Pessoal e Intransferível é o ambiente proposto por Ivan Andrade. O estar íntimo exterioriza a personalidade dos moradores da casa. Foi criada uma atmosfera de energia com cores e sombras com o uso da madeira escura revivendo um ambiente místico e instigante. Criativamente, foram usadas estampas de grande dimensão, objetos alusivos às crenças africanas e cores vibrantes. Da paleta de laranjas, Cerâmica Mineira é o nome do tom que colore paredes e tetos, em um espaço aconchegante e marcante ao mesmo tempo. (Foto de capa)
A Casacor Rio Grande do Sul 2023, edição gaúcha da maior mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, está aberta até o dia 22 de outubro, com 38 ambientes elaborados com inspiração no tema Corpo & Morada. Em um circuito de visitação de 7.000 m² no coração do bairro Bela Vista, em Porto Alegre, a 31ª edição do evento traz ao público o charme e o aconchego das casas, nos mais variados estilos, resgatando o valor inestimável de momentos em família e entre amigos. Para isso, conta com a Coral como tinta oficial, dando consultoria aos arquitetos e mostrando o poder transformador das cores, dos neutros aos tons mais vibrantes.
“A cor é um elemento essencial e indissociável da marca Coral, por isso ficamos felizes em trazer, mais uma vez, nossa expertise para a edição gaúcha, auxiliando os profissionais a materializarem suas ideias e a criarem espaços personalizados pelo uso das cores”, afirma Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel Latam – fabricante da Coral. “Apesar de difundido o poder das cores em nossas vidas, nem sempre elas são levadas em consideração nos lares brasileiros, normalmente o branco e o cinza imperam. Essa é uma oportunidade de mostrarmos que mesmo entre os neutros um toque de cor faz toda a diferença na pintura de paredes e – por que não? – tetos”, comenta a executiva.
Lisiara Camargo Simon
Logo na entrada do circuito, a cor Silêncio do Inverno, a Cor do Ano da Coral em 2023 nos conecta com a natureza do entorno. Esse mesmo tom, mistura de bege com verde que compõe a paleta de neutros, também aparece na SPIRO, de Lisiara Camargo Simon, acompanhado de diversas cores entre vermelhos, azuis, verdes e cinzas, como Perfume de Figo (Paredes e Móveis); Verde Araucária (Paredes e Teto); Branco Cru (Paredes e Teto); Cinza Concreto (Teto); Véu (Teto); Azul Planetário (Paredes) e Cabaré (Paredes), que ganham destaque com as aplicações de Textura Rústica e Textura Efeito.
Andréa Magalhães
Já a Casa Viva de Andréa Magalhães, de 76 m², conta com um forte viés contemporâneo, ressaltando a convivência e enfatizando a conexão entre corpo e morada. A cozinha, inspirada nas linhas italianas e vegetação brasileira, é inclusiva, convidando ao convívio. O espaço de living é integrado e um grande sofá permite o aconchego sem deixar de lado o estilo e a estética. Para uma atmosfera mais aconchegante, foi utilizado o efeito aveludado do Velvet e os tons Branco Minimalista (teto) e Recado de Amor (paredes).
Eduardo Machado Arquitetura
Utilizando cores e objetos de acervo pessoal como diferenciais na composição do ambiente Espaço Ser/Estar & Viver, o projeto do escritório Eduardo Machado Arquitetura reinventa o espaço como um local para literalmente ser, estar e viver. A iluminação skyline suave e a lareira auxiliam na criação da atmosfera aconchegante. Os móveis soltos também são destaque no ambiente, como cadeiras e poltronas que convidam ao aconchego e o exclusivo aparador desenhado pelo arquiteto especialmente para a mostra. Para o clima de conforto ao reunir amigos e família, foram escolhidas as cores Trilha Verde (paredes) e Branco Cru (Teto).
Hecher Yllana Arquitetos
Alma da Casa é o ambiente de Hecher Yllana Arquitetos. A proposta consiste em um espaço intimista, predominando os tons pretos e bege no mobiliário fixo e acabamentos, incluindo as paredes. Com peças exclusivas desenhadas pelo próprio escritório, em uma atmosfera agradável, para receber em casa, agregar cores e sabores em um espaço de Estar Gourmet leve, elegante, simpático e de vanguarda. Nos 40 m², é possível encontrar cores neutras como Branco Areia, Branco Cru e Lápis Preto, além do efeito Velvet.
Sabrina Sbardelotto
Já o projeto do dormitório Primeira Infância, de Sabrina Sbardelotto, foi criado em conceito montessoriano, com o foco em proporcionar liberdade e estimular a curiosidade dos pequenos enquanto se garante a segurança. Nele, a criança tem a independência necessária para explorar e viver suas próprias experiências, afinal, os primeiros anos de vida são recheados de descobertas. Da família de off whites, a paleta do ambiente conta com a cor Camurça Rosa, com efeito Velvet para enfatizar o clima de aconchego, Pérola Natural e Templo de Oração. Serviço 31ª Casacor Rio Grande do Sul Quando: de 25 de agosto a 22 de outubro Onde: Rua Carlos Trein Filho, 705 – bairro Bela Vista – Porto Alegre/RS Horários de funcionamento: Terça-feira a sexta-feira: das 13h às 20h30 (visitação até 22h) Sábados: das 12h às 20h30 (visitação até 22h) Domingos e feriados: das 12h às 20h (visitação até 21h30) Mais informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/rio-grande-do-sul/ Fotos: Cristiano Bauce
Comments