Destaque para o Vinho e a Enologia Brasileira em Outubro
- Tela Tomazeli | Editora
- há 2 dias
- 3 min de leitura
O mês de outubro de 2025 se configura como um período de grande relevância para o setor de vinhos e destilados brasileiros, com dois eventos estratégicos sediados em Bento Gonçalves (RS), ambos com foco na valorização e no reconhecimento da produção nacional.

Brasil Selection by Concours Mondial de Bruxelles acontece em Bento Gonçalves
Entre os dias 20 e 22 de outubro, o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves sedia o Brasil Selection by Concours Mondial de Bruxelles (CMB), no Spa do Vinho. O concurso, organizado pelo renomado Concours Mondial de Bruxelles, tem o objetivo de premiar exclusivamente vinhos e destilados produzidos no Brasil, incluindo a cachaça.
Esta edição do concurso recebeu 486 amostras de vinhos e destilados, com representação geográfica ampla, abrangendo produtores de estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Tocantins, um fato que, conforme a organização, confere ao evento uma representatividade territorial única.
O corpo de jurados é composto por especialistas internacionais do Canadá, Estados Unidos, Peru, Dinamarca e Bélgica, que se juntam a enólogos e especialistas brasileiros. As degustações são realizadas às cegas, seguindo os rigorosos critérios e métodos do CMB. Um sistema de Inteligência Artificial é utilizado para consolidar as notas e comentários dos jurados em tempo real, gerando relatórios detalhados e uma roda de aromas para cada produto inscrito.
Apenas 30% dos produtos inscritos receberão medalhas (Grande Medalha de Ouro, Ouro e Prata), um critério que, adotado internacionalmente pelo CMB, visa assegurar o valor da distinção. Foto: Divulgação
Mais detalhes em https://brasil-selection.com/pt/
Enólogo do Ano 2025: ABE anuncia Vencedor
Ainda em outubro, no dia 31, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) anunciará o Enólogo do Ano 2025 durante um jantar comemorativo ao Dia do Enólogo e aos 49 anos da entidade, no Mamma Gema Trattoria, no Vale dos Vinhedos.
O título, criado há mais de três décadas, é conferido por meio de votação dos próprios associados da ABE, reconhecendo o profissional que se destacou por sua contribuição à evolução da enologia brasileira. O processo de escolha é dividido em três etapas: indicação livre dos associados, pontuação dos três mais votados com base na vida profissional, e uma reavaliação final por um comitê de enólogos já homenageados.
O enólogo escolhido ganhará uma viagem para participar de um concurso internacional de vinhos, representando a enologia brasileira no exterior.

Homenageados
Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay
Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci
Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor
Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo
Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini
Enólogo do Ano 2009 - Nauro José Morbini
Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat
Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle
Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá
Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin
Enólogo do Ano 2014 - Delto Garibaldi
Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi
Enólogo do Ano 2016 – Flávio Angelo Zílio
Enólogo do Ano 2017 – Carlos Abarzúa
Enólogo do Ano 2018 – Cedenir Fortunatti
Enólogo do Ano 2019 – Leandro Santini
Enólogo do Ano 2020 – Edegar Scortegagna
Enólogo do Ano 2021 – Alejandro Cardozo
Enólogo do Ano 2022 – Bruno Motter
Enólogo do Ano 2023 – Vanessa Stefani
Enólogo do Ano 2024 – André Donatti

Comentários