top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Avaliação Nacional de Vinhos faz história e mostra a força do vinho brasileiro em novas regiões produtoras

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 46 minutos
  • 6 min de leitura

VITIVINICULTURA - Três das 16 amostras mais representativas são de vinícolas fora do Rio Grande do Sul, na maior edição na história do evento marcada pela diversidade de terroirs



ree


A 33ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025 reafirmou o caráter plural, diverso e em constante evolução do setor vitivinícola brasileiro. O evento, que reflete o avanço técnico e a consolidação de novas fronteiras produtivas, mostrou que o vinho do Brasil conquista cada vez mais representatividade em diferentes regiões do país. Pela primeira vez na história, três das 16 amostras mais representativas da safra são de vinícolas fora do Rio Grande do Sul, berço da vitivinicultura nacional. A presença de rótulos de São Paulo e do Distrito Federal, somada à de vinhos da Serra Gaúcha, Campanha Gaúcha e Campos de Cima da Serra –, confirma o amadurecimento e a força do vinho brasileiro em novas e tradicionais áreas produtoras, resultado de investimento técnico, conhecimento e da riqueza de terroirs espalhados pelo território nacional.


A diversidade também se expressa nas castas: 15 variedades de uva estão entre as 16 amostras selecionadas, evidenciando a amplitude de estilos, a versatilidade dos terroirs e o potencial enológico do Brasil. As notas medianas obtidas na Degustação de Seleção, conduzida por 90 enólogos que avaliaram as amostras às cegas seguindo normas internacionais, variaram entre 90 e 95 pontos, demonstrando o alto nível de qualidade da Safra 2025.



“A Avaliação Nacional de Vinhos é a degustação do futuro porque permite ao público antecipar, com base técnica e transparência, o que o Brasil terá no mercado nos próximos meses. Este ano, o que vimos foi um retrato fiel da evolução do setor, com qualidade elevada, novas regiões se afirmando e uma pluralidade de estilos que traduzem a força e a diferenciação do vinho brasileiro. É um momento de celebração e aprendizado, que reafirma a missão da ABE de promover conhecimento e valorizar o trabalho de quem faz o vinho no país”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Mário Lucas Ieggli.



Mais do que uma degustação, a Avaliação Nacional de Vinhos é um marco técnico e cultural do setor, consolidando-se como o maior e mais importante encontro do vinho brasileiro. É o momento em que produtores, enólogos, sommeliers, jornalistas e apreciadores de todas as regiões se reúnem para brindar a representatividade de uma safra e compreender os caminhos da vitivinicultura nacional.



Nesta edição, cerca de 800 apreciadores acompanharam a apresentação das 16 amostras mais representativas da Safra 2025, degustadas simultaneamente no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). O público foi conduzido por um painel de comentaristas do Brasil, da África do Sul, do Chile, da Espanha, da Itália, do México, Portugal e do Uruguai, formado por profissionais de diferentes áreas, refletindo a proposta da ABE de conectar o vinho brasileiro a públicos diversos.



Troféu Vitis 2025

Tradicionalmente, a ABE presta homenagem a personalidades que se destacam na valorização e promoção do vinho brasileiro. Nesta edição, o Troféu Vitis 2025 Amigo do Vinho Brasileiro foi concedido ao deputado estadual Guilherme Pasin, em reconhecimento ao seu compromisso com o fortalecimento do setor, à defesa de políticas públicas voltadas à vitivinicultura e à criação de iniciativas que ampliam o alcance e a visibilidade do vinho nacional. Já o Troféu Vitis 2025 Enológico foi entregue ao enólogo e ex-presidente da ABE Ademir Brandelli, cuja trajetória une técnica, pioneirismo e legado. Fundador da Vinícola Don Laurindo, Brandelli é símbolo de integridade e de dedicação à vitivinicultura, tendo contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento do Vale dos Vinhedos e para a consolidação da identidade do vinho brasileiro no país e no mundo.



ree



AS 16 AMOSTRAS REPRESENTATIVAS E SEUS COMENTARISTAS


VINHO BASE ESPUMANTE

1. Pinot Noir – Vinícola Geisse (Pinto Bandeira/RS)

  • Mediana de Seleção – 93

  • Comentarista: enólogo André Donatti (Brasil)

  • Nota da comentarista – 95


2. Pinot Noir – Casa Valduga (Bento Gonçalves/RS)

  • Mediana de Seleção – 92

  • Comentarista: Guilherme Pasin (Brasil)

  • Nota da comentarista – 95



VINHO BRANCO NÃO AROMÁTICO

3. Riesling Itálico – Vinícola Gaio (Flores da Cunha/RS)

  • Mediana de Seleção – 90

  • Comentarista: Jesús Enrique de Las Heras Roger (Espanha)

  • Nota da comentarista – 95


4. Chardonnay – Vinícola Gazzaro (Flores da Cunha/RS)

  • Mediana de Seleção – 92

  • Comentarista: José Arruda (Portugal)

  • Nota da comentarista – 94



VINHO BRANCO AROMÁTICO

5. Sauvignon Blanc – Vinícola Philosophia (São Roque/SP)

  • Mediana de Seleção – 92

  • Comentarista: Adriaan Oelofse (África do Sul)

  • Nota da comentarista – 94


6. Moscato Giallo – Vinícola Grutinha (Caxias do Sul/RS)

  • Mediana de Seleção – 90

  • Comentarista: Luigi Piva (Itália)

  • Nota da comentarista – 95



VINHO ROSÉ

7. Cabernet Fran – Vinhos Casacorba (Nova Roma do Sul/RS)

  • Mediana de Seleção – 91

  • Comentarista: enólogo Giovani Giotto (Brasil)

  • Nota da comentarista – 95


VINHO TINTO JOVEM

8. Pinot Noir – Cooperativa Vinícola Aurora (Bento Gonçalves/RS)

  • Mediana de Seleção – 91

  • Comentarista: Heloísa Bertoli (Brasil)

  • Nota da comentarista – 92


9. Rebo – Vinícola Campestre (Vacaria/RS)

  • Mediana de Seleção – 90

  • Comentarista: Vittorino Novello (Itália)

  • Nota da comentarista – 92


VINHO TINTO

10. Marselan - Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa (Brasília/DF)

  • Mediana de Seleção - 94

  • Comentarista: Elói Zorzetto (Brasil)

  • Nota da comentarista – 94


11. Cabernet Sauvignon – Nova Vinhos e Espumantes (Flores da Cunha/RS)

  • Mediana de Seleção – 93

  • Comentarista: Quintin Testa (México)

  • Nota da comentarista – 92

12. Cabernet Franc – Vinícola Don Guerino (Alto Feliz/RS)

  • Mediana de Seleção – 93

  • Comentarista: Julio Carlos Ziegelmann (Brasil)

  • Nota da comentarista – 94


13. Merlot – Vinícola Cerro de Pedra (Candiota/RS)

  • Mediana de Seleção – 93

  • Comentarista: Juan Alba (Brasil)

  • Nota da comentarista – 93


14. Tannat – Vinícola Monte Reale (Flores da Cunha/RS)

  • Mediana de Seleção – 93

  • Comentarista: Gabriela Zimmer (Uruguai)

  • Nota da comentarista – 93


15. Cabernet Franc/Syrah/Marselan – Vinícola Ercoara (Brasília/DF)

  • Mediana de Seleção – 94

  • Comentarista: Felipe de Solminihac (Chile)

  • Nota da comentarista – 94


16. Touriga Nacional/Tannat/Petit Verdot/Tempranillo/Merlot/Cabernet Sauvignon – Vinícola Miolo (Bento Gonçalves/RS)

  • Mediana de Seleção – 95

  • Comentarista: Stêvão Limana (Brasil)

  • Nota da comentarista – 94



Clique no PDF para ver todos os dados.


Empresa Participante / Variedades / Armazenado em / Período Colheita / Categoria / Grupo



Nome Fantasia / Cidade da empresa / Região de origem das uvas / Categoria / Grupo / Período de Colheita / Variedade / Degustador Comentarista



Crédito: Jeferson Soldi
Crédito: Jeferson Soldi


A AVALIAÇÃO EM DADOS E NÚMEROS

O que? 33ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2025

Quando? 25 de outubro de 2025

Onde? Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Público dia 25 de outubro – 800 apreciadores do Brasil (AM, BA, DF, ES. GO, MG, PE, PR, RJ, RS, SC e SP), Chile, Itália, Portugal e Uruguai


NÚMERO DE AMOSTRAS – 533

Base Espumante – 81 – 15,2%

Branco não aromático – 73 – 13,7%

Branco aromático – 55 – 10,3%

Rosé – 39 – 7,3%

Tinto jovem – 30 – 5,7%

Tinto – 255 – 47,8%

Vinícolas – 76


Estados das vinícolas - Bahia 09, Distrito Federal 23, Espírito Santo 02, Goiás 01, Minas Gerais 22, Rio de Janeiro 05, Rio Grande do Sul 446, Santa Catarina 06 e São Paulo 19

Degustação de Seleção – 90 enólogos

Serviço do Vinho – Mais de 100 alunos do Curso de Viticultura e Enologia do IFRS- BG, IFSC – Urupema; UNIPAMPA – Dom Pedrito; IFSUL - Campus Visconde da Graça; UCS – Caxias do Sul.

Volume de vinhos degustado – 1.280 garrafas – 960 litros (80 garrafas por amostra)

Troféu Vitis 2025 Amigo do Vinho Brasileiro – Guilherme Pasin

Troféu Vitis 2025 Enológico – Ademir Brandelli


COMENTARISTAS: 16

Brasil

André Donatti - Enólogo

Elói Zorzetto - Jornalista

Guilherme Pasin - Deputado estadual

Heloísa Bertoli - Executiva de negócios

Juan Alba - Ator e entusiasta do vinho

Julio Carlos Ziegelmann - Executivo de investimentos

Stêvão Limana - Jornalista e sommelier

Giovani Giotto - Enólogo

África do Sul

Adriaan Oelofse - Doutor em Biotecnologia do Vinho


Chile

Felipe de Solminihac - Engenheiro agrônomo e enólogo


Espanha

Jesús Enrique de Las Heras Roger - Engenheiro químico


Itália

Luigi Piv - Engenheiro mecânico

Vittorino Novello - Pós-doutor em Viticultura e Enologia


México

Quintin Testa - Mestre em Qualidade e Produtividade


Portugal

José Arruda – Presidente da Associação Mundial de Enoturismo (Ametur)


Uruguai

Gabriela Zimmer - Sommelière e educadora


ree

Notícias Recentes

bottom of page