top of page
Foto do escritorTela Tomazeli | Editora

Desafio Liga Jovem, Rio Grande do Sul é o grande vencedor

Rio Grande do Sul é o grande vencedor da 2ª Edição do Desafio Liga Jovem, a maior competição nacional de empreendedorismo e tecnologia na escola


Equipe Chama Violeta, do Rio Grande do Sul, vencedora da Categoria Ensino Fundamental do Desafio Liga Jovem.
Equipe Chama Violeta, do Rio Grande do Sul, vencedora da Categoria Ensino Fundamental do Desafio Liga Jovem. Crédito: Divulgação

Vencedores da 2ª Edição do Desafio Liga Jovem acabam de ser anunciados no Evento CASE, em São Paulo, em uma final presencial emocionante com 100 alunos e 20 educadores de 16 estados, representando as 5 regiões brasileiras



Na categoria Imagina, do Ensino Fundamental, o primeiro lugar ficou com o projeto Chama Violeta. Desenvolvido por estudantes do EMEF Saint-Hilaire, do Rio Grande do Sul, o projeto facilita a chegada e acolhimento via escola de denúncias de violência sexual. O outro vencedor do estado foi o projeto AGAIA, pela categoria Inspira, da Educação Profissional. Trata-se de um dispositivo de detecção e alerta para deslizamento do solo argiloso em locais de vulnerabilidade social. Foi criado por alunos da ETE Frederico Guilherme Schmidt. O terceiro premiado do Rio Grande do Sul foi EducaGIP, que conquistou a segunda colocação pela categoria Cria, do Ensino Médio. Desenvolvido por alunos do IFSUL (Campus Sapiranga). Trata-se de um aplicativo que reúne conteúdos, palestras, atividades pedagógicas e lúdicas para serem desenvolvidas no espaço escolar visando promover a igualdade de gênero e a representatividade feminina na política.




Além disso, a educadora Maria Gabriela Pires de Souza, da Instituição de ensino EMEF Sant-Hilaire vence pelo segundo ano consecutivo. Os temas apresentados tanto em 2023 quanto em 2024 chamaram muito a atenção dos jurados por trazerem soluções de impacto social envolvendo equidade de gênero (Garotas de Vermelho) e combate à violência sexual (Chama Violeta). A Professora Gabriela comemora, dizendo: “atribuo esta vitória ao protagonismo da equipe e dos demais estudantes que lutam por seus direitos. Desejo que eles tenham cada vez mais força e voz”.



A equipe Chama Violeta conquistou a primeira colocação na categoria Imagina, relacionada aos competidores do Ensino Fundamental. O prêmio será uma viagem a Portugal, a ser realizada em fevereiro de 2025, além de notebooks para todos os estudantes e para a orientadora.



A aluna Rafaela Biehl Tech ressalta o equilíbrio entre os competidores. “Todos os projetos são incríveis, então não dava para imaginar se iríamos ganhar ou não. As equipes estão de parabéns”. Ela é parte da equipe AGAIA, vencedora pela categoria Inspira, da Educação Profissional.



As segundas e terceiras colocações da mesma categoria também foram premiadas com smartwatches e tablets, respectivamente. O Ecotech – Robô, da Escola Municipal Dona Maria de Araujo Lobo, da Escola Municipal Dona Maria de Araujo Lobo, localizada em Alagoas, conquistou a segunda colocação com o projeto que amplia o acesso ao ensino de robótica com a criação de kits feitos a partir de materiais recicláveis e sucata. E o Curumim Quizque, da Escola Municipal Professor Álvaro César de Carvalho, do Amazonas, ficou com o terceiro lugar do Amazonas, com um jogo educativo para ajudar os estudantes a se prepararem para o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB.



O que dizem os organizadores

Segundo a gestora do Desafio Liga Jovem, pelo Sebrae, Elaine Novetti, a segunda edição foi muito particular intensa, emocionante, visceral, especial. “Tivemos projetos tão potentes, tão prontos para o mercado que impressionaram a equipe de jurados, não à toa o Desafio se consolidou como sendo a maior competição de empreendedorismo na escola, no Brasil. E todos os 55 mil inscritos e em especial os 100 finalistas nos deixam e levam um grande legado”, celebra.



Para a fundadora do Instituto Ideias de Futuro, Jaciara Cruz, o desejo dos estudantes de transformarem a realidade em que vivem foi ressaltado por cada um dos participantes. “Ver como estes jovem se conectam profundamente com seus projetos, transmitindo paixão e garra ao longo de cada etapa da competição, é extremamente gratificante. Renova nossas esperanças no futuro”, ressalta.



Conheça os vencedores das demais categorias


Imagina – categoria relacionada ao Ensino Fundamental

1º Lugar – Chama Violeta - metodologia criada para facilitar a chegada e acolhimento via escola de denúncias de violência sexual, principalmente contra crianças e meninas. Foi criada também uma plataforma com trilhas educativas e cursos, além de materiais pedagógicos físicos e digitais. Criado pelos alunos da EMEF Saint-Hilaire, do Rio Grande do Sul.


2º Lugar - Ecotech – Robótica - projeto criado para aumentar o acesso à robótica nas escolas brasileiras. São kits educacionais de baixo custo feitos com materiais recicláveis, que permitem o ensino de robótica por meio de atividades práticas e inovadoras. Foi desenvolvido pela Escola Municipal Dona Maria de Araujo Lobo, de Alagoas.


3º Lugar - Curumim QUIZQUEST - jogo educativo que combina elementos de quiz e aventura para ajudar os estudantes a se prepararem para o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB.

Foi desenvolvido pela Escola Municipal Professor Álvaro César de Carvalho, do estado do Amazonas.




Cria - categoria relacionada ao Ensino Médio

1º Lugar - Grudinho Quiama - O QUIAMA (Química Amiga do Meio Ambiente) é um adesivo repelente, 100% natural, vegano, biodegradável para ser aliado no combate a picadas de insetos como as do mosquito transmissor da dengue. Foi desenvolvido por alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (Campus São Gonçalo).


2º Lugar – EdcuaIGP – é um conjunto de conteúdos, palestras, atividades pedagógicas e lúdicas para serem desenvolvidas no espaço escolar visando promover a igualdade de gênero e a representatividade feminina na política. As atividades estão reunidas no aplicativo EducaIGP, onde é possível ter acesso a produtos físicos e digitais gratuitos e pagos, além de espaço para a contratação de serviços. Foi desenvolvido por estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus Sapiranga).


3º Lugar – Sistema integrado de controle e segurança – é um dispositivo projetado para monitorar a entrada de estudantes, professores e funcionários no ambiente escolar, garantindo um melhor controle sobre o fluxo de pessoas, garantindo maior segurança no ambiente escolar. Foi desenvolvido pela Escola Estadual Ulysses Guimarães, do Mato Grosso.




Inspira - categoria relacionada à Educação Profissional

1º Lugar - AGAIA - dispositivo de detecção e alerta para deslizamento do solo argiloso em locais de vulnerabilidade social, capaz de detectar o acúmulo de água no solo durante as chuvas e disparar alarmes sonoros e visuais, indicando para as pessoas saírem do local. Criado por alunos da ETE Frederico Guilherme Schmidt, do Rio Grande do Sul.


2º Lugar - App Música Por Outros Olhos - aplicativo que oferece uma plataforma acessível para o ensino de música para estudantes com deficiência visual. Um dos diferenciais é o chatbot assistente (a "Cantiga"), baseado em inteligência artificial, que permitirá interação por texto e voz. Apresentado por estudantes do Instituto Benjamin Constant, do Rio de Janeiro.


3º Lugar - GaiaComp - composteira inteligente automatizada, que visa facilitar a rotina do agricultor. A composteira coleta dados em tempo real sobre as condições do composto, permitindo o acompanhamento e a otimização do processo de compostagem. Uma inteligência artificial associada identifica em quantos dias o composto estará pronto para uso. Projeto dos alunos da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, da Paraíba.



Avança – categoria relacionada à Educação Superior

1º Lugar - Apeîara Mapas - mapa tátil para ajudar pessoas com deficiência visual se localizarem em ambientes públicos, incorporando tecnologias voltadas para a acessibilidade e a inclusão. Desenvolvido por alunos do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá, do Amapá.


2º Lugar - Eco-tube - tubete biodegradável que elimina a utilização do plástico e reduz a utilização de adubos químicos, reaproveitando matéria orgânica para gerar economia e agilizar o processo produtivo de mudas de hortaliças e frutíferas. Criado pelos estudantes da Universidade do Estado do Mato Grosso Carlos Alberto Reyes, do Mato Grosso.


3º Lugar - Maia Tech - mentoria de aprendizagem que usa inteligência artificial para ajudar estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) a se prepararem para provas como ENEM e vestibulares. Apresentado por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco, em Pernambuco.



Principais números desta Desafio Liga Jovem:

- 54 mil inscritos


- 12 mil projetos entregues


- Etapa Estadual – 600 projetos, 2.300 estudantes, 4.480 orientadores, 100 bancas online.


- Etapa Regional - 104 projetos dos 26 estados brasileiros mais o DF, 416 estudantes, 103 professores orientadores, 20 bancas regionais online.


- Etapa Final - de 25 a 30 de novembro - 20 instituições, 20 professores orientadores, mais de 100 estudantes, 6 grandes temas: Meio Ambiente e Sustentabilidade (6 projetos); Educação (6 projetos), Inclusão Social e Direitos Humanos (5 projetos); Sustentabilidade e Empreendedorismo (1 projeto); Cultura e Artes (1 projeto); Saúde e Bem-estar (1 projeto).

댓글


Notícias Recentes