O Festival de Cinema de Gramado concedeu, a homenagem Gramado 50 Anos a profissionais gaúchos ligados ao audiovisual feito no estado. A honraria, fruto de convênio da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do evento, com a Secretaria de Estado da Cultura, Sedac, por meio do Instituto Estadual de Cinema, Iecine, entregará os troféus para Gina O'Donnell, Hélio Nascimento e Ivo Czamanski.
Gina O'Donnell começou sua carreira no cinema na segunda metade da década de 1970, realizando assistência de direção para dois dos principais cineastas gaúchos, Pereira Dias e Milton Barragan. Interessada na realização, Gina também atuou em cargos de produção e de arte, estando presente nas equipes de filmes lançados em todas as décadas posteriores até atualmente.
Filho do cinegrafista Daniel Czamanski e pai do ator Antonio Czamanski, Ivo Czamanski é um dos mais antigos diretores de fotografia ainda ativo no Brasil. Ao completar 50 anos de atividades no setor audiovisual, em 2009, recebeu homenagem especial do Festival de Gramado, que o celebrou com uma placa no Palácio dos Festivais. Ivo participou de mais de 300 títulos entre longas-metragens de ficção, documentários, curtas-metragens e especiais para a TV.
Atuante no Clube de Cinema de Porto Alegre desde o início da década de 1960, Hélio Nascimento presidiu, ao lado de Jefferson Barros, a primeira configuração da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), em 1965. Ainda hoje, mantém a coluna semanal de crítica de cinema mais longeva do Brasil, publicada desde 1961 no Jornal do Comércio de Porto Alegre. Fotos: Edison Vara Conteúdo: Pauta Assessoria
Comments