Sof.IA é a primeira plataforma de Inteligência Artificial generativa para estudos desenvolvida na Serra Gaúcha
- Tela Tomazeli | Editora
- 3 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Claudio Meneguzzi, Rafael Giovanella ,Guilherme Tondello
Plataforma produzida pela Uniftec de Caxias do Sul tem seis IA integradas mais avançadas e de fácil “usabilidade” do que outras plataformas disponíveis
O mundo já pode conhecer Sof.Ia, a plataforma de Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pelo Centro Universitário Uniftec, de Caxias do Sul. A ferramenta de alta tecnologia tem a capacidade de gerar o curso que o usuário desejar na hora. Para isso, basta pedir sobre o conteúdo via WhatsApp, por mensagem de áudio ou texto, que ela irá gerar um curso personalizado em instantes. A ferramenta de busca global é especializada em atividades de pesquisas acadêmicas, profissionais, históricas e científicas, mas também pode ser utilizada parar outros fins, como textos personalizados, correções de texto, geração de imagem, tabelas com dados, traduções entre outros.
Além de ser uma plataforma de estudos, a Sof.IA é uma assistente virtual que, diferentemente do aclamado ChatGPT, da empresa Open IA, tem outras seis inteligências artificiais, possibilitando diversas habilidades. Uma delas é a forma de comunicação. Ao contrário do ChatGPT, que responde às perguntas do usuário somente por texto, a Sof.IA, por estar em uma plataforma de troca de mensagens rápidas (WhatsApp), atenderá e responderá por voz também, permitindo mais acessibilidade. Também será possível enviar uma imagem que ela irá gerar um texto com base na foto enviada, e, caso o usuário deseje que a ferramenta gere uma imagem livre de direitos autorais, será possível fazê-lo.
“A Sof.IA traz um conhecimento extremamente sofisticado e aprofundado, com uma facilidade no modo de fazer pesquisas acadêmicas ou do cotidiano. Ela é o resultado de estudo e prática executados diariamente no nosso centro universitário”, ressalta o idealizador e incentivador do desenvolvimento da plataforma, fundador e reitor do Grupo Uniftec, Claudio Meneguzzi Júnior.
Ela realiza o cruzamento de dados entre as Inteligências Artificiais da Microsoft, Google, Open IA e ChatGPT, junto à inteligência interna treinada pelos professores especialistas do Uniftec, entregando assim a melhor experiência com altíssimas taxas de assertividade nas respostas. O tempo médio de retorno fica entre 10 e 15 segundos. Respostas mais complexas, como fórmulas, podem levar até 2 minutos.
“A Sof.IA possui três camadas de busca e pós-processamento que acabam tornando as respostas muito mais precisas e acadêmicas. Precisão, agilidade, acessibilidade, textos personalizados, aprofundamento, continuidade e diferentes formas de respostas são os principais diferenciais dela em relação às existentes com funções parecidas”, afirma Guilherme Tondello, aluno de Engenharia da Computação, líder desenvolvedor da plataforma Sof.IA com a Uniftec.
“Com o avanço das tecnologias de inteligência artificial (IA) é possível observar um crescente potencial para o uso dessas ferramentas no cotidiano das pessoas, tanto para as atividades acadêmicas quanto profissionais. A Sof.IA é uma assistente pessoal que promete simplificar a vida das pessoas, permitindo que elas tenham mais tempo para se dedicar à qualidade de vida e outras tarefas diárias”, relata o professor Rafael Giovanella, que possui experiência em Startups e está validando o modelo de negócio.
A plataforma ainda tem sistema de segurança com restrições a conteúdos sexuais, ofensivos, de monetização (vendas e compras de produtos), além de ser neutra em relação à política, raça, religião ou cor, pois consegue ter o discernimento da ética e moral da sociedade entendendo o que é errado e explicando sobre a situação ao usuário.
Disponível para toda e qualquer pessoa, não somente para alunos da Uniftec, o centro universitário pensou em uma solução inteligente para facilitar o acesso aos cursos. A ferramenta foi totalmente desenvolvida para ser acessada por meio do WhatsApp, não tendo a necessidade de realizar cadastros complicados e nem de baixar aplicativos. Cada 2 créditos equivalem a 1 pergunta. Os créditos estão em promoção de lançamento, com 50% de desconto! O valor por crédito, em vez de R$1,00, agora está por R$0,50. Ao comprar avulso 1 crédito, você deverá comprar no mínimo 2 créditos. Basta acessar o WhatsApp da inteligência artificial, mandar uma mensagem que ela irá gerar um link de pagamento, que pode ser realizado por pix ou cartão. Conheça mais sobre a Sof.IA acessando https://sofia.vc/.

Claudio Meneguzzi, Rafael Giovanella ,Guilherme Tondello Foto: Eduardo Bonatto
留言