Rita Gil é arquiteta e urbanista, artista visual e ativista cultural com atelier em Gramado, sua terra natal. Entre nomes consagrados com quem estudou estão: Vera Wildner, Fernando Baril, Mara Caruso, Patrício Farias, Danúbio Gonçalves, Brito Velho, Astrid Lindenmayer, Mário Palermo, Elton Manganelli e Caé Braga.
A gramadense dedica-se a pintura, desenho, escultura, gravura, colagens, arte têxtil e outras várias formas de expressão artística. Entre os temas abordados em suas obras estão a religiosidade, política, moda, mulheres e cultura regional de uma forma inerente, quase como uma assinatura da artista.
Rita recorda que desenhou desde os seis anos de idade, inconscientemente, e foi inspirada por lições de arte em sua própria casa: com sua mãe, modista, com as avós, que bordavam, com o avô, escultor. Era vizinha de D. Elisabeth Rosenfeldt, a criadora da obra Kikito e ainda criança fazia visitas ao seu atelier.
Com uma carreira consolidada, formada por 25 exposições individuais e inúmeras coletivas nacionais e internacionais, Rita leva Gramado para o mundo. Sua arte já esteve exposta por vários países entre eles Brasil, México, Colômbia, Chile e Argentina, Canadá, Irlanda do Norte, Portugal e França, no Museu do Louvre.
Comments