De 9 de março a 9 de abril, a Páscoa em Gramado conta com decoração lúdica e programação especial. Coelhos, ovos e o cheiro de chocolate são os astros. Há também atrações religiosas, através do Gramado Aleluia, como as Procissões de Passos, à noite, e de Ramos, pela manhã, que levam milhares de pessoas às ruas, com bençãos, atuações sobre o percurso de Jesus e muita emoção. Os trajetos envolvem a Avenida Borges de Medeiros, culminando, ao final, na Igreja São Pedro.
A Praça das Etnias se torna a Vila de Páscoa, com a presença da Casa do Pascoalino. De sexta a domingo, das 17h às 18h30, ele atende ao público. Já nas casinhas, artesãos da cidade comercializam e expõe seus produtos temáticos.
Uma parceria com o Senac também é firmada, onde oficinas gastronômicas são oferecidas ao público em geral, com receitas especiais para essa época do ano.
Aos finais de semana, nas sextas-feiras, sábados e domingos, às 15h, ocorre a Parada de Páscoa, que inicia na Avenida das Hortênsias, passando pela Borges e tendo seu ponto principal de apresentação com personagens em frente à Rua Coberta.
Para 2023, é esperada a realização de um novo atrativo: o Desfile Show – Jardim Secreto do Coelho. Previsto para este ano, foi transferido devido à pandemia de coronavírus, que ocasionou falta de mão de obra para produção de carros alegóricos e adereços.
Para o próximo ano, também deve voltar a Caminhada e Corrida do Coelho, como forma de incentivo às atividades físicas.
Gramado Aleluia, Procissão de Passos, na Sexta-Feira Santa.
Fotos: Cleiton Thiele/SerraPress
Comments