Vigilância Sanitária vistoria estabelecimentos devido a proibição da venda e uso de pomadas para modelar cabelos A Vigilância Sanitária de Gramado está atenta a proibição da ANVISA no que se refere ao uso e comércio de pomadas para modelar, fixar e trançar cabelos. O motivo da restrição são os efeitos adversos graves como, por exemplo, cegueira temporária, ocorridos em diferentes localidades do Brasil com diferentes marcas de produtos. Vale ressaltar que, por ora, não existe marca ou produto seguro e que todos estão proibidos. Caso o cidadão esteja com algum sintoma de intoxicação por esses produtos ele deve, além de procurar atendimento médico, acessar o link https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas para notificar a ANVISA. O que o consumidor deve fazer:
Não usar ou adquirir esses produtos;
Se fez uso recente, lavar os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos;
Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância;
Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo;
Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR.Profissionais, salões e comércio em geral:
Não utilizem esses produtos em nenhum cliente;
O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores;
Não comercialize esses produtos enquanto a medida estiver em vigor;
Não existe determinação de recolhimento no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso. Em Gramado, o canal do Fala Cidadão pode ser acessado pelo cidadão para realização de denúncias através do telefone (54) 3286-2500 ou mensagem no WhatsApp (54) 9 9941-7997.
Vigilância Sanitária se reúne com responsáveis de farmácias para falar sobre proibição da venda de pomadas de cabelo
Dando continuidade às ações de recolhimento das pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos, determinadas pela ANVISA, a Vigilância Sanitária de Gramado realizou nesta quinta-feira (16), no auditório do Centro Municipal de Saúde, um encontro com os responsáveis técnicos pelos estabelecimentos de drogarias e farmácias para orientar e notificar quanto ao recolhimento desses produtos.
Hospital Arcanjo São Miguel adota estratégia de reuniões diárias para qualificar atendimentos
Nesta terça-feira (14) a equipe do Hospital Arcanjo São Miguel iniciou uma nova estratégia para dar sequência ao projeto de qualificação dos atendimentos da emergência. Os profissionais adotaram o Daily Huddle, que é uma reunião multidisciplinar de 10 minutos, duas vezes ao dia, para promover a comunicação entre vários seguimentos do hospital.
O objetivo é facilitar a gestão da rotina no serviço, gerando mais agilidade nos fluxos dos pacientes, auxiliando tomada de decisão no Serviço de Emergência, melhorando a qualidade assistencial, aumentando a segurança do paciente, promovendo rotatividade de leito e reduzindo tempo de internação.
Horto de plantas medicinais fornece a matéria-prima da Farmácia Viva da Prefeitura de Gramado
O Horto Medicinal de Gramado, localizado na Linha Tapera, é uma área de resgate cultural onde se cultivam plantas medicinais usadas para o tratamento e cura de doenças. Através da Farmácia Viva, projeto realizado pela Secretaria da Saúde, os chás e plantas cultivados no local passam por processamento e armazenamento até chegarem na manipulação, onde viram chás e pomadas que são distribuídos como medicamentos fitoterápicos pelo SUS. Atualmente, todo esse processo é realizado na Linha Tapera, mas a Prefeitura de Gramado trabalha na reformulação da Farmácia Viva, que passará a ter sua sede na Várzea Grande. O plantio dos chás continuará na Linha Tapera, o que vai migrar para a Várzea Grande é o processamento das plantas. Foto e conteúdo: Assessoria Imprensa Prefeitura Municipal de Gramado
Comments