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Guilherme Paulus: Da popularização das viagens à excelência no luxo

Foto do escritor: Tela Tomazeli | EditoraTela Tomazeli | Editora

O turismo de luxo está cada vez mais em evidência, potencializado pelo aumento da procura durante a pandemia. A busca de viajantes por atendimento e serviços de qualidade, conforto, exclusividade e paisagens deslumbrantes vem crescendo no Brasil e, consequentemente, motivando empresários e grandes redes a aumentarem sua aposta no segmento. Este é o caso de Guilherme Paulus, nosso entrevistado nesta edição. Carreira Guilherme Paulus é fundador da CVC, maior operadora de viagens da América Latina e maior rede de varejo de turismo do Brasil. Em 2009, foi um dos responsáveis pela negociação que envolveu a venda de parte da empresa, fator fundamental na expansão da marca CVC. Paulus ainda é conhecido por sua atuação nos setores de hotelaria e aviação. Membro do Conselho Nacional do Turismo, a maior parte de sua carreira foi voltada para o setor, sendo que há cinco décadas atua na área. Em 2006, Paulus adquiriu a companhia aérea Webjet. Ele foi um dos responsáveis pelo crescimento do grupo, chegando ao posto de terceiro maior negócio do ramo no país. Cinco anos após comprá-la, em 2011, ele vendeu a Webjet para a Gol. Outro negócio com participação direta de Guilherme é a GJP Hotels & Resorts. Rede fundada em 2005 que alcançou o posto de principais grupos do ramo no país, mas foi vendida pelo empresário em setembro de 2021. Na sua recente venda da rede GJP, ficaram de fora os empreendimentos de luxo - incluindo o Castelo Saint Andrews, em Gramado, o Village Iguaçu Golf Residence e o campo de golfe, ambos em Foz do Iguaçu. O que o senhor leva em consideração para aumentar a aposta no mercado de luxo? A venda da GJP foi uma oportunidade que surgiu. Entre os fatores que levamos em consideração para manter o Saint Andrews, o Village Iguaçu e o campo de golfe está o crescimento da fatia de população com alto poder aquisitivo no Brasil. Temos mais de 212 milhões de brasileiros e, neste grupo, há muito público buscando serviços de alta qualidade. O dólar elevado também inibe viagens ao exterior e favorece a busca por opções internas. Acredito que sempre existe um trabalho a ser feito, são muitos os nichos de mercado a serem explorados. Ao longo dos meus 51 anos de trajetória fiz um trabalho muito forte popularizando as viagens e tornando-as mais acessíveis através da CVC, tivemos a WebJet operando no turismo aéreo e recentemente a GJP. Agora seguimos apostando em nossos empreendimentos de alto padrão e antenados no mercado. Quais são os diferenciais do Saint Andrews e do Village Iguaçu Golf Residence que os colocam como referência em qualidade? O Castelo Saint Andrews é o único exclusive house do Brasil, além de ser membro Relais & Châteaux. São apenas 22 suítes, sendo 11 Castle, 8 Mountain e 3 suítes no Mountain House, uma  residência única e exclusiva com serviços do castelo que comportam até sete pessoas. Tudo com muita privacidade, exclusividade e uma vista deslumbrante para o Vale do Quilombo em Gramado. A recepção dos hóspedes é feita por mordomos, com welcome drink e apresentação do hotel, da suíte e da camareira. Temos um restaurante que é premiadíssimo há cinco anos, uma adega que está entre as 88 melhores do mundo e conta com mais de 800 rótulos. Também somos o único hotel do mundo com 54 eventos de experiências e programação o ano todo. Podemos destacar ainda o piquenique, a sauna seca e úmida, piscina, academia, spa para o casal e muito mais. Já o Village Iguaçu Golf Residence é um condomínio nobre com 118 lotes onde os moradores dispõem de serviços de hotel, incluindo camareira, jantar... tudo rodeado por um campo de golfe oficial que recebe grandes torneios. Sem falar que o empreendimento está ao lado de uma das sete maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu. Está nos seus planos a abertura de novos empreendimentos na hotelaria de luxo? Qual será o foco a partir de agora e em quais segmentos o senhor projeta investir? Manter os empreendimentos que temos já dá muito trabalho. Mas, brincadeiras à parte, vamos criar novas residências no Saint Andrews, com um conceito totalmente diferente em anexo ao castelo. Construiremos novas casas em meio à floresta, com sistema de energia solar e um projeto maravilhoso. Também olho com muito carinho para o crescimento do enoturismo no Brasil - um movimento que já aconteceu na Itália, Portugal, Espanha e Inglaterra. Estamos antenados com o que acontece no mundo e analisando o potencial do Brasil no enoturismo, que além da Serra Gaúcha tem outros polos em crescimento como São Paulo, Santa Catarina e a região nordeste. O que o Brasil precisa para receber mais turistas estrangeiros com alto poder aquisitivo e manter aqui os brasileiros que costumam viajar ao exterior? Não podemos depender exclusivamente do governo brasileiro. Precisamos de um engajamento conjunto para vender o Brasil lá fora, envolvendo as companhias aéreas, hotelaria e receptivos. Hoje temos grandes serviços de receptivo e precisamos realmente fazer um trabalho de influência. O Brasil precisa trabalhar para receber novos voos charters e criar incentivos para que este público venha. Não apenas dos EUA e da Europa, mas também dos nossos vizinhos Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai, Paraguai, México... É muito mais fácil atrair vizinhos do que trazer gente do outro lado do mundo. Na minha opinião devemos começar pela América Latina, envolvendo os setores do mercado com apoio do governo para investimentos públicos diretos. Nada se faz sem planejamento. Na sua opinião, o que significa o conceito luxo na hotelaria? Tudo é qualidade de serviço. A preocupação com o ambiente e o bem-estar dos hóspedes é fundamental. Luxo é a arte de bem receber as pessoas, não é apenas sofisticação e ostentação. O valor cobrado em empreendimentos de luxo se deve à qualidade dos serviços oferecidos. Hoje a exclusividade e o conforto fazem parte deste bem-receber. Precisamos oferecer um conforto igual ou maior ao que as pessoas têm em suas residências. O luxo precisa ter coisas únicas, amenidades diferenciadas, jardins, paisagens agradáveis, gastronomia, adega e experiências. Luxo é poder encantar as pessoas e entregar um serviço de primeira qualidade.

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