Embratur se reúne com representantes da Rota das Missões e discute visibilidade internacional do destino
- Tela Tomazeli | Editora

- há 2 horas
- 2 min de leitura
TURISMO - a Região missioneira busca ampliar a visibilidade internacional do destino por meio de apoio da Agência
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, nessa quarta-feira (12), representantes da Região das Missões (Rio Grande do Sul), para discutir o apoio da Agência à promoção internacional da Rota das Missões, um importante circuito religioso do Brasil.
O encontro ocorreu em meio aos preparativos para a celebração dos 400 anos da fundação da primeira redução jesuítica, em São Nicolau (RS), marco da presença dos padres jesuítas e dos povos indígenas Guarani no território brasileiro. A data das comemorações será em 3 de maio de 2026.
Durante a reunião, os participantes apresentaram o potencial turístico da região, formada por 27 municípios integrados na Associação dos Municípios das Missões (AMM), e destacaram o papel da Embratur na promoção internacional do destino. A área abriga o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, e tem no turismo histórico, cultural e de fé os seus principais pilares de atração.
“O Brasil vive o melhor momento de sua história no turismo internacional, e a Rota das Missões tem tudo para se inserir nesse contexto, fortalecendo o turismo cultural e religioso e diversificando ainda mais a oferta do país ao mundo”, ressaltou o presidente da Agência.
“O turismo na nossa região nasce da cultura, da história e da religiosidade. A fé é o que nos move”, destacou o presidente da AMM, Luiz Rodrigo Ribas.

Cooperação internacional
A celebração dos 400 anos foi apontada como uma oportunidade estratégica para posicionar as Missões no cenário internacional, especialmente dentro do Caminho dos Jesuítas, rota integrada entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Esta é considerada a rota mais estruturada do Mercosul e com forte potencial de comercialização internacional.
Outro ponto central da discussão foi a melhoria da conectividade e da infraestrutura turística. A região já conta com um aeroporto que oferece voo direto de São Paulo e Porto Alegre. Além disso, uma nova ponte internacional ligando o Brasil à Argentina está em fase final de contratação.









































































Comentários