A noite de quarta-feira, dia 5, foi dedicada ao programa Vereador Jovem na Câmara de Vereadores de Gramado. A 1ª sessão ordinária de 2023 contou com a apresentação de 28 proposições, já entregues em mãos ao prefeito Nestor Tissot. Os pedidos se referem, especialmente, a melhorias nas escolas que os alunos representam. A sessão foi conduzida pelo presidente da Mesa Diretora, Matheus Boff, e foi acompanhada, em sua maioria, pelas famílias dos estudantes e comunidade escolar. Os vereadores titulares também prestigiaram o evento, assistindo com orgulho a desenvoltura dos seus afilhados em tribuna. O presidente em exercício da Câmara, Rodrigo Paim (MDB), disse que o programa Vereador Jovem transcende o âmbito da Escola do Legislativo e aproxima a comunidade dos atos do Legislativo. "Vocês têm uma responsabilidade que ainda não imaginam que têm, porque representam a comunidade de vocês. Fico muito feliz por estarem aqui se interessando pela boa política, esse projeto faz isso, com que as famílias venham para a Câmara, conheçam o trabalho dos vereadores, e isso tudo reflete lá na frente na hora de escolher os representantes do povo", declarou Paim. A diretora da Escola do Legislativo, Neiva Giacometti, informa que antes dos vereadores jovens partirem para o momento formal da sessão, foram realizados quatro encontros, sendo dois onde os estudantes acompanharam de perto a sessão dos vereadores titulares, um encontro de formação e um ensaio. “Os jovens foram excelentes, muito orgulho da evolução de cada um, a palavra é gratidão pela excelência que cada um apresentou”, avalia Neiva. A sessão também foi acompanhada pelo vice-prefeito, Luia Barbacovi, representando o Executivo Municipal. A próxima sessão ordinária do Parlamento Jovem está marcada para o dia 28 de agosto.
PEDIDOS FEITOS PELOS VEREADORES JOVENS DE FORMA SIMPLIFICADA
1. A vereadora jovem Beatriz Fogaça solicita ao Executivo Municipal, através da secretaria competente, a construção de banheiros adequados e acessíveis na pracinha do bairro Carniel. Solicita também através da secretaria competente que seja analisada a possibilidade de cursos de primeiros socorros em ambientes escolares. Pede ainda que seja revista a possibilidade de armários nas escolas a fim de facilitar a vida dos alunos.
2. O vereador jovem Eduardo Silva de Moura solicita ao Poder Executivo Municipal, através da secretaria competente, que seja estudada a viabilidade de instalação de câmeras de vigilância nos trilhos do trem na Várzea Grande, por se tratar de um patrimônio histórico, e passa por diversos vandalismos. Também pede que seja feita uma vaga para pessoas com deficiência na escola Vicente Casagrande. Pede também que seja feita maior conscientização para a campanha de adoção responsáveis de animais.
3. A vereadora jovem Erilleny Victória solicita ao Executivo Municipal através da secretaria competente, que seja estudada a viabilidade de se colocar médicos e psicólogos nas escolas, a fim de que ajude os alunos com maior necessidade. Requisita também para que seja feita duas portas de emergência na escola Nossa Senhora de Fátima. Ainda solicita que seja feita uma praça de jogos na escola Nossa Senhora de Fátima.
4. O vereador jovem Felipe Negri dos Reis solicita ao Poder Executivo Municipal através da secretaria competente, que seja feita a cobertura do acesso aos novos módulos instalados na Escola. Solicita também que seja instalada, em caráter de urgência, uma Praça de Recreação Infantil no espaço junto ao Pavilhão de Esportes da Escola. É necessário que seja contemplado o piso, os brinquedos, o cercamento e a cobertura. Justifica que com a chegada dos módulos para as salas de aula, a pracinha que existia deu lugar à construção e, nos intervalos os alunos ficam distribuídos em pequenos espaços inadequados. Requisita por fim a instalação de mais um laboratório de informática, com aquisição de computadores e demais equipamentos necessários.
5. O vereador jovem Héber Nathan Portes Parodes solicita ao Poder Executivo Municipal através da secretaria competente, gostaria de propor melhorias e expansão para o laboratório de informática da Escola Pedro Zucolotto.
6. A vereadora jovem Heloiza Amaral solicita ao executivo municipal, através da secretaria competente que seja feita uma reforma no Parque do Bairro Várzea Grande na EMEF Mosés Bezzi.
7. A vereadora jovem Isadora Conte solicita ao executivo, através da secretaria competente, que faça um estudo de viabilidade para que sejam contratados guardas de trânsitos e terem autonomia nos horários de pico nas rótulas escolares, nas horas de entrada e saída. Também pede que seja feita a viabilidade de construção de uma creche e um posto de saúde no bairro Vale dos Pinheiros, pois irá atender as outras regiões próximas. Ainda pede que a rua Augusto Bordin, vire uma estrada de mão única, pela a rua ser muito estreita.
8. O vereador jovem João Vitor Balem solicita ao executivo municipal, através da secretaria competente, que sejam ofertadas palestras na EEEF Nossa Senhora da Pompeia para a melhor formação dos jovens a respeito de drogas e bebidas alcoólicas.
9. A vereadora Livia Leite Ferreira solicita ao executivo municipal, através da secretaria competente, que as escolas que disponibilizam cursos ou atividades a tarde, permaneçam abertas e que disponibilizem um local para os alunos ficarem, já que os que estudam no turno da manhã não conseguem transporte para ir e voltar. Ainda pede que seja avaliado a construção de quebra-molas nas ruas onde existem escolas, já que o fluxo é muito grande e muitos podem passar da velocidade correta.
10. O vereador jovem Matheus Boff solicita ao Poder Executivo Municipal, através da secretaria competente, um pedido de informação a respeito do projeto do ex vereador jovem Artur Moraes da Rosa, que pedia um aplicativo que mostrasse as rotas dos ônibus de Gramado. Ainda pede um estudo de viabilidade para que seja realizada a construção de uma pista de saltos no pátio da escola Doutor Carlos Nelz. Também pede informações a respeito do projeto do ano passado apresentado pelo mesmo, que se refere aos monitores em ônibus escolares.
11. O vereador jovem Miguel Melo, solicita ao poder Executivo Municipal através da secretaria competente, um pedido de informação a respeito de um pedido feito no ano passado, que pede o concerto no telhado do ginásio da Escola Presidente Vargas. Também solicita retorno referente ao pedido de informação a respeito do programa Conecta Gramado, que visa oferecer internet gratuita em espaços públicos neste município. Solicita também que seja feita divulgação das atividades esportivas que são oferecidas pelo município. Propõe ainda que seja criada Olimpíadas Cientificas estudantis. Requer ainda informações da Secretaria de Educação sobre a destinação de merenda escolar.
12. O vereador Jovem Renan Sachet, solicita ao Executivo municipal através da secretaria competente, que seja feita uma melhoria na iluminação aos redores da escola Henrique Bertolucci Sobrinho. Ainda pede que seja revitalizada as pinturas das faixas de pedestres e placas de sinalização no bairro Casagrande.
13. A vereadora jovem Valentina Bordin solicita ao Executivo Municipal, através da Secretaria competente, que seja feito um estudo de viabilidade para cursos e passeios pedagógicos para os jovens do Recanto da Criança e do Adolescente, que visa melhorar o desenvolvimento destes jovens.
Preposição fora da documentação entregue ao Prefeito
14. A vereadora jovem Yasmim Falk, solicita ao executivo municipal através da secretaria competente,um pedido de informações a respeito do projeto que disponibilizava treinamento nas escolas contra incêndios e evacuação coordenada em casos de invasão escolar. Ainda pede um estudo de viabilidade para a construção de um quebra-molas no bairro Planalto em frente a Escola de Educação Infantil Tia Alice.
15. A vereadora Valentina Venzo, solicita ao Executivo Municipal, através da Secretaria competente, para que sejam revistos os horários das aulas nas escolas, pois o período de 40 minutos está dificultando os professores de passar o conteúdos. Foto: Letícia de Lima/Câmara de Gramado
Comments