top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Enoturismo gaúcho cresce quase 60% em 2025 e consolida retomada após impacto das enchentes

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 13 minutos
  • 3 min de leitura

VITIVINICULTURA - Levantamento da Wine Locals mostra avanço em diversos aspectos do consumo, destacando a recuperação das experiências em torno do vinho


O setor de enoturismo no Rio Grande do Sul apresentou uma retomada expressiva em 2025, após um ano de fortes impactos causados pelas enchentes de 2024. Segundo dados do levantamento realizado pela Wine Locals, maior plataforma de enoturismo e eventos de vinho da América do Sul, o número de experiências vendidas no Estado cresceu 57,8% em relação a 2024, evidenciando a recuperação da confiança do consumidor e a reativação do fluxo turístico.





Ao longo de 2025, foram vendidas mais de 71 mil experiências enoturísticas no Rio Grande do Sul pela plataforma, alta de 59% na comparação anual. O tíquete médio foi de R$ 510, crescimento de 6%. O levantamento foi apresentado nesta sexta-feira, em evento realizado no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Bento Gonçalves, com a presença de autoridades, lideranças do turismo e representantes do setor produtivo.


Mais de 71 mil experiências enoturísticas no Rio Grande do Sul . O tíquete médio foi de R$ 510, crescimento de 6%

O ano de 2024 foi considerado atípico, especialmente no segundo trimestre, quando as enchentes afetaram diretamente a mobilidade, a operação de vinícolas e o acesso às regiões produtoras. Em 2025, no entanto, os dados mostram uma recuperação consistente já a partir do segundo trimestre, que registrou crescimento de 126,9% na plataforma em relação ao mesmo período do ano anterior. O estudo também aponta avanços em indicadores de maturidade do mercado, como o aumento da recorrência de compra, que chegou a 22,5% em 2025.


Em 2025, 79% das experiências vendidas no Rio Grande do Sul foram adquiridas por visitantes de outros estados

Outro indicador relevante é o aumento da participação de turistas de fora do Estado. Em 2025, 79% das experiências vendidas no Rio Grande do Sul foram adquiridas por visitantes de outros estados, com destaque para o Sudeste. São Paulo lidera como principal mercado emissor, respondendo por 31,6% das compras, seguido por Minas Gerais (12,4%) e Rio de Janeiro (7,9%), reforçando o posicionamento do enoturismo gaúcho como destino de alcance nacional.


O setor demonstrou resiliência, capacidade de adaptação e força de reconstrução

“O ano de 2025 marca um ponto de virada para o enoturismo no Rio Grande do Sul. Depois de um período extremamente desafiador em 2024, o setor demonstrou resiliência, capacidade de adaptação e força de reconstrução, retomando o crescimento e ampliando seu alcance para além do mercado local”, avalia Diego Fabris, CEO da Wine Locals.

Os dados reforçam o papel estratégico do setor como vetor de desenvolvimento econômico regional, com impacto direto na geração de renda, no fortalecimento de pequenas e médias vinícolas e na consolidação do Estado como um dos principais destinos de turismo de experiência do Brasil.



Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


Dados do levantamento realizado pela Wine Locals, clique no PDF




Sobre a Wine Locals

A Wine Locals é a maior plataforma de enoturismo e eventos de vinhos da América do Sul. Presente no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, já vendeu experiências para mais de 100.000 pessoas. Também atua na promoção do enoturismo e na criação de eventos proprietários e corporativos. Criada por apaixonados por vinhos, a Wine Locals aspira tornar o vinho mais acessível e apreciado por todos. Saiba mais em www.winelocals.com.br.



Primeiro lote até 31 de janeiro. Compre aqui!
Primeiro lote até 31 de janeiro. Compre aqui!

 

Notícias Recentes

bottom of page