Em 12 anos, a população de Gramado aumentou 24,29%, e um dos maiores desafios é o Transporte Público
- Tela Tomazeli | Editora
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MOBILIDADE - Gramado registrou um aumento populacional de 24,29% no período entre o Censo Demográfico de 2010 e o Censo Demográfico de 2022. Em 2022, a população total do município de Gramado era de 40.134 pessoas. População Urbana 37.89394,42% , População Rural 2.2415,58%.
Acompanhando ao longo dos anos a vida pública de Gramado, vemos, principalmente de 2023 para cá, um exercício profundo para que a administração pública consiga atender às demandas que já existiam na teoria. De dois anos para cá, vemos na prática, seja por causas naturais, seja por aumento de população residente ou volante, principalmente na área da construção civil e prestação de serviços ao Turismo e outros segmentos essenciais, como Saúde, e, consequentemente, o espaço territorial. Acima, trouxemos algumas informações, dados computados até 2022. Abaixo, uma síntese desta 'caminhada', até chegarmos à licitação que será aberta dia 19. A expectativa é de que tenhamos empresas aptas a abrir os envelopes dentro das condições propostas pelo Executivo.
A Prefeitura Municipal de Gramado finalmente deu um passo importante em direção à modernização da mobilidade urbana com a publicação do edital (Concorrência nº 10/2025) para a Concessão do novo Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC) do município. O projeto, com um valor total estimado em mais de R$ 107,3 milhões, visa transformar o serviço e oferecer um transporte mais eficiente e tecnológico para a população e visitantes.

Economia e expansão histórica do serviço
O critério de julgamento da licitação será o Menor Valor da Tarifa Técnica de Remuneração, e as propostas serão abertas no dia 19 de novembro de 2025, às 09 horas. A concessão terá validade de 10 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
O novo modelo traz um impacto financeiro direto e positivo para o usuário: a tarifa de ônibus deve ser reduzida em R$ 0,90, caindo do valor atual de R$ 4,90 para R$ 4,00.
Além da economia, o município prevê uma expansão significativa do serviço:
Frota e conforto: O número de veículos na frota subirá de 18 para 24, sendo que 9 deles deverão ter ar-condicionado, um ganho de conforto e modernidade para os usuários.
Mais Viagens: A frequência de viagens mensais aumentará em mais de 124%, passando de 1.620 para 3.639 viagens/mês.
Maior Cobertura: A quilometragem rodada mensalmente subirá de 71 mil km para 106 mil km, representando um aumento de quase 50% na cobertura do município.
O sistema será composto por 22 linhas, incluindo 13 sublinhas e 9 linhas rurais-urbanas, garantindo atendimento ampliado.
Tecnologia e qualidade no atendimento
O projeto exige a renovação completa dos veículos e a implementação de tecnologia avançada. O novo sistema contará com bilhetagem eletrônica e soluções de gestão e comunicação para os usuários.
A concessão também exige a previsão de atendimento presencial e ações focadas na redução da emissão de poluentes. O Prefeito Nestor Tissot espera que o novo e moderno sistema de transporte entre em operação no início de 2026. O objetivo é que Gramado utilize o novo sistema para se posicionar como referência em mobilidade urbana eficiente.

O histórico do transporte público em Gramado, com base nas ações da Prefeitura Municipal e nos debates da Câmara de Vereadores entre o período pré-pandemia e o final de 2025, pode ser dividido em três fases principais:
Período Pré-Pandemia (Até Março de 2020)
Histórico e situação do sistema:
Concessão Irregular: O serviço de transporte coletivo operava sem um contrato formal de concessão por licitação há cerca de 50 anos, uma situação que perdurava desde 1975, quando foi autorizado por um simples ofício;
Demanda: A demanda era significativamente maior que a atual. A empresa transportava uma média de cerca de 4.600 usuários por dia (ou 103.370 passageiros/mês em 2019).
Ações do Poder Público: Em 2018/2019, a Prefeitura elaborou e encaminhou à Câmara de Vereadores o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, um documento de longo prazo (Agenda Estratégica 2018-2040) que já previa grandes intervenções na infraestrutura e a necessidade de modernização do trânsito.
Impacto da Pandemia e crise Operacional (2020 – 2023)
Comportamento da Demanda:
Queda drástica: A pandemia de COVID-19 (iniciada em março de 2020) causou uma queda acentuada na demanda. Entre fevereiro e abril de 2020, o número de passageiros caiu em cerca de 70%.
Déficit prolongado: A demanda se estabilizou em um nível muito mais baixo, caindo para aproximadamente 2.600 usuários por dia (dados de 2024), gerando um grande déficit operacional para a empresa. A concorrência com o transporte por aplicativo e condições precárias de rotas e ônibus, contribui como um fator para a baixa.
Ações da Prefeitura e Câmara de Vereadores:
Subsídios (Repasses Financeiros): Para evitar a paralisação do serviço essencial, a Prefeitura iniciou a concessão de subsídios tarifários à operadora, uma medida apoiada pela Câmara de Vereadores através da aprovação de projetos de lei.
Estes repasses visavam cobrir o déficit e garantir a manutenção do serviço, chegando a valores aproximados de R$ 1,5 milhão por ano em repasses totais ou parciais, e repasses pontuais de R$ 488,2 mil em 2024 para cobrir o déficit de meses anteriores.
A tarifa permaneceu em R$ 4,90 (sem reajuste desde 2021).
Prioridade à Licitação: A morosidade na resolução da licitação e a necessidade contínua de repasses tornaram a abertura de um novo certame uma prioridade política do Executivo e um tema constante de debate na Câmara de Vereadores.
Ações decisivas: O Processo de Concessão (2024 – 2025/2026)
O período de 2024 a 2025 foi marcado pela concretização do processo licitatório, essencial para reestruturar o sistema.
Ações do Poder Público e nova Concessão
Estudos e Diagnóstico: A Prefeitura contratou uma consultoria (Locale Consultoria e Engenharia) para realizar um estudo técnico (concluído em janeiro de 2025) que confirmou a situação de estagnação e a necessidade de um novo modelo, classificando o sistema como insatisfatório.
Audiências Públicas: Audiências foram realizadas, inclusive no plenário da Câmara de Vereadores (como a de janeiro de 2025 e outubro de 2025), para apresentar os detalhes do novo projeto de concessão para a comunidade.
Publicação do Edital: A Prefeitura Municipal de Gramado publicou o Edital de Concorrência Nº 10/2025 em outubro de 2025 (com abertura prevista para 19 de novembro de 2025), para delegar o serviço de operação do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC).
Previsões do Novo Sistema (Concessão - Impacto em 2025/2026):
O edital, baseado nos estudos e na Justificativa de Conveniência da Outorga da Prefeitura, define um modelo subsidiado para reestruturar o transporte. As principais mudanças previstas para o início de 2026 são:
Tarifa Reduzida: Queda da tarifa para o usuário de R$ 4,90 para R$ 4,00.
Frota Ampliada e Modernizada: A frota passará de 18 para 24 veículos (sendo 11 com ar-condicionado).
Aumento na Oferta: O número de viagens mensais aumentará em cerca de 125%, passando de 1.620 para 3.639 viagens por mês, e a quilometragem mensal rodada aumentará significativamente para ampliar a cobertura.
Tecnologia: Implementação de tecnologias como bilhetagem eletrônica e sistemas de informação ao usuário.
A expectativa, conforme divulgado pela Prefeitura e noticiado, é que o novo sistema, sob a concessão licitada, entre em operação no início de 2026.
Fontes destas informações: Pesquisa em documentos públicos da Prefeitura Municipal de Gramado, Câmara de Vereadores de Gramado e veículos de comunicação.








































































