top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Aeronave-laboratório da Força Aérea Brasileira, vem do Rio de Janeiro para inspeção no Aeroporto de Canela

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 15 de out.
  • 3 min de leitura

AVIAÇÃO -  O Aeroporto de Canela (RS), que tem passado por um intenso processo de modernização sob a gestão da Infraero, deu um passo crucial para aumentar a segurança de suas operações aéreas. Uma aeronave-laboratório da Força Aérea Brasileira (FAB) está realizando os voos de inspeção e aferição para homologar o novo sistema de auxílio visual instalado no terminal.



Imagem: Fábio Maciel / FAB
Imagem: Fábio Maciel / FAB

A Missão de Certificação do GEIV:

A aeronave, pertencente ao GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) da FAB, sediada na Base Aérea do Rio de Janeiro (fez um pouso em Canoas e, em seguida veio para Canela), tem a missão de certificar o PAPI (Precision Approach Path Indicator), um Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão. Este equipamento é um auxílio visual fundamental que orienta os pilotos a manterem o ângulo correto e seguro durante a aproximação final para o pouso.


  • Procedimento de Aferição: Para garantir que a iluminação e as regulagens do PAPI estejam perfeitamente alinhadas com as normas da aviação, o avião do GEIV precisa realizar a manobra de "descer e arremeter" por várias vezes. A manobra, que simula um pouso e retoma o voo antes de tocar o solo, é o procedimento padrão para esse tipo de homologação.


  • Segurança e Conclusão: O processo de certificação segue os procedimentos da Infraero e já foi concluído com sucesso para a cabeceira 24. Nesta quarta-feira, 15 de outubro de 2025, a equipe da FAB concentra os trabalhos para finalizar a homologação da cabeceira 06.


  • Alerta à Comunidade: As manobras da aeronave, que geraram curiosidade na comunidade, foram executadas com total segurança e controle. Tanto a Defesa Civil quanto o Corpo de Bombeiros foram previamente notificados sobre os testes em andamento, reforçando que não há motivo para preocupação.


A instalação e certificação do PAPI nas duas cabeceiras (06 e 24) é um importante avanço na infraestrutura do Aeroporto de Canela, pois aumenta significativamente a segurança e qualifica o terminal para receber aeronaves de maior porte, como o ATR 72, impulsionando o turismo na Serra Gaúcha.

 


 

ree


 


Aeroporto de Vila Oliva

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Nesta quinta-feira, 16, acontece um almoço em Caxias do Sul, RS, por iniciativa da Prefeitura Municipal e a Secretaria de Aviação Civil e Ministério de Portos e Aeroportos. O evento deve reunir autoridades e entidades de toda a Região, de Gramado já esta confirmada a presença da Agência Visão. Segundo o vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo, é provável que o encontro traga a "autorização para o as obras do aeroporto da Serra Gaúcha em Vila Oliva."


Em manifestação sobre o Aeroporto, no último final de semana, o Governador do Estado, Eduardo Leite, destacou a importância do Aeroporto Regional para a Serra Gaúcha e a região de Caxias do Sul.


 

Investimentos em Acesso e a Confirmação do Aeroporto de Vila Oliva

O Governador Eduardo Leite detalhou o papel do Estado para garantir a infraestrutura de acesso ao novo complexo aeroportuário da Serra Gaúcha, o Aeroporto de Vila Oliva. A iniciativa ocorre em parceria com o Governo Federal (Ministério de Portos e Aeroportos) e a prefeitura de Caxias do Sul, e outros municípios que já trabalham nas suas vias de acesso, como Gramado, sendo o Estado responsável pela viabilização das estradas.



Obras e investimentos do Estado nas estradas de acesso:

Alto Investimento em Estudos: O Estado está contratando o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o anteprojeto das estradas, com um custo estimado de R$ 15 milhões.


Escopo do Projeto: As obras de acesso serão "muito robustas", incluindo estradas e pontes, e levarão ao novo aeroporto, conectando, inclusive, a Região das Hortênsias.


Abrangência do Aeroporto: O futuro Aeroporto de Vila Oliva terá a funcionalidade de atender a todas as cidades da região, incluindo Caxias do Sul e a parte turística de Gramado, além de operar como aeroporto de carga.



Cronograma e próximas etapas:

Contratação Imediata: A expectativa é que a contratação da empresa para realizar o EVTEA e o anteprojeto das estradas ocorra em novembro.


Prazos dos Estudos: A previsão é que o EVTEA e os anteprojetos sejam concluídos no segundo semestre de 2026.


Contratação das Obras: Após a conclusão dos estudos, o Estado poderá encaminhar a contratação, por meio de regime integrado, para a elaboração do projeto executivo e a execução da obra das estradas.


O Governador ressaltou que, enquanto o Governo do Estado se compromete a viabilizar as estradas, a Prefeitura e o Ministério de Portos e Aeroportos avançam com a execução do projeto do Aeroporto.



ree

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page