top of page

GRAMADO Magazine

  • Instagram Gramado Magazine
  • Facebook Gramado Magazine
  • YouTube Gramado Magazine
  • X Gramado Magazine

Nova centralidade de Gramado promove desenvolvimento aliado a conservação ambiental

  • Foto do escritor: Tela Tomazeli | Editora
    Tela Tomazeli | Editora
  • 26 de mar.
  • 2 min de leitura

GRAMADO PARA O NORTE

As Secretarias de Planejamento e do Meio Ambiente, em conjunto com os especialistas contratados do Núcleo de Tecnologia Urbana (NTU) da UFRGS, realizaram nesta segunda-feira (24) uma reunião com os proprietários de áreas da Zona de Ocupação Intensiva – ZOI, que estão identificadas dentro da área total do Projeto Urbanístico Relevante (PUR): Nova Centralidade Norte.



O PUR Nova Centralidade Norte, previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, é um projeto de expansão urbana na região do Mato Queimado, que vem sendo liderado pela Secretarias municipais, com o objetivo de organizar os interesses públicos e privados para o desenvolvimento do plano com base na sustentabilidade e ocupação racional do território.



Na ocasião foi apresentado aos proprietários dessa Zona de Ocupação Intensiva - ZOI, o resultado do Masterplan que vem sendo desenvolvido para área, conforme destaca o secretário de Planejamento Rafael Bazzan: “Essas discussões com os proprietários são fundamentais para consolidarmos uma modelo de ocupação urbanística, ambiental, social e econômica que cumpra os objetivos estabelecidos no PUR, que resultarão numa ocupação racional daquela região da cidade”.



A secretária de Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, reforça que além da ocupação urbanística e estratégica, também foi desenvolvido um levantamento para essa Zona com a indicação das principais fragilidades ambientais existentes nas áreas. “Buscamos formatar um modelo de zoneamento ecológico econômico, que resultará num planejamento que visa conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação ambiental”.



Para as próximas semanas, estão previstas novas reuniões. A expectativa é que o projeto seja finalizado e o encaminhamento do Projeto de Lei deve ser realizado ainda no primeiro semestre.


PUR Nova Centralidade Norte, previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, é um projeto de expansão urbana na região do Mato Queimado
PUR Nova Centralidade Norte, previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, é um projeto de expansão urbana na região do Mato Queimado, Gramado.




Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. Clique no PDF para ver o Plano que esta sendo trabalhado.






Comments


Notícias Recentes

bottom of page