovias).



Capacidade

O calendário da Fenac é marcado pela força de eventos proprietários, como a Fimec (setor coureiro-calçadista), Feipet, e a popular Feira da Loucura por Sapatos. Mais do que sediar eventos, a Fenac demonstra sua capacidade de atração estratégica, como evidenciado pela migração da Feira Zero Mais (anteriormente Zero Grau) de Gramado para Novo Hamburgo. Esta transferência vital no segmento consolida a Fenac como o centro de grandes negócios do setor calçadista no país. (Fonte: Fenac/Imprensa Setorial).



Capacidade de apoio Regional (Hospedagem e Gastronomia)

Novo Hamburgo e o Vale do Sinos apresentam uma rede de atendimento hoteleiro, que inclui bandeiras nacionais e locais (como Ibis, Suárez e Locanda Hotel, ao lado da Fenac), trabalha em alinhamento com a Fenac e a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de Novo Hamburgo (ACI NH) para garantir a melhor recepção a expositores e visitantes, além da localização próxima a Porto Alegre. A gastronomia é diversa, com opções que variam de churrascarias tradicionais a restaurantes contemporâneos e pubs, o que é um fator de sucesso reconhecido pela Fenac (Fonte: ACI NH/Fenac, Comunicações Institucionais).



Capacidade de Segurança (Dados Oficiais)

Um fator determinante na atração de negócios é a segurança. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) e a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH), a cidade está consistentemente entre as dez grandes cidades mais seguras do estado. Essa posição é resultado de uma atuação integrada das forças policiais e uma tendência de queda contínua nos indicadores criminais. Por exemplo, relatórios oficiais atestam uma queda de 83% nos roubos de veículos em comparação com 2017, demonstrando a eficácia da gestão de segurança pública na região (Fonte: SSP/RS, PMNH – Relatórios de Segurança).


Em síntese, a capacidade do complexo Fenac não se resume apenas aos seus mais de 30 mil m² de pavilhões climatizados, mas sim à infraestrutura completa e organizada de uma cidade que é um polo de negócios. Novo Hamburgo oferece um ecossistema completo de logística, serviços e segurança, tornando-se o local ideal para a realização de grandes eventos de alcance nacional e internacional.


Abaixo as tabelas que sintetizam as informações sobre a capacidade estrutural, de eventos, de apoio logístico e de segurança de Novo Hamburgo e Fenac, conforme as fontes oficiais citadas anteriormente.



Capacidade Estrutural dos Pavilhões (Fenac)


Detalhes

Fonte Oficial

Área para Eventos (Estrutura)

Área construída total: 36.399 m²


Área de exposição climatizada: Mais de 30 mil m²

Estacionamento

Capacidade: Mais de 2 mil carros

Histórico/Contexto

A Fenac é a maior promotora de eventos com pavilhões próprios do Brasil e está estrategicamente localizada em Novo Hamburgo/RS, na região metropolitana de Porto Alegre, às margens da BR-116. A Fenac visa gerar negócios e movimentar a economia regional, estadual e nacional.

Eventos Realizados (Próprios)

Os principais eventos próprios realizados e promovidos pela Fenac incluem: Fimec, Feipet, Sulserve, Reparasul, Sul Beleza, Feira da Loucura por Sapatos, Festival de Cervejas Artesanais e Fenac Festival. Além destes, a Fenac sedia diversos eventos de terceiros.


Capacidade de Atração e Eventos

Categoria

Eventos Próprios de Destaque

Relevância Estratégica

Setor Calçadista/Industrial

Fimec (Principal feira coureiro-calçadista da América Latina)

Consolidação no polo produtor nacional

Negócios B2B

Feira Zero Mais (Migração de Gramado para Fenac)

Reforça a Fenac como centro de negócios estratégicos

Outros Setores

Feipet, Sulserve, Reparasul, Sul Beleza

Diversificação e atendimento a mercados específicos

Varejo/Entretenimento

Feira da Loucura por Sapatos, Festival de Cervejas Artesanais

Atração de grande público e movimentação regional


Capacidade de Apoio Regional (Hospedagem e Gastronomia)

Setor

Detalhes da Oferta

Fonte de Contexto Oficial

Hospedagem

Rede diversificada (Ibis, Suárez, Locanda Hotel, etc.) com proximidade estratégica à Fenac.

ACI NH / Fenac (Comunicações Institucionais)

Gastronomia

Ampla variedade: Churrascarias, Culinária Europeia/Contemporânea, Culinária Alemã e Asiática.

ACI NH / Fenac (Mobilização Setorial)

Alinhamento

Setores mobilizados para sincronia com o calendário de feiras.

Diretoria de Turismo de Novo Hamburgo


Capacidade de Segurança (Indicadores Oficiais)

Esta tabela apresenta dados oficiais que demonstram a melhoria contínua da segurança na região.

Indicador de Segurança

Desempenho Oficial (Exemplo)

Fonte Oficial


Posicionamento

Cidade entre as dez grandes cidades mais seguras do RS.

SSP/RS e Brigada Militar


Roubo de Veículos

Queda de 83% em comparação com 2017.

Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH)


Furto de Veículos

Queda de 59% em comparação com 2017.

PMNH


Tendência Geral

Criminalidade em tendência de queda contínua nos últimos anos.

SSP/RS e PMNH



ree

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page