"Cinco Tipos de Medo" ganha o Kikito principal do 53º Festival de Cinema de Gramado
- Tela Tomazeli | Editora
- há 3 dias
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Atualizado: há 20 horas
GRAMADO, RS - "Neste artigo, trazemos uma reflexão sobre o festival, abordando os vencedores de todas as categorias, os 11 dias de evento e o papel da imprensa, tudo sob a nossa perspectiva. Nossa cobertura não se aprofunda em análises técnicas, pois nosso foco é a comunicação local e o relacionamento com a comunidade, como sempre fazemos."

A produção mato-grossense saiu de Gramado com quatro Kikitos

O Festival de Cinema de Gramado encerrou sua 53ª edição neste sábado, 23 de agosto, após 11 dias de intensa celebração do cinema brasileiro. O evento consagrou o filme "Cinco Tipos de Medo", de Bruno Bini, como o grande vencedor da noite, levando para casa quatro troféus Kikito, incluindo o de Melhor Filme.
A produção mato-grossense também garantiu os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Montagem para o próprio Bini, além de Melhor Ator Coadjuvante para o rapper e ator Xamã. O filme entrelaça as vidas de cinco personagens: um músico em luto, uma enfermeira em um relacionamento abusivo, uma policial em busca de vingança e um advogado com segundas intenções.
Os destaques da premiação
A noite premiou diversos talentos do cinema nacional. O Kikito de Melhor Direção foi para Laís Melo, pelo filme "Nó", que também venceu Melhor Fotografia e foi eleito o Melhor Longa Brasileiro pelo Júri da Crítica.
O ator Gero Camilo foi agraciado com o Kikito de Melhor Ator por sua atuação em "Papagaios", que também conquistou o Prêmio do Júri Popular, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som. Já o prêmio de Melhor Atriz ficou com Malu Galli, por sua performance em "Querido Mundo". Aline Marta Maria levou o Kikito de Melhor Atriz Coadjuvante por "A Natureza das Coisas Invisíveis".
Na mostra de documentários, o vencedor foi "Lendo o Mundo", de Catherine Murphy e Iris de Oliveira, que conta a história do trabalho de alfabetização de Paulo Freire no nordeste brasileiro.
Com uma programação diversificada que incluiu mostras estudantis, debates de mercado e sessões infantis, o 53º Festival de Cinema de Gramado se consolidou mais uma vez como a principal vitrine do audiovisual brasileiro. O sucesso da edição já prepara o público para o próximo encontro: o 54º Festival de Cinema de Gramado já tem data marcada para 12 a 22 de agosto de 2026.
Lista Completa dos Premiados
Melhor Filme: "Cinco Tipos de Medo", de Bruno Bini
Melhor Direção: Laís Melo, por “Nó”
Melhor Ator: Gero Camilo, por “Papagaios”, de Douglas Soares
Melhor Atriz: Malu Galli, por "Querido Mundo", de Miguel Falabella
Melhor Roteiro: Bruno Bini, por "Cinco Tipos de Medo"
Melhor Fotografia: Renata Corrêa, por "Nó", de Laís Melo
Melhor Montagem: Bruno Bini, por "Cinco Tipos de Medo"
Melhor Trilha Musical: Alekos Vuskovic, por "A Natureza das Coisas Invisíveis", de Rafaela
Camelo
Melhor Direção de Arte: Elsa Romero, por "Papagaios", de Douglas Soares
Melhor Atriz Coadjuvante: Aline Marta Maria, por "A Natureza das Coisas Invisíveis", de Rafaela
Camelo
Melhor Ator Coadjuvante: Xamã, por "Cinco Tipos de Medo", de Bruno Bini
Melhor Desenho de Som: Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes, por "Papagaios", de
Douglas Soares
Prêmio Especial do Júri: "A Natureza das Coisas Invisíveis", de Rafaela Camelo
Menção Honrosa: "Sonhar com Leões", de Paolo Marinou-Blanco
Melhor Filme pelo Júri Popular: "Papagaios", de Douglas Soares
Melhor Filme pelo Júri da Crítica: "Nó", de Laís Melo
Melhor Longa-metragem Documentário: “Lendo o Mundo", de Catherine Murphy e Iris de
Oliveira
Menção Honrosa Documentário: "Para Vigo Me Voy!", de Lírio Ferreira e Karen Harley

A Imprensa

"Um aspecto crucial desta edição do evento: a imprensa foi colocada onde sempre deveria estar, na primeira fila. Há anos defendo essa premissa, pois eles estão ali para trabalhar."
Imprensa, influenciadores e a gestão de Relacionamento em Gramado
Em um mundo onde a informação flui em múltiplas plataformas – da mídia impressa à digital – é fundamental entender os papéis e as responsabilidades de cada agente de comunicação. Em eventos grandiosos como o Festival de Cinema de Gramado, essa distinção se torna ainda mais evidente e crucial para o sucesso da comunicação.
Jornalista x Influenciador: Papéis complementares
Jornalistas e influenciadores atuam com propósitos distintos, mas que, juntos, formam um ecossistema de divulgação completo. O jornalista tem a missão de informar com objetividade e credibilidade. Ele apura fatos, analisa o evento de forma crítica e produz reportagens aprofundadas, buscando sempre a isenção e precisão. Por isso, seu acesso a coletivas e salas de imprensa é estratégico.
Já o influenciador busca o engajamento através da experiência pessoal. Seu foco está em criar conteúdo que reflete sua vivência no evento, conectando-se diretamente com sua audiência de forma visual e de entretenimento. Enquanto o jornalista se dedica à credibilidade dos fatos, o influenciador se concentra na experiência e na conexão pessoal.
A necessidade de profissionalização na gestão
A Gramadotur, a Prefeitura de Gramado e a Secretaria de Turismo pedem a colaboração da imprensa e dos influenciadores em todos os eventos locais, mas essa relação informal se torna um impasse em eventos maiores. A falta de um plano de gestão diplomático faz com que a assessoria de imprensa dos eventos acabe assumindo um papel que deveria ser pré-estabelecido pelos organizadores.
É preciso que a Gramadotur e a Secretaria de Turismo administrem essa relação de forma proativa. O ideal é criar um cadastro de imprensa e influenciadores locais, detalhando a abordagem e o público de cada um. Isso permitiria que, antes de cada evento, os organizadores pudessem reunir esses profissionais, esclarecer as possibilidades de acesso e alinhar as expectativas.
Dessa forma, o relacionamento com a imprensa e os influenciadores locais, que são cruciais para o Turismo e para a cobertura do evento, se torna transparente e baseado em responsabilidade mútua.
A responsabilidade de todos
O relacionamento com a mídia é um via de mão dupla. Os profissionais locais precisam apresentar sua demanda e justificar o retorno que podem oferecer. Fica insustentável para uma assessoria de imprensa contemplar a todos sem um critério claro, pré-estabelecido pelo poder público, que, como dissemos, passa o ano pedindo 'por favor' para trabalharem positivamente a imagen de Gramado. Ao entender que a cobertura jornalística e a divulgação dos influenciadores são papéis distintos, os acessos podem ser igualmente distintos, sem gerar atritos.
Em um contexto onde o relacionamento é a chave, a assessoria de imprensa da Palavra demosntrou eficácia ao lidar com cada situação individualmente. É o momento de Gramadotur, Prefeitura e Secretaria de Turismo olharem para essa questão de forma estratégica, garantindo que a comunicação de Gramado continue a ser um diferencial.
Aqui estão os links com a cobertura do Gramado Magazine no Festival de Cinema https://www.gramadomagazine.com.br/eventos/festival-de-cinema
Tela Tomazeli
Editorta
Os 11 dias de Festival em Gramado
O 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, transformou a Serra Gaúcha em um ponto de encontro para o melhor do audiovisual nacional. Durante 11 dias, o evento se consolidou como um palco vibrante para o cinema, atraindo um público estimado em 40 mil pessoas.
O festival não se resumiu apenas às premiações. Sua programação completa e diversificada ofereceu um panorama da produção cinematográfica brasileira e gaúcha, exibindo 74 filmes entre curtas e longas.
O evento foi estruturado em diversas frentes:
Mostras Competitivas: O coração do festival bateu forte com as cinco mostras que premiaram o talento de cineastas de todo o país. Foram exibidos longas-metragens brasileiros de ficção e documentários, além de curtas e longas gaúchos.
Formação e Mercado: O Conexões Gramado Film Market foi o espaço para debates, encontros de negócios e a troca de experiências entre profissionais do setor. Paralelamente, as mostras Nacional de Cinema Estudantil e Educavídeo abriram as portas para a nova geração de talentos, reforçando o papel do festival na formação de futuros cineastas.
Acessibilidade e Homenagens: Atividades como a Sessão Infantil e o projeto Cinema nos Bairros levaram a sétima arte a um público mais amplo. Além disso, o festival prestou justas e emocionantes homenagens a grandes nomes do cinema brasileiro: Rodrigo Santoro (Troféu Kikito de Cristal), Mariza Leão (Troféu Eduardo Abelin) e Marcélia Cartaxo (Troféu Oscarito).
Prêmios Gaúchos
Clique aqui para ver os vencedores
O 53º Festival de Cinema de Gramado reafirmou sua relevância como a principal janela de lançamentos e celebração do cinema nacional. O evento se despede com a sensação de dever cumprido e a certeza de que a próxima edição, em 2026, continuará a ser um dos mais importantes palcos do audiovisual na América Latina.
Reflexão
O Festival de Cinema de Gramado, com seus 11 dias, transcorreu sob um clima predominantemente bom, o que sempre favorece o evento. A presença do ator Rodrigo Santoro foi, sem dúvida, o ponto alto. Sua participação, em conjunto com sua esposa Mel Fronckowiak, reforçou o brilho do Festival.
Na minha opinião, o primeiro fim de semana foi o mais notável. Acompanhei diversos filmes, com algumas produções me cativando e outras me gerando resistência. Uma observação, já destacada pelo comentarista Zanin, é a aparente tendência de "distributividade" nas premiações. Não julgo as escolhas, mas percebo que o Festival de Gramado tem conquistado a fama de dar destaque a quase todos os participantes. Se isso é bom ou ruim, não sei, apenas constato.
A força de Gramado está na forma como o Festival é recebido. A cidade se diferencia pela sua hospitalidade, segurança e pelos espaços de confraternização. É um "cluster" de proximidade que torna nosso festival um momento afetivo. Conversando com profissionais do cinema, a percepção é de que a estrutura de recepção do evento é satisfatória. Embora eu, como moradora, sempre deseje mais.
Quanto ao retorno financeiro para a cidade, os parâmetros de sucesso são claros: para o prefeito, a falta de vagas de estacionamento; para os empresários, hotéis e restaurantes lotados. Não é uma crítica, apenas a constatação da realidade.
O movimento foi bom? Após uma movimentada temporada de inverno, a cidade não esvaziou. O Festival trouxe um novo fluxo, concentrado principalmente no segundo fim de semana, impulsionado pelas festas eletrônicas.
Vale lembrar que o "glamour" do passado, com as tradicionais festas de Abertura, Encerramento, o "Vanerão da RBS" e o "Churrasco na Vala", já não existe. Os tempos mudaram, e o formato se adaptou a uma nova realidade, longe do ideal de "Oscar em Gramado". Estamos no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Gramado, em um momento de reconstrução, "peleando" para dar conta das contas.
Essa mudança de formato também se reflete na dinâmica atual. As festas do último fim de semana são resultado de parcerias do passado, onde empresas de bebidas patrocinaram em troca de algo. Ninguém dá nada de graça. Este é o resultado.
"O Festival de Cinema de Gramado foi criado com um objetivo principal: expor o nome da cidade na mídia espontânea. O raciocínio era simples e eficaz: 'Vamos trazer artistas famosos que a imprensa virá'. É claro que os tempos mudaram, e hoje a pauta do 'politicamente correto' é dominante. Mas, como boa gramadense, eu gosto de lembrar de onde viemos e qual era a nossa intenção."
Tudo o que foi dito aqui não é uma crítica, mas sim uma observação. Talvez a situação possa mudar se a Prefeitura conceder a gestão do Festival, algo que já foi cogitado pelo prefeito Nestor. Vamos aguardar as próxima cenas!
Tela Tomazei
Editora gramadomagazine.com.br
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