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Foto do escritorTela Tomazeli | Editora

Estratégias para a retomada do Turismo no RGS

Atualizado: 5 de ago.

Em evento online promovido pela associação, especialistas alertaram que abaixar preços não é o melhor caminho e que há demanda para o estado



Turismo Rio Grande do Sul
Garden Park Gramado. Imagem Ilustrativa.

A HSMAI Brasil, associação internacional com foco no desenvolvimento de executivos e profissionais da indústria de Hotelaria e Turismo, promoveu a live “Pró RS: Estratégias para a Crise” com diversos convidados do setor para discutir estratégias de retomada para o turismo do Rio Grande do Sul. A ação foi conduzida por André Kabutomori, gerente do Chapter Sul da HSMAI e contou com a participação de 200 pessoas simultaneamente.


Na abertura, ele relembrou os 10 anos de atuação da entidade no Brasil e seu objetivo de desenvolver o pensamento estratégico focado em quatro vertentes principais: vendas, revenue management (RM), marketing (MKT) e distribuição. O profissional destacou que a HSMAI Brasil apoia dois projetos, o RSnasce e o SOS Hotelaria RGS, que estão impulsionando o retorno das viagens no estado.

André também destacou que o momento atual é de extrema importância para a retomada dos negócios e que foi muito emocionante ver a união dos brasileiros, tanto dentro quanto fora do país, em prol do RS. “Nós observamos que há um ar de otimismo para a recuperação dos negócios em nosso estado e queremos fazer parte disto”, completou.




Preço não gera demanda

Um dos profissionais convidados a participar da live, Guto Rocha, diretor da Letsbook, empresa de e-commerce para hotéis, enfatizou que o momento exige que as pessoas sejam extremamente criativas para destacar a Serra Gaúcha para os turistas domésticos e que abaixar preços de diária média e atrativos não é o caminho.


"Preço não gera demanda neste momento. O que precisamos fazer é conversar com o nosso público, aqueles que conseguem chegar aqui de forma rodoviária e desfrutar dos atrativos," afirmou Guto. E opinou que a melhor aposta é focar na comunicação com as pessoas certas e encontrar alternativas para a recorrência de compra, para que esses clientes voltem quando o transporte aéreo estiver estabelecido. "A comunicação um a um é a mais importante neste momento," concluiu.


Para reforçar a fala de Guto, Daniel Feitosa, head de RM da Climber, empresa de software, ressaltou a importância de se responsabilizar pelo cenário local."Os hotéis que têm estrutura devem ser os principais a defender seu posicionamento e influenciar os hotéis independentes a fazerem o mesmo". 

Ele sugeriu pensar em ações locais e regionais, focando na demanda existente e facilitando o processo de decisão para motivar os turistas. "Devemos também considerar o calendário semanal, oferecendo pacotes com um mínimo de noites, uma noite extra com desconto, e identificar quais hotéis têm espaço para coworking para agregar valor".




Comunicar para atrair


Para explicar o papel do marketing e das estratégias adotadas em um momento de recuperação, Thais Medina, especialista em marketing de turismo e fundadora da agência Business Factory, ressaltou a importância de modificar a comunicação e olhar para o público receptor. "Agora é hora de rever com quem você quer falar e quem está interessado no RS", afirmou. Para ela, o momento é de conseguir passar informações claras e seguras para os turistas que buscam o destino para os próximos meses. "Ao invés de falar o ruim, foque no bom. Passe informações, dê soluções para os problemas de locomoção, de datas e consiga manter aquele cliente que gosta da região".


Reforçando este pensamento, Rafael Peccin, diretor do Casa Hotéis, destacou que as rodovias até as cidades turísticas do Rio Grande do Sul estão abertas. "Não estamos inacessíveis. A máquina do turismo está funcionando a todo vapor e os acessos estão seguros e liberados", disse. Rafael reforçou a importância do turismo regional, encorajando as pessoas a visitarem o estado para ajudar na retomada da economia, especialmente durante o inverno, destacando a atração da Serra Gaúcha.



Existe demanda e devemos aproveitá-las


Melanie Teixeira, gerente comercial da Omnibees, plataforma com soluções tecnológicas para reservas, apresentou números satisfatórios durante a reunião e destacou que, apesar da queda de 65% nas reservas e uma redução de 20% na diária média, é possível observar uma recuperação a partir de junho. “As reservas estão voltando a acontecer, com crescimento, quase retornando aos números anteriores", comemorou. Ela também mencionou que foram registradas 562 milhões de buscas no RS entre maio e junho de 2024, indicando uma demanda bastante animadora.


Corroborando os dados da Omnibees, Felipe Andrade, da plataforma comercial para a indústria de viagens e hospitalidade Lighthouse, destacou que as previsões de demanda de voo e hotelaria em Porto Alegre mostram níveis mais altos na segunda quinzena de julho e no início de agosto, refletidos nas buscas por hotéis em Gramado. Além disso, grande parte do mercado hoteleiro já está ajustando os valores para o Natal Luz.


Para isso, Rodrigo Galvão, da CVC Corp, e Marcus Simões, regional director da Hotelbeds, revelaram que mais de 10% das buscas pelo destino se concentram em 2025. Rodrigo perguntou: "Como está seu preço para janeiro, fevereiro e Carnaval? Tem que sair na frente e saber precificar lá no começo do próximo ano". Eles também destacaram que 80% dos turistas estão procurando estadias de quatro noites ou mais.


Marcus mencionou ainda que a janela de vendas está maior: "Enquanto não tiver certeza, eu compro mais pra frente em datas". Ele afirmou que o mercado continua interessado em comprar o destino, mas é crucial ter segurança na informação e a garantia de que as pessoas podem viajar para o destino desejado.



A live contou com o apoio da Omnibees, Letsbook, CVC, Hotelbeds, Lighthouse, Business Factory, Climber, Plusgrade e R1 Audiovisual, empresas que também estão engajadas na retomada do estado e sua indústria de viagem e hospitalidade. Conteúdo completo https://www.youtube.com/live/a5W4cJNuVFk?si=ehERArL8deOnY4jf

Foto: Divulgação Garden Park

Conteúdo: HSMAI Brasil

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