“Do Bisturi ao Inconsciente: O Poder das Palavras no Universo da Saúde”
- Tela Tomazeli | Editora
- 1h
- 5 min de leitura
DRA. ELGIN GOSSALTER - A verdadeira excelência na saúde é alcançada quando a precisão técnica encontra a sensibilidade humana. O livro “Do Bisturi ao Inconsciente: O Poder das Palavras no Universo da Saúde”, da Dra. Elgin B. E. Gossalter, é um guia que comprova como a comunicação terapêutica é uma poderosa ferramenta capaz de influenciar desfechos clínicos e operacionais.
Fruto de 16 anos de pesquisa interdisciplinar que une ciência, comunicação e prática clínica , a obra apresenta uma filosofia clara: a palavra, quando bem escolhida, é uma intervenção tão vital quanto um procedimento cirúrgico.

Sumario Abreviado clique no PDF.
A Neurociência da Palavra no Cuidado
O livro é fundamentado na neurociência e na hipnose clínica , partindo do princípio de que "O paciente reage fisiologicamente ao tom antes de compreender a mensagem". O ritmo e a entonação da voz ativam o nervo vago, o que reduz a liberação de adrenalina e restaura o equilíbrio cardíaco e respiratório. Dessa forma, a comunicação adequada é, literalmente, uma intervenção neurofisiológica.
O guia oferece mais de 450 exemplos reais de linguagem terapêutica, prontos para serem adaptados em qualquer contexto do cuidado, desde o centro cirúrgico à UTI, e da enfermagem à recepção e telefonista. O segredo está em tocar a mente inconsciente, que, mesmo sob sedação, segue atenta aos sinais do ambiente.
Humanização e Economia na Gestão Hospitalar
Para gestores e profissionais de apoio, o livro é apresentado como uma ferramenta de gestão. A adoção dos protocolos de linguagem terapêutica gera um retorno expressivo, provando que hospitais que humanizam não gastam mais — gastam menos e melhor.
Instituições que adotam a linguagem terapêutica conseguem reduzir:
Uso de medicamentos (o que significa menor custo por procedimento).
Tempo de sala e de internação.
Taxas de complicações e readmissões.
Desgaste da equipe assistencial.
A Dra. Elgin afirma: “O livro transforma cuidado em eficiência e emoção em economia”.
Aplicações em Todas as Áreas
A obra é essencialmente um convite à reflexão e à prática para todos os profissionais da saúde, mas se direciona também à um publico mais amplo constituído por familiares e amigos de pacientes. O livro aborda o uso da linguagem em anestesia geral e local , odontologia , manejo de dor aguda , comunicação de diagnósticos difíceis e a sensibilidade dos cuidados paliativos.
Com um tom acessível e prático , "Do Bisturi ao Inconsciente" reforça que cada palavra mal colocada custa tempo, material e energia — e cada palavra bem dita economiza tudo isso. A cura se restabelece pela técnica, mas é a mente, tocada pela palavra, que reconhece o sentido do cuidado.

Dra. Elgin B. E. Gossalter: A Mente que une Neurociência e Humanização
A Dra. Elgin B. E. Gossalter é uma figura singular na saúde, atuando na fronteira entre a neurociência, a psicologia e a prática clínica. Embora com presença na Serra Gaúcha, atuando em Hipnose Clínica em Canela, sua influência se estende a todo o Brasil como a principal voz a defender a Linguagem Terapêutica como intervenção neurofisiológica.
Formação Acadêmica e Ferramentas Terapêuticas
A trajetória profissional da Dra. Elgin é marcada por uma profunda imersão em técnicas que focam no poder da mente e da palavra:
PhD em Hipnose Clínica nos EUA: Ela é uma autoridade em Hipnose, incluindo o modelo Ericksoniano e a Programação Neurolinguística (PNL). Essas abordagens são a espinha dorsal de seu método, pois ensinam a acessar o inconsciente do paciente para ativar seus próprios recursos internos de cura.
Pós-Graduada em Medicina, Neurociências e Meditação na França: Sua formação inclui os fundamentos e mecanismos baseados na interação da neurociência com técnicas de relaxamento profundo baseada na autossugestão, que ela utiliza e ensina como ferramenta essencial para o manejo do estresse, tanto do paciente quanto do profissional de saúde.
16 Anos de Pesquisa: A Ciência da Comunicação no Bisturi
A base do trabalho da Dra. Elgin não é apenas a experiência clínica de 4 décadas, mas sim 16 anos de pesquisa interdisciplinar que conectou comunicação, ciência e prática clínica.
Ela demonstrou que a comunicação é, literalmente, uma intervenção neurofisiológica. O tom, o ritmo e a entonação da voz do profissional ativam o nervo vago, o principal responsável por acalmar o corpo. Essa ativação reduz a liberação de adrenalina e restaura o equilíbrio cardíaco e respiratório.
Seu foco é prático: ela ensina a usar a linguagem para modular a percepção de dor, reduzir a ansiedade e influenciar positivamente as respostas fisiológicas do paciente, desde a entrada no hospital até a recuperação pós-operatória.
Um Novo Paradigma para a Saúde Global
Por meio de suas obras e treinamentos, a Dra. Elgin B. E. Gossalter convida médicos, enfermeiros, e toda a equipe assistencial a se tornarem agentes ativos na transformação da experiência do paciente.
Ela defende um paradigma assistencial onde a técnica e a sensibilidade caminham juntas, provando que curar é também comunicar. A palavra, para ela, é o "menor investimento e o maior retorno do hospital", garantindo que a excelência não se meça apenas por protocolos, mas pela vibração de uma frase dita com precisão e compaixão.

Editorial
O Poder da Palavra

Eu confesso: não ousaria entrar em detalhes sobre uma obra de tamanha relevância técnica quanto "Do Bisturi ao Inconsciente". Mas, como de costume, antes de publicar um conteúdo, busco fazer a minha investigação, pois sou uma palpiteira de plantão, e para falar, tenho que saber do que estou falando!
Para facilitar meu entendimento, fui ao Canal do YouTube e, caminhando, ouvi o vídeo da Dra. Elgin Gossalter.
O conteúdo, embora direcionado à área de atendimento de saúde, me trouxe memórias de quando trabalhava como coordenadora de eventos. Lembrei-me das reuniões em que treinava a equipe para entender a "tipologia das pessoas" e o atendimento ao telefone — o quanto a voz e a energia que estamos sentindo caminham até o interlocutor.
Obviamente, minha citação é rasa frente às colocações profundas da autora, mas uma coisa é válida para tudo na vida: O Poder da Palavra e da Presença.
E, depois que descobri isso, entendi outra coisa que mantenho escrita na janela do lavabo de casa: "Se você sente que todo mundo é seu inimigo, você se comporta de um jeito que faz com que todo mundo tenha de ser seu inimigo" (Osho).
Sou daquelas pessoas que têm um gancho para tudo. E ao ouvir o vídeo na íntegra, aflorou o que escrevo aqui: com certeza, evoluí um passo a mais esta noite com relação à percepção do meu relacionamento com as pessoas. Seja na fala, na escrita ou na presença. Afinal, Tudo é energia.
Tela Tomazeli
Editora






































































