top of page
Foto do escritorTela Tomazeli | Editora

UCS terá doutorado em Letras e Cultura e mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades Sustentáveis

Novos cursos, já aprovados pelo Ministério da Educação, serão oferecidos a partir de 2025


Campus sede UCS, Caxias do Sul.
Campus sede UCS, Caxias do Sul. Foto: Bruno Zulian

A Universidade de Caxias do Sul vai iniciar o próximo ano letivo com duas importantes novidades. Passa a ofertar, a partir de 2025, os cursos de doutorado em Letras e Cultura e de mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades Sustentáveis – este, inédito no Rio Grande do Sul. As pós-graduações, aprovadas pelo Ministério da Educação via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dependem agora de sua publicação no Diário Oficial da União, trâmite necessário para que os editais que regulam os processos seletivos de ingresso sejam divulgados. A previsão é de que essas etapas se cumpram até o final de dezembro.



O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET) teve início em 2002, com a aprovação do mestrado em Letras e Cultura, primeiro da Área do Conhecimento de Humanidades da UCS. Agora, com o doutorado, além de atender a uma demanda de mercado, amplia as ações de pesquisa da Universidade na área de Humanidades com mais recursos acadêmicos. “A oferta de um doutorado é essencial para a manutenção de um programa de pós-graduação, à medida que atrai novos alunos, novas bolsas de estudo e, por consequência, gera mais conhecimento”, comenta o coordenador do PPGLET, professor Márcio Miranda Alves.



O doutorado em Letras e Cultura da UCS deve iniciar no primeiro semestre de 2025, com 10 vagas para a primeira turma. Os alunos poderão optar entre duas linhas de pesquisa: Literatura e Processos Culturais ou Linguagens e Processos Culturais. A duração é de quatro anos. “Constatamos uma ‘demanda ansiosa’ por esse doutorado, principalmente de egressos do nosso mestrado e de professores da rede pública de ensino. Por se tratar de um programa multidisciplinar, tem como público-alvo profissionais de diferentes áreas, como filosofia, história, jornalismo e pedagogia”, observa o coordenador.



Mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades Sustentáveis é o primeiro do Estado neste segmento

A Universidade de Caxias do Sul estreia em 2025 o mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades Sustentáveis, o primeiro do Rio Grande do Sul com foco nesta área. O curso interdisciplinar terá duração de dois anos, com previsão de início para o primeiro semestre, e inaugura o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão de Cidades Sustentáveis da UCS.



A novidade sinaliza o reconhecimento do Ministério da Educação diante de um trabalho realizado pela UCS desde 2020, quando foi criado o CityLivingLab, grupo de professores e pesquisadores da Instituição empenhados no estudo e no desenvolvimento de soluções para preparar as cidades para os desafios da sustentabilidade. “Importante considerar essa experiência da UCS, sua atuação com foco nos sistemas regionais de inovação nos quais a transferência de conhecimento passa a ser o fator principal para as trajetórias e as dinâmicas do desenvolvimento local e regional”, destaca a professora Ana Cristina Fachinelli Bertolini, coordenadora do CityLivingLab. Ela participou diretamente da construção do argumento, junto com o grupo de professores, para a aprovação do novo curso.



Projetos como o Cidades Resilientes, desenvolvido pelo CityLivingLab, e o ReNova Cidades, conduzido pelo Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM-UCS), sob coordenação do professor Juliano Gimenez, ganharam força a partir da catástrofe climática que atingiu o Estado em maio deste ano, à medida que prestaram consultorias importantes a prefeituras de várias cidades atingidas. “Em meio às crescentes tragédias ambientais e aos desafios da sustentabilidade, a educação e as parcerias são centrais para o sucesso de qualquer sistema urbano. Cidades em busca de desenvolvimento moderno e sustentável estão adotando parcerias inovadoras com a iniciativa privada e a academia. Esse novo mestrado tem o objetivo de formar mestres capazes de entender e atuar nas interfaces entre diferentes campos do saber, aplicando conhecimentos técnicos, científicos e humanísticos de maneira sinérgica para promover o desenvolvimento sustentável urbano”, finaliza Ana Cristina.

Comments


Notícias Recentes