Festa da Colônia de Gramado comemora o melhor resultado em 34 edições
- Tela Tomazeli | Editora
- há 2 dias
- 6 min de leitura
OS NÚMEROS DA FESTA DA COLÔNIA
Os resultados da 34ª Festa da Colônia de Gramado, que encerrou no último domingo, dia 18, no Complexo Expogramado, superaram as mais otimistas previsões. Após ser interrompida em 2024 por conta das chuvas de maio, o evento retornou com pleno vigor e quebrando recordes em todos os setores neste ano. Em 19 dias de programação ininterrupta, o faturamento total dos produtores nos diferentes setores da festa cresceu 47,7% em comparação com 2023.

Conforme relatório da Emater/RS-Ascar – Escritório de Gramado, foram comercializados

15.712 cucas,
8.000 mini-cucas,
5.431 pães,
50 mil pãezinhos de linguiça,
70 mil bolinhos de batata
15 mil bolinhos de aipim, além de serem servidas
17.562 refeições nas cozinhas alemã e italiana
1.009 cafés coloniais.
14.260 quilos de farinha
10 mil quilos de batata
21 mil copos de chopp
De acordo com a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, a edição de 2025 é histórica para os agricultores gramadenses, que ficam com o faturamento integral da festa. “Tivemos o melhor resultado de festa de todos os tempos, o que nos deixa felizes porque sabemos o empenho de todos os colonos. Temos muito a festejar. A festa vem sendo não só o evento mais querido dos gramadenses, mas cada vez mais super visitada pelos turistas”, comemora Rosa Helena.
Para Eugênio Brezolla, um dos responsáveis pelo Restaurante da Nona, a 34ª edição superou todas as outras em resultados. “Faz 11 anos que participo e, desde que comecei, foi a maior de todas. Batemos 10 mil refeições servidas na nossa cozinha”, diz Brezolla.
Quem confirma o crescimento é Roseli Wagner, da Família Wagner Geleias Artesanais, da Linha 15. “O clima ajudou bastante. Tivemos um crescimento de mais de 50% nas vendas em comparação com 2023. Foi cansativo, mas a feira foi boa. A festa é importante para a venda direta e também para fazer contatos”, afirma Roseli.
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, comemora o resultado alcançado na festa. “Foi uma festa linda e histórica! A Prefeitura e a Gramadotur cuidaram de cada detalhe, com o propósito de entregar um evento impecável para os nossos colonos e também aos milhares de turistas e gramadenses que prestigiaram esta edição. Faço um agradecimento especial a todas as equipes de trabalho envolvidas, a dedicação das meninas que representaram nossa corte, aos artistas que animaram e encantaram o público, além é claro, aos nossos produtores rurais que mereciam uma festa desta magnitude”, agradece o prefeito.
Bavária Sport Hotel tem o espantalho mais criativo da 34ª Festa da Colônia de Gramado

O espantalho mais original da 34ª Festa de Gramado é do Bavária Sport Hotel pelo segundo ano consecutivo. O vencedor da Festa dos Espantalhos foi anunciado na última quinta-feira, dia 15, no Palco Principal da Festa, no Complexo Expogramado. Irane Land, diretora da Cristais de Gramado, fez a entrega do Troféu Espantalho de Cristal, produzido pela empresa especialmente para o evento, para Michele Schneider, gerente do Bavária. “Sempre procuramos nos envolver com os eventos, tanto na Festa da Colônia quanto no Natal Luz. O Bavária tem 50 anos e receber o troféu é um reconhecimento importante”, comemora Michele.
Com muita criatividade, sete empresas gramadenses participaram da ação que deu um toque a mais de charme na decoração. Nas lavouras, os espantalhos são utilizados para espantar os pássaros das plantações. Os bonecos estão na avenida Borges de Medeiros, entre o Palácio dos Festivais e a Rua Coberta. Além do Bavária, participaram a Cervejaria Felsen, RBT Internet, Rossi & Zorzanello, Hard Rock Café Gramado, Mini Mundo e Gav Resorts.
Segurança na área rural é tema de encontro na 34ª Festa da Colônia de Gramado

Os representantes das comunidades do interior de Gramado participaram, nesta sexta-feira, dia 16, de encontro com a Brigada Militar. Com o tema “Segurança na Área Rural”, a reunião ocorreu na 34ª Festa da Colônia, que vai até domingo, dia 18, no Complexo Expogramado. O encontro é uma parceria entre a Secretaria da Agricultura e o 1° Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1° BPAT). O comandante da 1ª Companhia de Gramado, capitão Luiz Fernando Pereira Bastos, passou dicas práticas de segurança pública para os produtores rurais que participam da festa. O capitão Guilherme Caneppele, do 22° BPM de Lajeado, também prestigiou a reunião.
O secretário da Agricultura de Gramado, Eliézer de Lima, destaca que a segurança pública é fundamental para o turismo. “Turismo se faz com bem receber, mas também com segurança. Recebemos milhares de turistas na festa e, de nada adiantaria termos os melhores produtos, se não fossemos um destino seguro”, afirma Lima.
Tasca Portuguesa ofereceu gastronomia típica na 34ª Festa da Colônia de Gramado

Caldo Verde, Bolinho de Bacalhau, Cálice Vinho do Porto e uma variedade de doces portugueses, como Pastel de Nata (Belém), Pastel de Santa Clara, Travesseiro de Sintra, Bem-Casados, Toucinho do Céu, Fatia de Braga, Amante do Porto, Camafeu, Quindim, Arroz-doce e Ambrosia são algumas das iguarias típicas de Portugal que puderam ser encontradas na 34ª Festa da Colônia de Gramado. De forma inédita, a etnia portuguesa participou da festa com uma autêntica Tasca Portuguesa, que buscou dar maior visibilidade para a cultura açoriana de Gramado.
Conforme Angela Sayonara de Oliveira, a Professora Lala, presidente do Centro Cultural Açoriano e coordenadora da Casa Portuguesa de Gramado, as tascas são pequenos restaurantes ou botequins rústicos e populares de Portugal, que oferecem petiscos doces ou salgados. “Participamos da festa desde 1986 com o Museu Étnico e os Desfiles de Carreta. No entanto, estamos fazendo, esse ano, o projeto-piloto com a tasca e a receptividade nos surpreendeu positivamente. Os descendentes do povo português estão se sentindo representados! Não visamos lucro, mas sim visibilidade e o sentimento de pertencimento na comunidade”, afirma Lala.
Segundo a professora, os portugueses dos Açores chegaram ao Rio Grande do Sul em 1752 e espalharam sua descendência por todo o Estado, inclusive em Gramado, onde foram os pioneiros povoadores. “Os portugueses vieram antes de qualquer etnia. Quando os alemães e italianos chegaram, já existia um povoado português, onde hoje concebemos como o Centro de Gramado. As terras pertenciam basicamente a dois homens, Tristão de Oliveira e José Manoel Corrêa, que foram vendendo para os imigrantes que aqui chegaram posteriormente”, conta.
Além da Festa da Colônia, Lala frisa que os açor-descendentes pretendem ter essa experiência com iguarias portuguesas na Casa Portuguesa de Gramado, que fica na Praça das Etnias. “Nosso objetivo é abrir a casa em junho com doces e salgados típicos de Portugal”, antecipa.
Nove agroindústrias gramadenses são certificadas na 34ª Festa da Colônia
Nove agroindústrias de Gramado foram certificadas pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) durante a 34ª Festa da Colônia. Com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, do presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz e do vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, a solenidade de entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 14, no Palco Origens, que está instalado no Complexo Expogramado.
O secretário Vilson Covatti destaca que o programa busca apoiar a legalização e implantação de agroindústrias familiares, visando a melhoria das condições de vida dos agricultores e a agregação de valor à produção. “Hoje, é o maior programa de todos os tempos. Tudo o que é investido na agricultura é devolvido ao poder público. Que a prosperidade das famílias rurais seja transformada em qualidade de vida e novas oportunidades”, afirma Covatti.
O vice-prefeito Luia Barbacovi salienta que Gramado conta com mais de 100 agroindústrias regularizadas ou em fase de regularização. Luia recorda que a falta de oportunidades fez com que muitos produtores vendessem suas terras no interior no passado. No entanto, a partir da criação da Festa da Colônia e de outras políticas públicas, novas possibilidades surgiram para os agricultores gramadenses. “O produtor foi integrado ao turismo. Começou a mostrar o que sabe fazer. Com o tempo, nossos colonos foram crescendo. A cada festa percebemos o desenvolvimento das agroindústrias. Hoje, ocorre o caminho inverso. Os filhos e netos estão voltando para o interior para ajudar as famílias”, diz o vice-prefeito.
AGROINDÚSTRIAS CERTIFICADAS
- Die Kolonie, Morro Agudo
- Casa da Tapera, Linha Tapera
- Casa Marcondes, Linha Marcondes
- Bela Doces, Linha Nova
- Horlle Doces e Salgados, Linha Horlle
- Embutidos Andreis, Morro Agudo
- Embutidos Edinger, Serra Grande
- Sabores da Vovó Jeani, Serra Grande
- Cultivos da Serra, Linha Marcondes
O Ministério da Cultura apresenta a 34ª Festa da Colônia de Gramado. Lei de Incentivo à Cultura. O evento conta com patrocínio master: Gav Resorts. Patrocínio: Sulgás. Apoio: Sicredi Pioneira, Cervejaria Felsen, Coca-Cola, Sebrae-RS e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Colaboração: RBT Internet, Banrisul e Fecomércio, SESC SENAC. Apoio institucional: Emater/RS. Agente cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal - Brasil, União e Reconstrução.

Comments