top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

'O destino se justifica por si só, o calendário de eventos é um extra', Rafael Carniel Almeida, secretário de Turismo de Canela

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 12 de fev.
  • 3 min de leitura

TURISMO

Secretario de Turismo de Canale , Rafael Almeida

A apresentação do Calendário de Eventos de Canela, para o trade, empresários e imprensa aconteceu no Grande Hotel Canela e o prefeito municipal, Gilberto Cézar fez a abertura.


Resgatar a essência, este em suma foi o conceito que tiramos da fala das duas autoridades, do chefe do Executivo e da pasta do Turismo.


Para o Prefeito ‘a cidade tem quer ser limpa no papel e aos olhos, a cidade tem que ser segura no papel e aos olhos”.  Gilberto é incisivo ao dizer que é necessário transmitir ao cidadão e ao turista uma cidade com alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). “Temos que mostrar uma cidade com qualidade de vida, mas isto tem que ser verdade”, diz ele e completa, “somente desta forma vamos ter sucesso como destino turístico, independente da decoração e da programação. A decoração é somente uma maquiagem” ressalta o prefeito. Crédito foto: Tela Tomazeli


 

Apropriação dos símbolos culturais

O secretário de Turismo do município de Canela, Rafael Carniel Almeida, que vem da experiência pública como Diretor de Turismo do RS, ex-secretário de Turismo de Gramado e ex-presidente da autarquia Gramadotur, alinha-se a fala do prefeito citando que já na época escolar estudava os símbolos da cidade. É necessário o pertencimento, estudar os saberes da cidade, ter a apropriação dos valores culturais e, para ele Canela tem cultura de sobra.


 

Somos irmãos

“A Serra Gaúcha a partir de Canela” é o mote a ser trabalhado pela pasta, mostrar que a experiência da cidade é diferente. Para o secretário não há concorrência, ‘talvez isso aconteça com visitante de um dia, no mais somos irmãos, Gramado vende Canela, Canela vende Gramado, que vende Nova Petrópolis, Picada Café, Bento Gonçalves’, um ajuda o outro diz ele.


 

O olhar para dentro

A sustentabilidade está no topo da lista e a ela é inserida a economia, a mão-de-obra e as empresas locais. A sustentabilidade nos eventos, como já vai acontecer na Páscoa em Canela, com a decoração sendo repaginada dentro de um aproveitamento do que foi utilizado ano passado. Dentro desta fala o secretário cita a busca das Leis de Incentivo para os eventos, que não era feito, seja no Estado ou na Federação e, a parceria pública privada para ele é fundamental.


Vista de Canela com Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Cédito: Divilgação
Vista de Canela com Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Cédito: Divilgação
Vista de Canela com Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Cédito: Divilgação
Vista de Canela com Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Cédito: Divilgação

 

A marca Canela

‘Se formos pensar na força empresarial e cultural temos um canhão, o que precisa é um direcionamento’, diz Rafael, e apresenta alguns dados captados depois de uma pesquisa com 90 agentes de viagens, no início do ano em Canela. A secretaria recebeu 200 agentes para treinamento desde janeiro. O secretário acredita que é necessário "educar" o turista, o agente de viagem, para que conheçam a potencialidade de Canela.


Páscoa em Canela – 84,4% dos entrevistados consideram a Páscoa um excelente argumento de venda para o cliente final;

Inverno - 75% apostam na Temporada de Inverno em Canela;

Natal – 83,3% citam que o Sonho de Natal é um produto promissor.


O secretário estima que nos dias de hoje aproximadamente 85% dos turistas são autoguiados, ‘ele decide para onde vai, compra a sua passagem aérea e toma as decisões’, diz Rafael. Para ele o que Canela precisa, como setor público, ‘é colocar o cliente na boca do funil’. A união do público e do privado para mostrar porque a cidade “fecha” com a jornada do cliente.


 

A imprensa

Mídia espontânea, empoderamento do empresário pela informação, colocar o marketing e a assessoria de imprensa dos dois interlocutores para dar visibilidade a experiências positivas para todas as etapas da viagem do cliente. ‘É um trabalho de todos para que o cliente chegue em casa e diga que foi uma baita experiência’, diz o secretário.



Potencial do RS

Rafael estima que ‘o maior potencial de internacionalização do Turismo no RS é através do entretenimento e Canela é a Capital Nacional dos Parques Temáticos e está em 3° lugar como polo de parques da América’, segundo a IAAPA, diz ele.

 

Os eventos públicos para 2025

Páscoa em Canela – 04 a 20 de abril – O evento vai propor ações lúdicas e a volta do Ofício de Trevas.

Semana dos Namorados – 06 a 14 de junho

Temporada de Inverno – 20 de junho a 3 de agosto

Feira do Livro – 20 a 28 de junho

Festa da Colônia – 11 a 27 de julho

Semana Farroupilha – 13 a 20 de setembro

Festival de Teatro de Bonecos – 09 a 12 de outubro

Sonho de Natal – 23 de outubro a 18 de janeiro



Ouça o conteúdo completo da fala do Secretário.


Comments


Notícias Recentes

bottom of page