top of page

Podcast Vai de Vinho Brasileiro estreia episódio sobre 'terroir'

Foto do escritor: Tela Tomazeli | EditoraTela Tomazeli | Editora

VINHOS E ESPUMANTES

25/12, 19h - Programa discute os elementos que definem os vinhos nacionais e suas características regionais únicas


O terceiro episódio do podcast Vai de Vinho Brasileiro estreia nesta quarta-feira (25), às 19h, trazendo um dos temas mais apaixonantes do universo dos vinhos: O que é terroir e quais as características do terroir brasileiro. Apresentado pelo wine influencer e especialista em vinhos Daniel Perches, conhecido pelo perfil @vinhosdecorte, o episódio conta com a participação especial de André Larentis, enólogo e diretor da Vinícola Larentis, de Bento Gonçalves (RS), e Luana Cassola, analista de marketing da Vinícola Panizzon, de Flores da Cunha (RS).



O podcast é uma iniciativa do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), através da parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi-RS), com o apoio do Sicredi e do Sebrae. Os episódios estão disponíveis nos canais do Vinho Brasileiro no YouTube e Spotify e nas principais plataformas de streaming.



Com uma conversa leve e informativa, os convidados discutem a evolução histórica da vitivinicultura no Brasil e explicam o que é o terroir, o conjunto de fatores naturais e culturais, como clima, solo, topografia e técnicas de cultivo, que influenciam diretamente nas características de um vinho. Cada elemento afeta sabor, aroma e personalidade, refletindo a identidade única da região onde as uvas são cultivadas.



Daniel Perches, André Larentis, Luana Cassola
Daniel Perches, André Larentis, Luana Cassola. Crédito: Divulgação

Particularidades do terroir brasileiro

Durante o bate-papo, Larentis e Luana exploram as particularidades do terroir brasileiro, trazendo suas experiências pessoais e profissionais no dia a dia das vinícolas. Entre os principais destaques estão:


:: Diversidade climática e solos: no sul do Brasil, o clima temperado e a maior altitude favorecem a maturação lenta e equilibrada das uvas, resultando em vinhos de alta qualidade. Na Serra Gaúcha, por exemplo, os solos ricos em minerais e com boa drenagem contribuem para o desenvolvimento saudável das videiras.


:: Inovação no semiárido: no Vale do São Francisco, na Região Nordeste, a adaptação às altas temperaturas e baixa umidade é realizada com técnicas inovadoras, como irrigação controlada e a segunda colheita anual.


:: Técnicas sustentáveis: o Brasil se destaca pelo uso de práticas de manejo sustentável e poda invertida, que ajudam a adaptar as videiras às condições específicas de clima e solo de cada região produtora.



Gravado na Sala do Vinho Brasileiro, em Bento Gonçalves, o episódio também explora a identidade única dos vinhos brasileiros, mostrando como as regiões produtoras contribuem para a diversificação e qualidade crescente do setor vitivinícola nacional.


Encerramento descontraído

O episódio se encerra com o divertido quadro de perguntas rápidas, no qual os convidados respondem a questões sobre o universo do vinho. Entre os destaques estão suas dicas de harmonização, um livro, filme ou influenciador sobre o tema, além da polêmica opinião sobre o consumo de vinho com gelo.


O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

댓글


Notícias Recentes