150 anos da chegada da Imigração Italiana, Gramado edifica homenagem
- Tela Tomazeli | Editora
- há 15 horas
- 4 min de leitura
IMIGRANTES
Vieram para o Brasil em torno de 600 mil italianos, entre 1875 e 1900. Até 1930, 1.400 mil italianos chegaram ao Brasil. Cerca de 40/ (quarenta por cento) ficaram no Rio Grande do Sul.
IMIGRAÇÃO NO RS
"20/05/1875, no Campo dos Brugres, hoje Caxias do Sul, é registrada a chegada dos italianos no RS. Há várias informações sobre os locais dos primeiros assentamentos, mas nem todos permaneceram. A corrente migratória teve intervalos, muitos seguiram o Rio das Antas e foram além, formando pequenos povoados que, pelas dificuldades naturais mudavam de local....Uma das áreas de forte colonizacão foi o interior de Farroupilha, formado pelas famílias Perini, Radaelli, Benetti entre outras. Em Farroupilha existe o 'Vale Trentino' formado por 100% de italianos.
Em Gramado temos como marco zero o ano de 1885, na Linha Nova e em seguida na Linha 28, pelas famílias de Agusto e Josephina Bordin. A nonna Angelina, primeira filha de Augusto e Josephina Bordin nasceu no dia 24.12.1895, e na certidão de nascimento consta como endereço a " estrada que leva ao local chamado Quilombo" ". Fonte destas informações: Gilnei Ricardo Casagrande - Diretor Cultural do Circolo Trentino de Gramado e pesquisador da imigração no RS.
(Augusto Bordin era meu bisavô - Tela Tomazeli)
CIRCOLOS TRENTINOS
O Circolo Trentino é uma associação ou grupo de pessoas que se identificam com a cultura, tradições e história da região italiana de Trentino, incluindo a parte italiana do antigo Trentino-Alto Ádige (Tirol do Sul).
EM GRAMADO
O Circolo Trentino de Gramado trabalha para marcar a chegada da colonização italiana no Brasil, que culmina no dia 26 de maio de 2025, com a inauguração de um monumento a imigração, na Praça das Etnias.
O MONUMENTO
Um marco que o município de Gramado, através do Circolo Trentino, com presidência de Pedro Andreis, diretoria, associados, artistas envolvidos e poder público, deixa de legado a toda a colonização italiana da Serra Gaúcha.


O monumento comemorativo dos 150 anos da imigração italiana representa uma cena do cotidiano dos imigrantes, concebida como uma janela ou portal que conecta passado e presente. A obra traz imagens figurativas de forma estilizada e contemporânea, propondo um diálogo entre memória e atualidade. Criado e doado pra o Circolo, pela artista plástica Débora Irion, o projeto reúne quatro materiais — pedra, ferro, madeira e cristal — que, de maneira inusitada, se complementam e se fundem. Os elementos da escultura interagem entre três planos principais, criando formas em relevo e vazadas que conferem profundidade e dinamismo à composição.
Com aproximadamente 4m de largura x 2,5m altura, 'o monumento foi concebido utilizando pedra, ferro, madeira e cristal, fontes motoras do desencolvimento de Gramado', diz Pedro Andreis. 'As pedras que foram fundamentais para fazer a base, o ferro para a indústria metalurgica, a madeira dos móveis, e mais recentemente os cristais', explica o presidente do Circolo Trentino.
A execução do monumento contou com a colaboração de artistas experientes: Bino Ferreira no trabalho em ferro, Ênio Fritsch na madeira, e a empresa Cristais de Gramado, representada por Telmo Gomes na confecção das peças em cristal.
Instalado na Praça das Etnias, junto à Casa Italiana, conduzida pelo Circolo Trentino di Gramado, presidida por Pedro Andreis, o monumento se torna um marco histórico e simbólico da representatividade dos imigrantes italianos que chegaram à região e contribuíram significativamente para a construção da cidade de Gramado.
A SOLENIDADE
A entrega do Monumento à Imigração Italiana no Brasil, em Gramado, acontece no dia 26 de maio, às 10h30, na Praça das Etnias. A comunidade está convidada a participar. Na oportunidade estará presente o Trentini nel Mondo, circolo Trentino que vem da Itália em uma comitiva de 40 pessoas, que visita vários municípios do Brasil, trazendo consigo uma muda de parreira para ser plantada. Em Gramado ela será enraizada junto a Praça das Etnias, próxima a Casa Italiana, hoje museu com objetos dos colonizadores de Gramado.
A solenidade, dia 26, 10hh30, na Praça das Etnias, acontece com qualquer tempo. Em caso de chuva venham com seu guarda-chuvas.
ROTEIRO GASTRONOMICO
A comemoração, além dos filós realizado na Rua Coberta, em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado, abrange um roteiro gastronômico italiano que envolve restaurantes de empresários associados ao Circolo Trentino de Gramado: MLBK, Cantina Pastasciutta, Nonno Mio e Il Piacere. Vamos colocar abaixo os pratos e descritivo de cada um.
MLBK Restaurante

Cantina Pastasciutta

Il Piacere

Nonno Mio

O caminho do circuíto gastronômico dos 150 Anos


Comentarios