top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Comandante do 1º BPAT, Angelo Marcio Ferraz é promovido a Tenente-Coronel

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

GRAMADO - A promoção do comandante da unidade com sede em Gramado faz parte de um pacote de mais de 2,1 mil ascensões na Brigada Militar e no Corpo de Bombeiros.


ree

O comando da Brigada Militar na Região das Hortênsias inicia o ano de 2026 com uma importante atualização em sua hierarquia. O Major Angelo Marcio Ferraz, comandante do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), foi promovido ao posto de Tenente-Coronel. A ascensão foi oficializada por ato assinado pelo Governo do Estado em 30 de dezembro de 2025, integrando uma lista que contemplou 2.172 servidores da segurança pública estadual. O Tenente-Coronel Angelo, que ingressou na corporação em 2005 e possui vasta experiência em unidades operacionais de Porto Alegre e da Serra Gaúcha, assumiu o 1º BPAT em junho de 2025. Agora, o oficial consolida sua liderança à frente do batalhão sediado em Gramado e responsável também por Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Nova Petrópolis e Picada Café, reforçando o policiamento em uma das regiões de maior visibilidade turística do Brasil.



ree


A Região das Hortênsias possui seu próprio Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO Hortênsias), com sede em Gramado. Antes, a região era subordinada a comandos de outras cidades (como Caxias do Sul).




ree



Governador Eduardo Leite sanciona Lei de Organização Básica da Brigada Militar (BM)


RIO GRANDE DO SUL - Norma atualiza competências da corporação, alinhando atuação da BM aos desafios contemporâneos da segurança pública


O governador Eduardo Leite sancionou, dia 24 de dezembro de 2025, a Lei de Organização Básica (LOB) da Brigada Militar (BM), aprovada pela Assembleia Legislativa, no dia 16 de dezembro. A assinatura ocorreu no quartel do Comando Geral da BM, em Porto Alegre. A nova legislação estabelece diretrizes para a estrutura e o funcionamento da BM, com foco na modernização e na eficiência institucional.


No âmbito da organização da Brigada Militar, a Lei Complementar 497/2025 unifica a estrutura organizacional e fixa o efetivo, garantindo maior sistematicidade para decisões futuras. A partir da nova norma, a criação de qualquer novo Órgão de Polícia Militar (OPM) deverá, obrigatoriamente, contar com previsão de dotações orçamentárias, de pessoal e de material, além da apresentação de estudo técnico elaborado pela própria Brigada Militar.


A LOB também atualiza as competências da Instituição, alinhando a atuação da Brigada Militar aos desafios contemporâneos da segurança pública. Entre os avanços, a lei reconhece formalmente como competência institucional a atuação da BM na proteção ambiental, incluindo a prevenção de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e a lavratura de autos de infração ambiental.


O governador apontou que a modernização da legislação se soma aos esforços e investimentos empreendidos pelo Estado na qualificação da segurança pública.


“É uma atualização da estrutura da BM, adaptada aos novos tempos, e uma consolidação do nosso compromisso com a segurança. Tivemos a maior renovação da frota dos últimos governos, o maior investimento em equipamentos, tecnologias e armamentos e o maior ingresso de efetivos policiais nas últimas décadas na Brigada Militar. Vamos garantir a melhor estrutura para continuar enfrentando o crime e trazendo os melhores resultados para a segurança pública, como os que alcançamos em 2025, que está chegando ao fim como o ano mais seguro da série histórica no RS”, enfatizou o governador Eduardo Leite.


O comandante-geral da BM, coronel Cláudio Feoli, falou sobre algumas das modernizações. “É uma atualização das nossas estruturas que prevê, por exemplo, a criação da base aeropolicial de Santa Maria e a consequente criação do comando de aviação da Brigada Militar, para que possamos adequar as estruturas que estão vindo, como os cinco helicópteros que foram adquiridos e devem chegar ao longo de 2026 e 2027”, declarou. Fonte Governo do RS


Comentários


Notícias Recentes

bottom of page