As agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), retomam a utilização da antiga logomarca que o país utilizou como Nation Brand entre 2005 e 2019, a “Marca Brasil”. A medida é um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, focada na sustentabilidade ambiental. A retomada oficial da Marca Brasil aconteceu nesta terça-feira (14) e Gramado participou através da projeção das cores da marca nos arcos da Avenida das Hortênsias. A ação aconteceu também em várias outras cidades brasileiras, simultaneamente. A Marca Brasil foi desenvolvida com curvas e cores que valorizam a diversidade cultural e natural do país. A marca sugere a conexão com um Brasil que respeita e valoriza a diversidade do povo, e um Brasil que tem compromisso em conservar a biodiversidade e avançar na neutralização das emissões de carbono, coloca a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Gramado, que enviou o conteúdo para publicação. A Secretária de Turismo Rosa Helena Volk, já esteve em reunião com a nova equipe da Embratur e ressalta a importância de trabalharmos cada vez mais próximos. “Gramado está em desenvolvimento para a internacionalização do turismo e o trabalho que a Embratur realiza é fundamental para unirmos forças e tornarmos nossa cidade cada vez mais conhecida no cenário internacional”, diz.
Significado e Rebranding Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas e atualizada pela última vez em 2010, a Marca Brasil é resultado do primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior, o Plano Aquarela. No evento que marcou seu relançamento, a Embratur e a ApexBrasil anunciaram a realização de um concurso público para atualização da arte. A Marca Brasil foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil. Desde a concepção, adota o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro. O manual do símbolo do turismo brasileiro explica que “nada representa tão bem o Brasil quanto a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido”. Uso Comercial A Marca Brasil retorna como uma Nation Brand que representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo. Voltará a ser utilizada em produtos industrializados brasileiros para exportação, em parceria com a APEX Brasil. No turismo, a marca voltará a ser usada em publicações de turismo e por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo. Conteúdo: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Gramado Crédito: Ascom/PMG e Embratur Foto: Embratur/Prefeitura Municipal de Gramado
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