Caxias do Sul precisa definir sua marca gastronômica para atrair turistas, diz especialista
- Tela Tomazeli | Editora

- 8 de set.
- 1 min de leitura
CAXIAS DO SUL, RS - A turismóloga Fernanda Fonseca defendeu que Caxias do Sul use a gastronomia como estratégia para fortalecer seu turismo e definir uma identidade única. Durante a Semana Municipal do Turismo, a gerente da Belotur, de Belo Horizonte, provocou a cidade a descobrir sua “marca de sabor”, assim como a capital mineira fez com a cultura de bares e "comida afetiva".

Fonseca questionou "O que torna Caxias do Sul única?" e sugeriu que a cidade se concentre em diferenciais como a enogastronomia e o galeto. Segundo ela, a gastronomia vai além de restaurantes; é a experiência de vivenciar o território por meio de produtores locais, festivais e hábitos que geram memórias afetivas.
A especialista ainda ressaltou que destinos turísticos precisam de foco. "Um destino que quer ser tudo, não é nada", afirmou. Para Caxias, ela recomendou valorizar pequenos produtores, aprimorar a hospitalidade e criar um calendário de eventos que expressem a cultura da Serra Gaúcha.
A palestrante também destacou a importância da governança compartilhada, com a colaboração entre poder público, setor privado e comunidade. O presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, reforçou a relevância do turismo como uma "indústria limpa" que gera emprego e renda, e enfatizou a necessidade de uma infraestrutura acolhedora.
Durante o evento, a Prefeitura de Caxias do Sul homenageou a jornalista Juliana Beviláqua, o especialista Gustavo Toigo e o rapper Chiquinho Divilas como Embaixadores do Turismo 2025.









































































Comentários