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  • Foto do escritorTela Tomazeli | Editora

Parques temáticos investem em sustentabilidade e personalização para crescer

Atualizado: 15 de set.

Com receita global próxima aos níveis pré-pandemia, setor tem previsão de crescimento em 2024, indica Bain & Company



Em um processo de recuperação lento, mas contínuo, o mercado global de parques temáticos atingiu no ano passado o nível pré-pandemia. Em 2023, o setor chegou à receita de US$ 69 bilhões, bem perto dos US$72 bilhões de 2019. Já o número global de visitas alcançou 7,1 bilhões, pouco abaixo dos 7,4 bilhões de antes da pandemia.


Nos Estados Unidos, o ticket médio das cinco principais operadoras de parques temáticos aumentou 10% ao ano entre 2018 e 2023, totalizando US$ 32 bilhões no ano passado, ultrapassando os US$ 24 bilhões de 2019. Esse crescimento foi observado em razão da inflação, mas também por estratégias de gerenciamento de receita e a aplicação de um mix de ingressos diversificado. Um diferencial relevante entre as regiões é que, enquanto nos Estados Unidos os ingressos representam 48% da receita total das operadoras, no Brasil essa proporção é de 59%.



Entre as principais iniciativas dos parques para gerar crescimento, estão as estratégias de precificação, que contam com ferramentas como a dinamização de preços em tempo real e segmentação e venda de complementos que permitem extrair mais valor dos clientes premium, oferecendo benefícios como acesso prioritário e filas preferenciais.



A personalização e o storytelling permeiam toda a experiência dos visitantes de forma mais imersiva e satisfatória. Antes da visita, a gamificação do planejamento permite que a experiência comece antecipadamente. Durante a permanência nos parques, itinerários personalizados e uma melhor gestão do fluxo de pessoas garantem uma experiência fluida, enquanto a oferta de merchandise conforme as preferências dos visitantes torna a experiência mais pessoal. Após a visita, fotos complementadas por inteligência artificial e marketing personalizado prolongam a experiência.



Outro instrumento utilizado pelos parques são os programas de fidelidade, que criam um vínculo forte com os clientes e oferecem benefícios como descontos, integração de compra em uma plataforma única e ampliação da variedade de recompensas. Dessa maneira, as empresas conseguem ampliar sua base de clientes e alcançar uma melhor compreensão do perfil de consumo.



Em paralelo, novas tecnologias têm expandindo a eficiência operacional nos parques temáticos, como os sensores de IoT,que aumentam a eficiência no consumo de água e energia, além de melhorar a manutenção de ativos e a gestão de estoque. A análise de dados em tempo real com inteligência artificial permite otimizar a alocação de colaboradores, reduzir custos operacionais e melhorar o atendimento ao visitante.



Permeando todas as ações, o investimento em sustentabilidade entra como elemento essencial para atender às expectativas dos visitantes. A conscientização ambiental crescente tem levado mais pessoas a consumir de forma consciente e exigir essa postura das companhias. Em resposta, muitos parques estão investindo em iniciativas de ESG, como a redução do uso de energia não-renovável e a promoção da reciclagem e compostagem.

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