Turistas estão permanecendo mais tempo em Gramado
- Tela Tomazeli | Editora
- 4 de abr.
- 3 min de leitura
OBSERVATÓRIO DO TURISMO

Os dados do 8º boletim do Observatório do Turismo de Gramado, da Secretaria de Turismo de Gramado, apontam uma mudança significativa no comportamento de permanência no município,
revelando oportunidades estratégicas para o trade local.
Turistas permanecendo mais tempo em Gramado
Enquanto em janeiro de 2023 os visitantes permaneciam, em média, 2,96 noites no
município, esse número saltou para 3,62 noites em 2024 e chegou a 4,28 noites em janeiro de
2025 – um crescimento de 44% no período. Isso indica um público mais engajado com as
experiências que Gramado oferece, buscando aproveitar ao máximo sua estada.
Com esse aumento na permanência, o impacto positivo se reflete em diversos segmentos,
como hospedagem, gastronomia e atrações turísticas, que ganham mais tempo para fidelizar e
encantar seus clientes. Além disso, essa tendência contribui para um turismo mais
sustentável, com menos impacto ambiental e logístico.
Santa Catarina segue como o principal mercado emissor interestadual
Santa Catarina se destaca como o principal mercado emissor de visitantes de fora do estado.
Observa-se um crescimento da participação de turistas de Santa Catarina no fluxo geral,
reforçando a importância da integração regional e do fortalecimento da marca Gramado no
sul do Brasil. A proximidade geográfica e a forte conexão cultural entre os estados tornam
essa relação ainda mais estratégica para o desenvolvimento de ações promocionais
direcionadas, fortalecendo a fidelização desse público.
Crescimento no turismo internacional
Os dados demonstram um crescimento expressivo no número de turistas estrangeiros em
Gramado. Em janeiro de 2025, o volume de visitantes argentinos aumentou 167% em relação
ao mesmo período de 2024. O fluxo de uruguaios também apresentou forte alta, com um
crescimento de 124%.
“O intenso trabalho de promoção da Secretaria de Turismo, aliado ao o câmbio favorável para
turistas estrangeiros, impulsionaram essa demanda, tornando o município uma opção atrativa
para quem busca experiências diferenciadas e um alto nível de qualidade nos serviços
turísticos. “ comenta Franciele Berti, coordenadora do Observatório do Turismo de Gramado.
Vale mencionar, também, que neste ano Gramado foi eleito o 2º melhor destino da América
do Sul pelo prêmio "Travellers’ Choice – Best of the Best" do TripAdvisor, consolidando sua
posição como referência em hospitalidade e experiências diferenciadas.
Oportunidades para o trade turístico
A adaptação às novas dinâmicas de mercado é essencial para manter Gramado na vanguarda
do turismo brasileiro. Com um público que busca experiências mais completas e uma estada
mais longa, há espaço para aprimorar a oferta de pacotes personalizados, criar itinerários
diferenciados e fortalecer parcerias entre os setores de hospedagem, gastronomia e
entretenimento.
O trade também pode aproveitar essa mudança para ampliar suas estratégias de fidelização e
valorização dos turistas de repetição. Programas de benefícios, experiências personalizadas e
uma comunicação mais segmentada são algumas das ações que podem fortalecer o vínculo
entre Gramado e seus visitantes.
Gramado: turismo inteligente e sustentável
“A tendência de estadas mais longas abre portas para um turismo de maior valor agregado,
que fortalece a economia local e garante experiências ainda mais memoráveis para quem
escolhe o município como destino. O desafio agora é trabalharmos juntos para aprimorar a
oferta turística, garantindo que essa nova tendência de estadias mais longas traga benefícios
para toda a cadeia do turismo.” comenta Ricardo Bertolucci Reginato.
*Os dados apresentados foram analisados pelo Observatório do Turismo de Gramado
(https://www.gramadoinesquecivel.tur.br/observatorio) tendo por base a tecnologia Claro
Geodata, que utiliza registros anonimizados de telefonia móvel para mapear o fluxo de
visitantes no município. Essa metodologia permite identificar padrões de permanência e
deslocamento de turistas com alta precisão. A abordagem captura visitantes hospedados em
hotéis, pousadas, imóveis de aluguel por temporada e casas de segunda residência. Isso
garante uma visão mais realista da dinâmica do turismo em Gramado, permitindo estratégias
mais assertivas para o setor.
Veja o relatório completo clicando no PDF
Coordenadora do Observatório do Turismo de Gramado: Franciele Berti
O Observatório do Turismo de Gramado é respaldado tecnicamente pela
Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Responsável Técnico: Dr. Michel Bregolin (mbregolin@ucs.br).
Dúvidas ou informações de incorreções/complementações: otur.gra@gmail.com
(Canal gerido pelo NID ODITT/UCS).
댓글