top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Tannenbaumfest: Um desafio entre o comercial e o comunitário

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • há 1 dia
  • 4 min de leitura

NATAL LUZ - A celebração do 40º Natal Luz de Gramado ganhou um de seus principais momentos com a realização do Tannenbaumfest neste sábado (1º). O evento, que segue a tradição de decorar os pinheirinhos ao longo da Avenida Borges de Medeiros desde a década de 1980, reuniu a comunidade e empresas locais em uma festa de celebração e integração.

 

Concurso e espírito colaborativo

O Tannenbaumfest iniciou com a decoração dos Pinheirinhos, que era feita com topes de fita, pela comissão organizadora do Natal Luz. Ao longo do tempo foram aprimorando, trazendo famílias e depois empresas, para fazer isso ao longo da Avenida Borges de Medeiros. De alguns anos para cá, o evento passou a ser um concurso. Este ano foram decorados 34 pinheirinhos (dos 59 disponibilizados) que concorrem ao Troféu Pinheiro de Cristal.



ree
ree
ree

Crédito: Cleiton Thiele


A tarde de decoração foi animada pela Trupe de Natal e pelo Coro Vozes de Gramado.


 


Opinião


ree

Tannenbaumfest – O desafio de equilibrar tradição comunitária e espírito competitivo no Natal Luz


Tenho conversado com empresários que, tradicionalmente, decoravam árvores no Tannenbaumfest, mas que nos últimos anos se afastaram. A justificativa é que o evento, em sua essência, deixou de ser "comunitário" para se transformar em um concurso onde "alguns são sempre os vencedores". Reconheço que normalmente vencem os melhores, eu mesma já fiz parte do corpo de jurados. Porém, o "espírito" comunitário do evento parece ter se transformado em um espírito comercial.


Tomei a liberdade de comentar com a organização que o conceito original da decoração prevê o nome da empresa no vaso de base e o pinheiro como a 'tela' para a decoração natalina. O que temos visto, em contraste, são pinheiros que quase precisam passar pelo Conselho de Fiscalização de Placas de Gramado, visto que são "outdoor" de marcas.


O pró e o contra do Tannenbaumfest

  • O Pró: A competição eleva a qualidade estética das decorações, e a participação de empresas é vital para sustentar a magnitude do Natal Luz.

  • O Contra: O excesso de apelo comercial e a percepção de que a premiação é inatingível desmotivam a participação espontânea da comunidade, sufocando a essência de confraternização do evento.


Cabe à organização do Natal Luz encontrar a fórmula para recuperar a essência deste evento, garantindo que o Tannenbaumfest seja novamente uma celebração inclusiva da tradição, e não apenas um palco para o marketing de marcas.


Observado os critérios abaixo, oficiais, é feito um chamamento público (necessário por ser um órgão público). A empresa cadastra a documentação solicitada e é aprovada por ordem de chegada. A localização, antes sorteada, agora é vendida. É, o Tannenbaumfest está como um forte apelo comercial, e não comunitário, visto que além do valor, não há mais sorteio e, uma decoração que seja dignamente natalina, não sairá por menos de R$1 mil reais, pensando no básico. Obviamente temos que calcular aqui o valor da árvore de Natal, da base, da placa. Se formos analisar neste sentido, o valor para a participação é justo, o que parece faltar, é a motivação para a comunidade participar. Ai está um bom desafio para a organização do evento!


Por exemplo, eu sinto falta das marcas tradicionais e até famílias, que faziam e ajudaram a dar ao evento a relevância que tem hoje. Como traze-las de volta? Por que não participam mais? Será que algum dia teremos novamente em Gramado eventos que envolvam a comunidade como era antigamente? Creio que estou muito nostálgica neste inicio de novembro...

Relevante minhas observações? Não sei, mas fica o registro!

 

Tela Tomazeli

Editora

 

 

Como funciona para ter uma árvore no Tannenbaumfest

A Gramadotur, autarquia municipal de turismo, abriu seleção pública para as empresas interessadas em participar do Tannenbaumfest, tradicional atração que decora pinheiros natalinos no Natal Luz de Gramado. Em seus 40 anos, serão 59 árvores natalinas dispostas (foram adquiridas 34) ao longo da avenida Borges de Medeiros. O prazo para inscrições vai até 20 de outubro de 2025. O pinheiro melhor decorado será premiado com o troféu Pinheiro de Cristal, confeccionado pela Cristais de Gramado.


O edital completo pode ser acessado em gramadotur.rs.gov.br/licitações. Empresas interessadas em participar devem enviar a documentação por e-mail para licitacoes@gramadotur.rs.gov.br. Após a validação da documentação, a empresa receberá  um e-mail com as instruções para o pagamento da taxa de inscrição.


Neste ano, ao invés de sorteio, as empresas podem escolher a localização do seu pinheiro conforme a disponibilidade no mapa. Quem confirmar a inscrição primeiro, tem prioridade na escolha. A confirmação da inscrição e a reserva do pinheiro serão efetivadas após o pagamento da taxa. Os valores das inscrições variam de R$ 800,00 a R$ 1.200,00, dependendo da localização desejada.


ree

 


O 40º Natal Luz de Gramado segue até 18 de janeiro de 2026.

 

O 40° Natal Luz de Gramado é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco, Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Bradesco. Patrocinador master: Gav Resorts. Copatrocínio: Bradesco Seguros, Coca-Cola e CPFL RGE. Participação especial: Governo do Rio Grande do Sul. Apoio: Havan, RBT Internet, Vinícola Miolo, Hasam Group e Docile. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Tiqueteira oficial: Eleven1 Tickets. Agente cultural: Marca Produções. Financiamento: PRÓ-CULTURA, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – Do lado do Povo Brasileiro.



ree

Comentários


Notícias Recentes

bottom of page