top of page
Foto do escritorTela Tomazeli | Editora

Lei Orçamentária de Gramado, para 2025, foi apresentada em audiência pública

Vereador Vonei da Saúde; Secretária da Fazenda, Sonia Molon; Mauricio Selau, Diretor Contábil do Municipio. Crédito: Paulo Vargas

A Câmara de Vereadores de Gramado, por meio da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas Públicas, realizou na última quarta-feira, dia 9, às 14 horas, audiência pública sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2025. O encontro foi aberto ao público e transmitido pelo canal da Câmara, abaixo o vídeo.




O que chamou a atenção foi a falta da maioria dos vereadores. Registrei a presença do vereador Ike Koetz, que assumiu esta semana como líder do Governo; Jeferson Moschem, Neri da Farmácia que não está mais como vereador pois o titular da cadeira, Vonei da Saúde retornou, e presidiu a mesa. Durante algum tempo o atual presidente da casa Legislativa, Cicero Altreiter e o vereador professor Daniel acompanharam mas, saíram no meio da apresentação. De parte de Rafael Ronsoni estiveram presentes dois assessores e, segundo eles, o vereador estava em Porto Alegre. Já o vereador Celso Fioreze renunciou a seu cargo depois da eleições.


Conversei com a Secretária da Fazenda, Sônia Molon, sobre a falta dos legisladores do Municipio, dando um ar de 'fim de festa' na apresentação, ao que ela me respondeu que é 'normal'. Perguntei ainda como eles aprovam já que não estão presentes na apresentação, ao que ele me disse que o texto esta na Casa Legislativa para avaliação.


A LDO foi apresentada por Mauricio Selau, Diretor Contábil do Municipio e Sônia Molon, Secretaria da Fazenda. Segundo ela "prensar o orçamento para 2025 foi muito desafiador, em função da calamidade pública. Nós temos um município turístico, e nossa receita sobre serviços foi atingida". Provavelmente teremos que fazer ajustes, diz a Secretaria.


Acima você tem o vídeo completo da apresentação, de forma bem didática e abaixo um PDF, clique para ver o relatório por escrito.



Foto: Letícia de Lima/Câmara de Gramado

A Câmara de Vereadores de Gramado votou e aprovou na manhã desta sexta-feira, dia 11, durante sessão extraordinária, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 50/2024, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2025. Para o próximo ano se estima uma receita de mais de R$ 525 milhões.


O PLO foi aprovado por cinco votos pelos vereadores Cícero Altreiter (MDB), que votou mesmo sendo presidente em virtude do quórum, o vereador Professor Daniel (PSDB), e os vereadores Progressistas Ike Koetz, Rafael Ronsoni e Rosi Ecker Schmitt.







Kommentare


Notícias Recentes